Site da USP
FacebookInstagram
\ Universidade de São Paulo - Sites > GEPESPP/LEDEP > Projeto de Pesquisa - Ledep > A teoria histórico-cultural e o ensino desenvolvedor: contribuições para a formação de professores

A Teoria Histórico-cultural e o Ensino Desenvolvedor: contribuições para a formação de professores (2014 – 2018)

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os processos de transformação das funções psicológicas superiores a partir da mediação do ensino considerado desenvolvedor em diferentes espaços de formação de professores. O estudo apresenta algumas reflexões sobre a dimensão dialética presente na relação homem-mundo a partir das mediações simbólicas que se objetivam na atividade de formação de professores nos cursos de graduação, especialização e de difusão.
Fundamenta-se nos pressupostos da teoria histórico-cultural, nas áreas da educação e da psicologia, para explicitar o processo de objetivação e subjetivação na formação do professor e dos estudantes em atividade.
A pesquisa de campo será realizada com estudantes da graduação da Escola de Artes Ciências e Humanidades no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, assim como entre estudantes de cursos de especialização e entre professores que integram projetos de formação em exercício na escola pública.
Espera-se com esta pesquisa identifique elementos na formação de professores que promovam a superação do desenvolvimento psicológico dos professores em formação e apresente as condições concretas necessárias para a elaboração de uma prática pedagógica que promova transformação pessoal e social.
Palavras-chave: Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural, Ensino Desenvolvimental.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Eliza Mattosinho Bernardes – Coordenador / Sandra Aparecida Santana Assali – Integrante / Adriano Agricio Alves – Integrante / Shirley Pires da Cruz – Integrante / Cristina Maria Ferreira Lopes – Integrante / Eder Flávio Moura Bonfim – Integrante / Renata Vietas Baptista – Integrante.