Site da USP
FacebookInstagram

As contradições históricas da Educação no Brasil e o drama humano em uma sociedade do espetáculo no período da (pós)pandemia Covid -19 (2020 – Atual)

Descrição: Os participantes do GEPESPP e do LEPEP organizam-se para uma análise crítica sobre o momento atual, no Brasil e no mundo, tendo como foco:
a) a análise do drama humano em tempos de crise social no Brasil e no mundo;
b) as ciências sociais na análise da complexidade da realidade concreta no Brasil e no mundo;
c) as contradições históricas dos processos educativos nos seus diferentes níveis e as necessidades para a superação das mesmas a partir de uma educação integral que contemple aspectos da cultura humana essenciais para a promoção do desenvolvimento humano;
d) a arte como expressão da subjetividade humana em tempos de crise social;
e) desdobramentos possíveis do período pós-quarentena: cenários para uma mudança prática. O projeto de pesquisa coletivo deve ser apresentado na forma de artigos a serem publicados em e-book/dossiê em revista indexada.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Maria Eliza Mattosinho Bernardes – Coordenador / Guillermo Arias Beatón – Integrante / Laura Calejon – Integrante / Mara de Castilho Lopes – Integrante / Maria Flávia Silveira Barbosa – Integrante.