Playlist no canal do evento
A realização da I Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Humano e Abordagem Histórica Cultural acontecerá virtualmente, para o mês de novembro de 2021 . A conferência será patrocinada pelo Instituto Cubano de Pesquisas Culturais “Juan Marinello” do Ministério da Cultura cubano. A conferência será realizada de 16 a 19 de novembro de 2021 . Podemos realizá-lo nessa data porque temos as condições necessárias para a sua realização.
Informo que o seminário será realizado virtualmente, como já havíamos anunciado, através do aplicativo Google Meet, pois contamos com o apoio e ajuda de queridos e entusiasmados colaboradores brasileiros, pois tivemos dificuldades em obter as inscrições do nosso jeito.
Nos próximos dias, enviaremos os cursos pré-evento que serão oferecidos para que você possa nos informar qual irá participar, com o objetivo de enviar o link para que você tenha acesso a ele na manhã do dia 16 de novembro. Também em breve enviaremos o programa do evento com os links de acesso às salas onde decorrerão as atividades e respectivos horários.
Para quaisquer dúvidas ou preocupações, você pode continuar escrevendo para os seguintes endereços de e-mail: cdouglasp1957@gmail.com ; douglas_carolina@yahoo.es ; gariasbeaton@gmail.com
Caros colegas e amigos, esperamos que compreendam a necessidade destas alterações e com a certeza de que os trabalhos inscritos e selecionados serão apresentados e publicados conforme já comunicado na primeira convocatória deste evento.
MUITO OBRIGADO PELA COMPREENSÃO E CONFIANÇA!
COMISSÃO ORGANIZADORA
Acesse o cronograma das atividades em: I Conferência Internacional Desarollo Humano Y EHC com LINK
A) Bienvenida a los participantes a la I Conferencia Internacional Desarrollo Humano y Enfoque Histórico Cultural
Palavras: Dra. Elena Socarras – Diretora do Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello
B) Mesa Inaugural – El legado metodológico, científico y político del enfoque histórico cultural
Palestrantes: Gloria Fariñas León, María Febles Elejalde e Guillermo Arias Beatón
Disponível em:
DIA 1 – Bienvenida – I Conferencia Internacional Desarrollo Humano y Enfoque Histórico Cultural
A) Conferência: Medicalização e Escolarização: contribuições do EHC na produção de conhecimento científico
Palestrante/Coordenador: Marilene Proença
Mediador: Guillermo Arias Beatón
B) Simpósio: Medicalização e Escolarização: contribuições do Enfoque Histórico-Cultural
Palestrante/Coordenador: Fauston Negreiros; Leandro Passarinho; Hélio Roberto Braunstein; Marilene Proença Rebello de Souza; Valéria Campinas Braunstein
Mediador: Marilene Proença
Disponível em:
DIA 2 – Conferência: Medicalização e Escolarização: contribuições do EHC
A) Conferência: 100 años después de “La Crisis…” ¿Qué aporta la Psicología histórico cultural a la crisis actual del desarrollo humano?
Palestrante/Coordenador: Pablo del Río
Mediador: Guillermo Arias Beatón
B) Apresentação do livro: Diversidade e inclusão: o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir
Palestrante/Coordenador: Fabrício Santos Dias de Abreu, Joanna de Paoli, Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda e Maria do Socorro Martins Lima
Mediador: Maria Flávia Silveira Barbosa
Disponível em:
DIA 3 – Conferência: 100 años después de “La Crisis…”¿Qué aporta la Psicología histórico cultural…
A) 1º Simpósio: Pesquisa e formação humana na abordagem histórico cultural
Palestrante/Coordenador: Maria Vilani; Wanda Maria Junqueira; Cristiane de Sousa; Eliana de Sousa/ Mediador: Maria Vilani Cosme de Carvalho
B) 2º Simpósio: O sofrimento psíquico no ensino superior no brasil: análises a partir da psicologia histórico-cultural
Palestrante/Coordenador: Patricia Verlingue; Marilda Gonçalvesi; Nilza Sanches; Eloisa Rocha; Flavinês Rebolo; Sônia da Cunha; Alcione Ribeiro; Vanderlei Braulino; Silvia Maria Cintra; Mitsuko Aparecida Makino
Mediador: Patricia Verlingue Ramires Monteiro
Disponível em:
DIA 4 – 1º Simpósio: Pesquisa e formação humana na abordagem histórico cultural
A) 3º Simpósio: Atividade pedagógica promotora do desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural
Componentes/Coordenador: Laura M. C. Calejon; Guillermo Arias; Elaine Eliane Peres; Luana Maria Silva; Graziela Regina dos Santos; Maria Isabel Batista; Larissa Riboli; Janaina Damasco Umbelino
Mediador: Janaina Damasco Umbelino
B) 4º Simpósio: Considerações sobre a atividade pedagógica da educação física a partir dos fundamentos da perspectiva Histórico-Cultural
Componentes/Coordenador: Laura M. C. Calejon; Guillermo Arias; Elaine Eliane Peres; Luana Maria Silva; Graziela Regina dos Santos; Maria Isabel Batista; Larissa Riboli; Janaina Damasco Umbelino
Mediador: Janaina Damasco Umbelino
Disponível em:
DIA 5 – 3º Simpósio: Atividade pedagógica promotora do desenvolvimento humano na perspectiva HC
Curso: El Significado como gestor del Inconsciente. Psicología y Psicoanálisis
Componente/Coordenador: Alejandro H. González
Mediador: Ariel Zulueta Bravo
Disponível em:
DIA 6 – Curso: El Significado como gestor del Inconsciente. Psicología y Psicoanálisis
A) 5º Simpósio: Psicologia histórico-cultural e educação especial: das políticas públicas ao reequipamento cultural
Componente/Coordenador: Alayde Maria Pinto; Sonia Mari Shima Barroco; Neide da Silveira Duarte; Dorisvaldo Rodrigues; Carla Salati Almeida
Mediador: Neide da Silveira Duarte de Matos
B) 6º Simpósio: Enfoque histórico cultural y la Psicología Social y política
Componente/Coordenador: Angelica Caroline Franz, Solange Aparecida da Rosa, Fabiano Junior Monte; Alexandre Pito; Raul Gomes Solange Struwka; Renato de Almeida Bezerra, Maria Silvia Rosa Santana; Thainá da Silva; Deivis Perez; Ruchelli Stanzani; Thainá da Silva; Jéssica Araújo; Avelino Víctor Couceiro; Carmen Luz López; Bárbara Zas Ros
Mediador: Solange Struwka e Deivis Perez Bispos dos Santos
Disponível em:
DIA 7 – 5º Simpósio: Psicologia histórico-cultural e educação especial
Curso: Las difíciles relaciones entre la psicología y la fisiología
Componentes/Coordenador: Marta Shuare
Mediador: Ariel Zulueta Bravo
Disponível em:
DIA 8 – CURSO: Las difíciles relaciones entre la psicología y la fisiología
A) 7º Simpósio: As aprendizagens de arte na escola: estudos na perspectiva histórico-cultural
Componentes/Coordenador: Maria Cristina da Rosa Fonseca; Vera Lúcia Penzo Consuelo Alcioni Borba; Priscila Anversa; Gerda Margit Schütz-Foerste; Fernanda Camargo; Janedalva Pontes
Mediador: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
B) 8º Simpósio: Formação no ensino superior e atuação profissional: demandas para a psicologia
Componentes/Coordenador: Diana Priscilla de Souza; Fabíola Batista Gomes Jacsiane Pieniak; Marilda Gonçalves; / Maria da Apresentação Barreto; Tamiris Lopes; Marilda Gonçalves
Mediador: Jacsiane Pieniak
Disponível em:
DIA 9 – 7º Simpósio: As aprendizagens de arte na escola: estudos na perspectiva histórico-cultural
A) 9º Simpósio: El enfoque histórico cultural como sustento en la educación superior cubana
Componentes/Coordenador: Lissa Mayara dos Santos; Marilda Gonçalves; Luiza Sharith Pereira; Renata Linhares, Vinícius do Prado Manoel
Mediador: Renata Linhares
B) 10º Simpósio: Diálogos possíveis entre o desenvolvimento do psiquismo e processos de ensino aprendizagem
Componentes/Coordenador: Marivel del Valle; Lizette Gil; María Mercedes Bonet; Reinaldo García; Juana Toledo; Milagros Cámbara; Thamara Junco; Guillermo J. Bernaza; Carolina Douglas; Rafael García; Gloria Fariñas
Mediador: Carolina Douglas de la Peña
Disponível em:
DIA 10 – 9º Simpósio: El enfoque histórico cultural como sustento en la educación superior cubana
A) 11º Simpósio: Enfoque histórico cultural en la educación
Componentes/Coordenador: Angélica Ferreira; Carla Cristina Castro; Maria Silvia Rosa Sant; Elizângela Ferreira; Kátia Regina de Oliveira; Nathália Fernanda Veloso; Nathália Varga; Alexandre Pito; Josélia Euzébio da Rosa; Jéssica Araújo; Camila Silva Marques; Anabela Almeida; Diego J. González, Guillermo Arias Beatón, Laura Marisa Carnielo Calejon
Mediador: Maria Silvia Rosa Santana
B) 12º Simpósio: Enfoque histórico cultural en la educación primaria y preescolar
Componentes/Coordenador: Adriana Barbosa; Daniela C. Gomes; Maria Silvia Rosa Santana; Giandréa Reuss; Giseli Day; Maria R. Barreto; Juliana da Silva; Moema de Albuquerque; Yunelkys Puga
Mediador: Giandréa Reuss Strenzel
Disponível em:
DIA 11 – 11º Simpósio: Enfoque histórico cultural en la educación
12º Simpósio: Enfoque histórico cultural en la educación primaria y preescolar
A) 13º Simpósio: Psicología General en el enfoque histórico cultural
Componentes/Coordenador: Giandréa Reuss; Iris Maria Bosco Tetzlaff; Débora Cristina Piotto; Bruno Corrêa Sartin; Silvia Maria Cintra, Ana Rosa Casanova; Rina Pedrol; Ana Rosa Casanova
Mediador: Ana Rosa Casanova Perdomo
B) 14º Simpósio: Educación Especial y las contribuciones del enfoque histórico cultural
Componentes/Coordenador: Iosmara Lázara Fernández; Gretel Vázquez; Gabrieli Quevedo; Jassonia Lima; Jéssica Araújo; Arthur Giron; Amanda Cardoso; Marcelo Tiago; Ana Luiza Bossolani; Cristian Junior Donat; Ariel Zulueta; Carolina Douglas; Guillermo J. Bernaza
Mediador: Ariel Zulueta Bravo e Jassonia Lima Vasconcelos Pacini
Disponível em:
DIA 12 – 13º Simpósio: Psicología General en el enfoque histórico cultural (30/08)
A) 15º Simpósio: La Psicología Clínica y el enfoque histórico cultural
Componentes/Coordenador: María M. Febles Elejalde: Odalys Roche Chávez, Guillermo Arias Beatón, Laura Marisa Carnielo, Calejon, Belkis Echemendia Tocabens
Mediador: María M. Febles Elejalde
B) 16º Simpósio:Pesquisas no campo da Educação Histórico-cultural e da Didática Desenvolvimental no âmbito escolar brasileiro
Componentes/Coordenador: Andréa Maturano; Amanda Fernandes; Grasiela Maria de Sousa; Ilma de Moraes; Ione Mendes; Karine Freitas, Antônio Edcarlos Mota
Mediador: Dra. Andréa Maturano Longarezi
Disponível em:
DIA 13 – 15º Simpósio: La Psicología Clínica y el enfoque histórico cultural (13/09)
A) 17º Simpósio: Psicologia Histórico-Cultural em Contextos Educativos Brasileiros
Ponentes/Coordinador: Neusa Maria Marques de Souza, Ana Paula Gladcheff Munhoz; Anelisa Kisielewski Esteves; Débora Cristina Piotto; Fabiana Fiorezi de Marco; Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Mediador: Flávia da Silva Ferreira Asbahr
B) 18º Simpósio: O drama humano vivenciado na realidade educacional brasileira – casos em estudo
Componentes/Coordenador: Eliane Cândida Pereira; Agatha Marine Pontes; Mara Aparecida de Castilho; Ana Paula Barbosa; Karla Cremonez; Sandra Braga
Mediador: Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Disponível em:
DIA 14 – 17º Simpósio: Psicologia Histórico-Cultural em Contextos Educativos Brasileiros (27/09)
A) 19ºSimpósio: Historia del enfoque histórico cultural en Cuba.Pensadores cubanos del sigloXIX
Componentes/Coordenador: María Febles Elejalde; Diego González Serra; Guillermo Arias Beatón.
Mediador: María Febles Elejalde
B) 20º Simpósio: Grupo de estudo e pesquisa sobre atividade pedagógica – GEPAPE: gênese, desenvolvimento e produção
Componentes/Coordenador: Manoel Oriosvaldo de Moura, Elaine Sampaio; Silvia Pereira; Vanessa Dias; Wellington Lima; Flávia Dias; Ademir Damásio; Emilly Vicente de Freita; Iara Sebastiana Silveira dos Santos; Janaina Damasco Umbelino; Núbia Andrade da Silva.
Mediador: Manoel Oriosvaldo de Moura
Disponível em:
DIA 15-19ºSimpósio: Historia del enfoque histórico cultural en Cuba.Pensadores cubanos del sigloXIX
A) 21º Simpósio: El arte y la estética en la formación Humana:¿relación necesaria en la educación?
Componentes/Coordenador: Alejandro H González; Patricia Laura Torriglia; Lilane Maria de Moura: Bruna Carolini de Bona.
Mediador: Patricia Laura Torriglia
B) 22º Simpósio: Formação de professores e teoria histórico-cultural
Componentes/Coordenador: Silvia Pereira Gonzaga; Luciana Figueiredo; Lucinéia Maria Lazaretti; Edilson Araújo; Maria Lucia Panossian; Algacir José Rigon; Mariana da Silva; Josélia Euzébio da Rosa; Eloir Fátima Mondardo; Lucas Sid Moneretto Gislene Camargo; Isadora da Silva; Amanda Caroline dos Santos.
Mediador: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
Disponível em:
DIA16-21º Simpósio:El arte y la estética en la formación Humana:¿relación necesaria en la educación?
A) 23º Simpósio: A atividade de ensino e a atividade de aprendizagem: reflexões a partir da perspectiva da Ontologia Crítica e da Teoria Histórico Cultural
Componentes/Coordenador: Débora Cristina de Sampaio; Camilla de Amorim; Elisandra de Souza; Giandréa Reuss; Katia de Moura Ismael Andrada; Juliana da Silva; Jucilaine Zucco; Thaisa Neiverth.
Mediador: Giandréa Reuss Strenzel
B) 24º Simpósio: Repensar el aprendizaje desde una perspectiva histórica y cultural, en plena amenaza de una pandemia
Componentes/Coordenador: Guido Benvenuto; Veggetti Maria Serena; Felice Cimatti; Nicola Siciliani de Cumis; Stefano Livi; Roberta Cardarello; Ira Vannini.
Mediador: Guido Benvenuto
Disponível em:
DIA 17 – 23º Simpósio: A atividade de ensino e a atividade de aprendizagem…
A)25º Simpósio: Contradições Históricas na Educação Formal no Brasil: evidências no contexto de crise social e sanitária do Covid 19
Componentes/Coordenador: Guillermo Arias; Laura Marisa Carnielo; Maria Eliza Mattosinho; Mara Aparecida de Castilho; Eliane Cândida Pereira; Karla Cremonez; Mara Aparecida de Castilho.
Mediador: Guillermo Arias Beatón
B) 26º Simpósio: A unidade afeto e cognição no contexto das pesquisas em educação e formação humana: análises a partir da abordagem histórico-cultural
Componentes/Coordenador: Eliana de Sousa; Ana Paula Barbosa; Sandra Braga; Maria Eliza Mattosinho.
Mediador: Eliana de Sousa Alencar Marques
Disponível em:
DIA 18 – 25º Simpósio: Contradições Históricas na Educação Formal no Brasil…
A) 27º Simpósio: Música no desenvolvimento humano: reflexões sobre exclusão e alienação, em tempos de pandemia
Componentes/Coordenador: Maria Flávia Silveira Barbosa; Camila Cristina dos Santos; Éder Flávio Moura; Aline Cristine Moraes Fontes; Cristina Maria Ferreira Lopes; Karla Cremonez Gambarotto Vieira.
Mediador: Maria Flávia Silveira Barbosa
B) Actividad de cierre del Evento
Componentes/Coordenador: Elena Socarras, Carolina Douglas, Guillermo Arias, Gloria Fariñas, Ariel Zulueta, María Febles, Diego González, Guillermo Bernaza, Belkis Echemendia, Odalys Roches.
Mediador: Carolina Douglas
Copyright © 2024 GEPESPP/LEDEP | Produzido por SCS - Mídias Online