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Práxis Musical

Durante quatro semestres, entre 2018 e 2019, o ensino da música foi organizado visando a superação de dificuldades, apropriação da linguagem musical e promoção da prática com o violão.

No processo de internalização, apropriação dos conceitos musicais e prática com o violão ocorreram manifestações de criatividade na superação das dificuldades manifestadas pelos estudantes. Na organização do ensino são criadas possibilidades de apoio, (intervenção semiótica aos estudantes), e ações coletivas no campo da execução que promovem discussões teóricas, que atuaram como ações promotoras para manifestações da criatividade. Todo o processo pedagógico foi registrado em relatórios semanais de aula, no qual são explicitados os conteúdos, objetivos e estratégias de ensino e aprendizagem, relato e análise crítica da aula, fotografias e filmagens, questionários e entrevistas com os estudantes participantes.

As aulas de violão foram realizadas no Centro da Criança e do Adolescente (CCA) no Jardim Keralux, onde os participantes do curso frequentam a instituição no contraturno escolar e desenvolvem ações pedagógicas e sociais ministradas pelos educadores da instituição; os estudantes têm entre 10 e 13 anos, majoritariamente residentes no bairro local e grande parte deles não possui violão. Após o primeiro semestre, o curso foi dividido em duas modalidades com a pretensão de que os participantes do curso continuem em atividade mesmo após o término do curso, assim, além da turma dos estudantes iniciantes foi criada uma turma para esses estudantes que desejam continuar em atividade, denominada turma continuada. Nos dois primeiros semestres do curso as metas, enquanto práxis musical, foram a preparação dos estudantes para apresentações musicais nas oficinas gerais para os participantes da instituição, além de possibilitar interpretação crítica da execução musical própria com a apropriação da linguagem musical.


 

A sequência de conteúdos de aula da turma iniciante foi dividida em cinco blocos: O instrumento e as notas musicais; Leitura de cifras, tablaturas e ritmo; Escalas e intervalos; Formação de acordes com tríades; Prática e execução do repertório. Cada bloco é contemplado com conteúdos específicos organizados por aula conforme os estudantes conseguiam se apropriar dos conceitos e aprimorar a execução no violão.

Na turma continuada, os blocos de conteúdos são: Prática e organização do coletivo (Ensaios e Apoio); Estudo da Harmonia; Composição e criação.

 

Os blocos foram constituídos conforme as manifestações de aprendizagem e criatividade dos estudantes. No segundo semestre de 2018, os blocos de conteúdo de aula da turma continuada eramnorteados apenas pela execução do repertório das apresentações no CCA, além de ações estratégicas de apoio para promover superação de dificuldades quanto à execução do violão. Posteriormente, houve a necessidade de sistematização dos conteúdos nos blocos citados para a melhor organização do ensino e sustentação de discussões levantadas por estudantes com manifestações de criatividade.

Nos dois semestres de 2019 a sistematização dos conteúdos por blocos para a turma iniciante foi a mesma utilizada durante o ano de 2018, com exceção às estratégias utilizadas em aula, entretanto, o bloco com conteúdo Composição e criação, da turma continuada, não foi abordado devido a alta evasão de estudantes que produziu complexidades nos blocos anteriores quanto a apropriação das ações de ensaio, execução do violão e utilização da linguagem musical.

Durante os quatro semestres do processo de ensino e aprendizagem no curso de violão no CCA destaca-se a evasão de estudantes, majoritariamente os participantes da turma continuada, em que as principais justificativas, afirmadas pelos colegas e educadores da instituição, são de mudança de residência para fora da cidade ou afastamento súbito da instituição, este último sendo produzido por fatores de situação socioeconômica ou mudança nas atividades dos estudantes. As evasões de estudantes entre 2018 e 2019 provocaram quebras no movimento da práxis musical e processo de ensino e aprendizagem, que resultaram na suspensão das ações de execução, apresentações musicais, e consequentemente, descontinuação de conteúdos de aula.