Revista Cadernos CIMEAC publica dossiê sobre Educação e Povos Indígenas
A revista Cadernos CIMEAC (UFTM) publicou hoje um número exclusivo referente ao dossiê “Educação e povos indígenas: debates e práticas interculturais”, organizado pela Prof.ª Dr.ª Daniela Américo de Oliveira Bueno de Godoy e que contou com a colaboração de membros do Laboratório de Etnopsicologia.
É possível conferir a publicação na íntegra através do portal da revista.
‘O dossiê “Educação e povos indígenas: debates e práticas interculturais” compõe o primeiro número de 2017 da revista Cadernos CIMEAC. Trata-se de uma produção que visa abordar, de diferentes pontos de vista, questões indígenas próprias ao cenário educacional atual no Brasil e na América Latina. A partir das tensões relativas aos encontros entre diferentes epistemologias, ontologias e pedagogias, o principal objetivo dessa obra é apresentar o campo da educação intercultural como uma arena dialógica privilegiada para a promoção de profundas transformações sociais. Espera-se que o debate gerado pela participação de povos indígenas nos vários níveis da educação formal possa propiciar reflexões que extrapolem o âmbito aparentemente restritivo concernente à educação indígena, sem, contudo, desqualificar mecanismos necessários à afirmação de diferenças.
Com o intuito de introduzir as temáticas apresentadas na entrevista e nos nove artigos desse dossiê, considera-se importante destacar o protagonismo dos povos indígenas para a garantia da educação intercultural e bilíngue, conforme assegurada pela Constituição Federal de 1988, posteriormente ampliada na forma das licenciaturas interculturais; e mais recentemente, pelo acesso a cursos regulares na educação superior. Essa realidade além de requerer políticas públicas de ações afirmativas capazes não apenas de inserir, mas de manter esses estudantes nessas instituições também atesta que essas conquistas carregam consigo contradições e novos desafios às concepções autóctones de educação.’
Trecho da apresentação pela Dr.ª Daniela Américo de Oliveira Bueno de Godoy