“A FAPESP promoverá nos meses de novembro e dezembro, na cidade de São Paulo, mais uma edição das Escolas Interdisciplinares, que reunirão ao longo de cinco dias bolsistas de pós-doutorado de todo o país e pesquisadores renomados, do Brasil e do exterior, de várias áreas do conhecimento. As inscrições já estão abertas e vão até 30 de setembro.
Entre 10 e 14 de novembro ocorrerá a Escola Interdisciplinar FAPESP 2025: Ciências Exatas e Naturais, Engenharia e Medicina. E de 1 a 5 de dezembro será realizada a Escola Interdisciplinar FAPESP 2025: Humanidades, Ciências Sociais e Artes. Ambas serão sediadas no Instituto Principia, próximo à avenida Paulista. São oferecidas 120 vagas no total, 60 para cada evento.
‘Os palestrantes convidados são grandes lideranças em suas áreas e vão abordar temas atuais com os quais estão trabalhando. Também falarão sobre o desenvolvimento de suas carreiras, mostrando aos jovens cientistas – que em breve estarão buscando se inserir no mercado de trabalho – como chegaram ao ponto que estão hoje’, conta à Agência FAPESP Oswaldo Baffa Filho, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e coordenador da comissão organizadora dos eventos.
[…]
Podem concorrer a uma das 120 vagas pesquisadores em nível de pós-doutorado financiados por agências de fomento nacionais. Os inscritos que atenderem aos critérios de elegibilidade descritos nos editais serão selecionados por sorteio.Metade das vagas é reservada a bolsistas que atuam no Estado de São Paulo e metade aos demais Estados da federação. Como destaca Baffa, a diversidade étnica e de gênero também será levada em conta no processo seletivo. “Queremos ver refletida entre os participantes a diversidade da população brasileira”, afirma.
Os participantes terão as despesas com deslocamento, acomodação e alimentação totalmente custeadas pela FAPESP. “Os pós-doutorandos que recebem bolsa da FAPESP não precisarão usar recursos da Reserva Técnica. Será oferecido um valor extra para o evento”, diz Baffa.”
