Site da USP
FacebookInstagram
\ Universidade de São Paulo - Sites > GEPESPP/LEDEP > Destaques > Música Livre: da formação à ação pedagógica

Música Livre: da formação à ação pedagógica

Música Livre: da formação à ação pedagógica (2021 – Atual)

Objetivo: Elaborar material teórico e didático-metodológico a fim de instrumentalizar professores da educação básica, sem formação sistematizada na área da música e, mais especificamente, da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, para um trabalho consciente com a música. Esse material será disponibilizado em website vinculado à Universidade de São Paulo, de forma gratuita.

Descrição: O senso comum tem entendido a música e, também, as outras linguagens artísticas, como questão de dom ou talento inato. Aqui, contrariamente a essa perspectiva espontaneísta e inatista, assumimos a partir do enfoque histórico cultural, a concepção de que a música é uma linguagem social e historicamente constituída (Vigotski, 1996; Schroeder, 2012; Barbosa, 2011; 2019); é concebida como patrimônio cultural humano, ao qual, portanto, todos os indivíduos devem ter acesso ao criar pelos processos educativos novas possibilidades para que os mesmos se desenvolvam superando as condições alienantes do cotidiano (Heller, 2008). Estes princípios têm regido o projeto de Cultura e Extensão Música Livre desde 2016 na EACH USP. Referimo-nos ao acesso dos processos de ensino-aprendizagem sistematizados, organizado como práxis musical (Bernardes; Oliveira Filho, 2019; Bernardes; Bonfim, 2020), uma vez que a música está presente de maneira informal na vida cotidiana. A proposta apresentada é elaborar um website de formação continuada de professores, com aulas teóricas versando sobre fundamentos pedagógicos e musicais, aulas práticas visando o desenvolvimento do fazer musical (ouvir, perceber, escrever, ler, criar, executar e contextualizar – voltadas para os professores), indicações de leituras, atividades práticas , links com outras informações (canais em plataformas de compartilhamento de vídeos que apresentem propostas significativas e possíveis de serem levadas em escolas, palestras, aulas etc.) e espaço para discussões e esclarecimentos.

Situação: Em andamento.

Natureza: Extensão.