Diálogos sobre o patrimônio histórico da música brasileira: Bossa Nova
Diálogos sobre o patrimônio histórico da música brasileira: Bossa Nova (2017 – 2019)
Descrição: Produção de documentários sobre movimentos musicais que se destacaram no âmbito histórico da música brasileira no século XX – Tropicalismo; Bossa Nova; Festivais de Música Popular; Jovem Guarda. Duração Dois anos Ementa O presente projeto vinculado ao Projeto Música Livre, sediando no LEDEP, tem como objetivo produzir documentários sobre períodos marcantes da música brasileira no séc. XX.
A produção musical a ser documentada é identificada como patrimônio histórico da música brasileira e contará com entrevistas, produção de músicas conhecidas com novos arranjos, apresentação de fotos e análise crítica do período histórico.
Justificativa o Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico – LEDEP – tem como finalidade analisar os processos de constituição e desenvolvimento psicológico a partir das diferentes mediações culturais, no campo da apropriação das artes, da linguagem e da ciência.
O referencial teórico metodológico que organiza as ações de estudo e de produção dos documentários é o enfoque histórico-cultural que considera a mediações da cultura elaborada historicamente pelo conjunto dos homens como elemento essencial para a promoção do desenvolvimento psicológico dos sujeitos enquanto ser social. (Marx, 1974, 1996; Lukács, 1969/2017; Vigotski, 1989, 1999, 2000, 2001; Leontiev,1970; Luria, 1987).
As ações realizadas junto ao LEDEP a partir do ano de 2015 vem sendo objetivada por meio da Cultura e Extensão na EACH USP em cursos de difusão sobre o ensino da música para crianças e jovens da Zona Leste de São Paulo, de forma interdisciplinar, integrando a música às ciências naturais e à arte cênica. Neste momento, as ações sobre o ensino da música estão focadas na produção de documentários sobre o patrimônio histórico musical brasileiro (Tatit, 2004; Funari, Pelegrini, 2009; Cotta, Blanco, 2006) visando, ao longo de dois anos, registrar os movimentos marcantes da música brasileira, no século XX. Serão contemplados nos documentários:
a) entrevistas com personagens da música e historiadores;
b) apresentação de fotos;
c) produção de novos arranjos de músicas dos movimentos denominados Tropicália, Bossa Nova, Festivais de Música Popular e Jovem Guarda.
A finalidade deste projeto é disponibilizar a produção artística cultural dos movimentos citados ampliando as possibilidades de acesso à cultura musical a partir de uma análise crítica do período histórico e político no Brasil.
Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Eliza Mattosinho Bernardes – Coordenador / Vanderlei Elias Nery – Integrante / Eliseu de Oliveira Filho – Integrante / Fernando Tavares – Integrante / Renata Pereira Tavares – Integrante / Diósnio Machado Neto – Integrante.