Pesquisa

Atualmente o Departamento de Física conta com linhas de pesquisa que vieram de reestruturação recém realizada e que culminaram em três grandes linhas:

• Biofísica Molecular
  • Física Médica
  • Física de Sistemas Complexos

Cada linha de pesquisa conta com um número equilibrado de projetos de pesquisa e sua quantidade reflete em parte a distribuição de docentes entre as linhas. A linha de pesquisa em Biofísica Molecular envolve aqueles orientadores que se interessam pelo estudo do comportamento de moléculas de interesse biológico e que, para tanto, se valem de métodos em Física como as chamadas técnicas espectroscópicas. Em Física Médica, estão os pesquisadores com atuação marcadamente voltada para a interface Física/Medicina e que abrange temas como radioterapia, radiodiagnostica, imagens médicas, dentre outros.

Por fim, na linha de Física de Sistemas Complexos estão os orientadores que trabalham com problemas em neurociências, redes complexas, estatística de sistemas biológicos, todos majoritariamente abordados do ponto de vista de modelos teóricos e computacionais. Pode-se inferir, por conseguinte, que as linhas de pesquisa, apesar de apresentadas separadamente, encontram sobreposições de interesses de forma que os orientadores possam atuar, mesmo que estando em uma dada linha, de forma integrada e flexível nos temas de pesquisa.

Docentes: Adilton Carneiro e Theo Pavan

O GIIMUS atua no desenvolvimento de tecnologias não invasivas voltadas para a saúde humana, utilizando energia não ionizante. As principais áreas de desenvolvimento são instrumentação biomédica e processamento de dados.

Docentes: Carlos Garrido e Renata Leoni

No Inbrain Lab estudam-se propriedades funcionais e estruturais do cérebro através da aplicação de técnicas físicas não invasivas com a intenção de obter conhecimentos básicos e métodos para a neurociência e neurorradiologia.

Docente: Martin Eduardo Poletti

Desde a sua criação o CIDRA tem atuado nas diversas áreas de conhecimentos da Física aplicada à Medicina e Biologia; seja na pesquisa e desenvolvimento de instrumentação; no ensino na área de instrumentação e Proteção Radiológica ou no aperfeiçoamento de pessoal envolvido na área.

Docente: Antônio Carlos Roque

O Laboratório de Sistemas Neurais busca contribuir para o entendimento de como o cérebro funciona utilizando modelos matemáticos e simulações computacionais. O SisNe dedica-se também ao ensino da neurociência computacional, oferecendo cursos regulares sobre o assunto na USP e organizando a Latin American School on Computational Neuroscience.

Docente: Patrícia Nicolucci

SMART é um grupo de pesquisa nas diversas áreas relacionadas à Física Aplicada à Radioterapia. Desenvolvem pesquisas com abordagens teóricas, usando simulação Monte Carlo, e experimentais em aplicações clínicas, dosimetria e Proteção Radiológica em Radioterapia.

Docente: Marcelo Mulato

Realizam-se trabalhos com o desenvolvimento de novos sensores, buscando dispositivos eletrônicos de efeito capacitivo, impedimétricos e transistores de efeito de campo para detecção de substâncias de interesse em diagnóstico médico, por exemplo câncer, dengue, zika, entre outros.

Docente: Antônio José da Costa Filho

Os interesses do Laboratório de Biofísica Molecular envolvem a investigação das interações entre biomoléculas com ênfase em como a interação entre proteínas e seus ligantes (substratos, inibidores e membranas) pode levar à modulação da função proteica.

Docentes: Luciano Bachmann, George Cunha Cardoso e Iouri Borissevitch

O interesse de pesquisa do Laboratório de Fotobiofísica é a interação da luz com sistemas biológicos. Em particular, estão interessados na caracterização de tecidos do ponto de vista físico, e na construção de técnicas de diagnóstico, do ponto de vista da engenharia biomédica.

Docente: Alexandre Souto Martinez

O objetivo central da pesquisa no Laboratório de Modelagem em Sistemas Complexos é a compreensão de propriedades físicas de sistemas (macroscópico) compostos de um conjunto de componentes simples (microscópico), que interagem entre si.

Docente: Oswaldo Baffa Filho

O Laboratório de Biomagnetismo tem como objetivo estudar os campos magnéticos gerados pelos sistemas biológicos e a interação dos campos magnéticos externos com o corpo humano.

Docente: Eder José Guidelli

A pesquisa realizada no NanoDose envolve interações luz-matéria, com foco nos efeitos da radiação ionizante em nanossistemas para melhor compreender e otimizar processos relacionados ao fornecimento e detecção de doses de radiação.

Docentes: Nelson Augusto Alves, Fernando Fagundes Ferreira, Osame Kinouchi Filho e Ubiraci Pereira da Costa Neves

O grupo tem realizado pesquisas nas áreas de Física Estatística e de Sistemas Complexos, Biofísica, Neurociência Teórico-Computacional, Sistemas Dinâmicos Não Lineares, Teoria de Informação e Análise de Sinais. O laboratório do grupo tem vários computadores que são utilizados em estudos teóricos e simulações numéricas.

Docente: Martin Eduardo Poletti