Site da USP
FacebookInstagram

Curso Livre de Música

Curso Livre de Música (2015 – 2017)


Descrição: Ao longo do ano de 2015, foram realizadas ações de ensino de música junto ao Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico – LEDEP USP – coordenado por mim, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP), com aulas de música para crianças da comunidade de Ermelino Matarazzo, matriculadas na E.E. Irmã Annette, no período da manhã, uma vez por semana.
Trata-se uma proposta inovadora de ensino da música fundamentada na teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano, identificada como psicologia histórico-cultural (Vigotski, 1996, 2001, Leontiev, 1983; Luria, 1981), que pressupõe que as relações de ensino e aprendizagem são promotoras do desenvolvimento do psiquismo humano. Tem-se como diretriz para a organização da proposta pedagógica que o ensino devidamente organizado pode promover o desenvolvimento do psiquismo pela a apropriação da cultura elaborada historicamente (Vigotski, 1999). Assim, as ações de ensino e de aprendizagem são organizadas a partir dos princípios da atividade pedagógica (Bernardes, 2009, 2012) que entende como unidade dialética a atividade de ensino (a do professor) e a atividade de estudo (a dos estudantes), pois ambas visam a um mesmo fim – a aprendizagem dos elementos da cultura e o desenvolvimento psicológico dos sujeitos. A organização do ensino da música fundamenta-se nesta perspectiva histórica e dialética que compreende que os sujeitos em atividade (Leontiev, 1983; Davidov,1982,1988) promovem transformações na realidade externa e, consequentemente, se autotransformam. Desta forma, o trabalho educativo (Saviani, 2013) que vem sendo realizado pela equipe pedagógica pressupõe ações compartilhadas entre a coordenação pedagógica realizada por mim como líder do grupo de estudo e pesquisa (LEDEP), a supervisão escolar realizada por uma neuropsicóloga – mestranda do Programa de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH USP), o professor de música – compositor e artista reconhecido nacionalmente, e monitores bolsistas do programa Aprender com Cultura e Extensão da USP. A proposta de ensino realizada no ano de 2015, na forma de experimento didático (Davidov, 1988; Libâneo, 2012), atendeu em média 20 crianças por semestre, que participaram dos Módulos I e II, ministradas enquanto aulas teórico-práticas coletivas e aulas de instrumentos musicais (piano e violão) de forma individual ou em dupla.
Situação: Concluído.
Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1).


Integrantes: Maria Eliza Mattosinho Bernardes – Coordenador / Guillermo Arias Beatón – Integrante / Laura Calejon – Integrante.