Equipe

Membros do Grupo de Pesquisa em Governança Florestal

Profa. Dra. Cristina Adams

Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental e dos programas de Pós-Graduação em Modelagem de Sistemas Complexos (EACH), Ecologia Aplicada Inter-unidades (ESALQ/CENA) e Ciência Ambiental (PROCAM). Visiting Scholar no Center for the Analysis of Social-Ecological Landscapes (CASEL) e Ostrom Workshop, Universidade de Indiana (2015-16). Líder dos grupos de pesquisa (CNPq) em Ecologia Humana de Florestas Neotropicais e Governança Florestal. Expert no Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) e na Plataforma Brasileira de Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7325616838190292
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2594-9186

Profa. Dra. Célia Futemma

Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM / UNICAMP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (NEPAM- IFCH/ UNICAMP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (2016-2018). Desde 2001 é Pesquisadora Associada do CASEL- Indiana University (IU, EUA) e colabora há mais de 10-15 anos com o CEDLA/University of Amsterdan (Holanda). Doutorado (PhD) em Ciência Ambiental pela Indiana University (EUA), Mestrado (MA) em Antropologia Cultural pela Tulane University (EUA) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP-Rio Claro. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (USP-PROCAM)/Indiana University (EUA). Lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) em Ecologia Humana e Governança e coordena o Laboratório de Ecologia Humana (LEHMA) na UNICAMP. E colabora com o Grupo de Pesquisa em Governança Florestal sob liderança da Profa. Cristina Adams (USP). Atualmente coordena o projeto FAPESP (AGENTS) vinculado ao Programa internacional Belmont Forum/Norface T2S (Transformation to Sustainability) com envolvimento de seis universidades de quatro países (Brasil, EUA, Suécia e Holanda) e colabora com o projeto Pró-Restaura sob coordenação da Profa. C. Adams (USP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3092037701397964
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9158-4627

Profa. Dra. Luciana Gomes de Araújo

Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado da Divisão de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental, do Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo (IEE-USP) e Professora Colaboradora III (categoria MS 3.1) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2014) e Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2007). Graduada em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – 2001). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Governança Florestal (IEE-USP) e do Grupo de Pesquisa em Gestão e Conservação de Recursos de Uso Comum, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Gestão e Conservação de Recursos Naturais Comuns (pesca, Unidades de Conservação e florestas); Governança Ambiental, de Sistemas Socioecológicos e da Restauração Florestal; Ecologia Humana e Etnoecologia. É habilitada como facilitadora de grupos em processos sociais pelo Programa Germinar de Desenvolvimento de Líderes Facilitadores (Instituto Ecosocial), atuando como mediadora de processos sociais e de aprendizagem coletiva.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3838121103944018
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1760-2417

Dra. Liviam Cordeiro Beduschi

Doutora em Ciência Ambiental pelo PROCAM-IEE/USP (2019). Engenheira Florestal e Mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Tem especialização em Desenvolvimento Rural e Manejo Sustentável de Recursos Naturais pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación e Enseñanza – CATIE (Turrialba/ Costa Rica, 2001) e em Políticas e Planejamento Florestal pelo Centro de Extensión Forestal Andino-Patagônica (CIEFAP -Argentina, 2005) e Universidade de Freiburg (Alemanha, 2006).  Atualmente reside em Santiago do Chile, onde colabora com pesquisas no Instituto Forestal (INFOR) e realiza consultorias para organizações da América Latina com enfoque na governança colaborativa, gestão comunitária de florestas nativas e resolução de conflitos socioambientais. É profissional sócia da Agrupación de Ingenieros Forestales para el Bosque Nativo de Chile (AIFBN, Chile) e pesquisadora/colaboradora do Grupo de Pesquisa em Governança Florestal (GGF/USP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3075413627126537
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1344-7878

Profa. Dra. Rosely Alvim Sanches

Bióloga e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Conservação de Manejo de Recursos Naturais Comuns (CGCommons) e Ecologia Humana e Governança, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Unicamp). Atua na área socioambiental, em atividades de pesquisa, extensão rural, educação e formação de agentes socioambientais, em organizações públicas e não-governamentais. Coordenou estudos técnicos para a criação do Mosaico de Unidades de Conservação da Terra do Meio (PA),  Jureia-Itatins (SP)  e  a Campanha ‘Y Ikatu Xingu, pelo Instituto Socioambiental. Foi coordenadora do Progra ma de Pe squisa da Estação Ecológica de Jureia-Itatins , pelo Instituto Florestal-SP.  Coordenou estudos e participou em expedições técnico-científicas: Hore Nho Ngo (Bacia Hidrográfica do Suiá-Miçu, MT), Diagnóstico socioambiental dos rios Iriri, Curuá e Riozinho do Anfrísio (Terra do Meio, PA), Monitoramento das Fronteiras do Parque Indígena do Xingu e da primeira expedição científica ao Arquipélago de Alcatrazes (SP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4937747811864737
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0639-5424

Marcus Vinícius Chamon Schmidt

Engenheiro florestal, fotógrafo, mestre pela Universidade de São Paulo e doutorando no PROCAM-USP, onde realiza pesquisa junto às comunidades Caiçaras da região da Juréia-Itatins. Tem atuação em pesquisas colaborativas e interculturais junto a povos indígenas na região amazônica, com foco em manejo florestal, processos de intensificação agrícola e impactos de incêndios. Foi bolsista (CNPq) no Projeto de Levantamento de Conhecimentos e Práticas de Povos Indígenas e Comunidades Locais: Plataforma Brasileira de Biodiversidade & Serviços Ecossistêmicos (IPBES).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2777517002477147
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5091-7656

Aurélio Padovezi

Doutorando na Universidade de Padova. Mestre em Recursos Florestais pela ESALQ-USP e com vasta experiência em desenvolvimento de programas e projetos de restauração de paisagens e florestas no Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6900079196506040
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5665-3727

Raquel Rodrigues dos Santos

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma instituição (2011). Doutoranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA) na Universidade de São Paulo e membro do grupo de pesquisa Ecologia Humana em Florestas Neotropicais – USP e Grupo de Estudos de Ecologia Histórica e Política nas Bacias do Trombetas, Tapajós e Xingu – UFOPA (CNPq). Atua há 17 anos na Amazônia, com extensão e pesquisa com povos e comunidades tradicionais, principalmente junto ao Instituto Socioambiental – ISA, Núcleo de Apoio a População Ribeirinha da Amazônia -NAPRA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Experiência nas áreas de Ecologia Humana, Etnoecologia, Ecologia Vegetal, Educação Popular e Governança Florestal.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4077740709764864

Vitor Hirata Sanches

Mestre em Modelagem de Sistemas Complexos e Bacharel em Física, ambos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência com métodos quantitativos aplicados em sistemas ecológicos e sócio-ecológicos. Já trabalhou utilizando análise de redes sociais para o diagnóstico da governança da restauração florestal em paisagens brasileiras, modelagem baseada em agentes para estudar a diversidade agrícola de mandioca em sistemas agrícolas tradicionais, e teoria dos jogos evolucionária para estudar comportamentos cooperativos em microorganismos. Têm interesse em abordagens interdisciplinares e em como ferramentas matemáticas podem colaborar para o entendimento de sistemas sócio-ecológicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440591315276529
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9555-799X

Lucia Chamlian Munari

Bióloga, Mestra em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).  Doutoranda pelo Instuto de Ciências Agrárias nos Trópicos e Subtrópicos (Hans-Ruthenberg-Institute), Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha. Trabalha com Modelagem de Sistemas Socioecológicos, agricultura familiar e paisagens florestais antrópicas. Experiência em diagnósticos socioeconômicos de populações rurais, SIG e pesquisa etnográfica. Atua, desde 2006, como pesquisadora e consultora da área socioambiental, junto às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5939676604858095

Victor Bassetti Martinho

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (2011) e  mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo, atua desde 2012 no licenciamento ambiental de obras de caráter metropolitano com foco no atendimento das exigências estabelecidas nas licenças ambientais.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/3626524362315150

Jordano Roma Buzati

Gestor de Políticas Públicas e Mestre em Ciências, na linha de pesquisa em Conservação e Desenvolvimento Socioambiental, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pesquisador no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (PROCAM/IEE/USP). No doutorado, dedica-se ao diagnóstico dos fatores de adoção de estratégias de adequação ambiental de propriedades rurais, com foco na análise de modelos de assistência técnica (ATER) e no desenho de políticas públicas. Possui experiência no levantamento de dados primários em campo, por métodos mistos, junto a comunidades rurais e populações tradicionais da Mata Atlântica e Amazônia maranhense. Entre 2018-2020, participou do diagnóstico e proposição de estruturas de governança para programas de restauração florestal de paisagem, em três bacias hidrográficas brasileiras – Rio Doce/MG, Itaúnas e São Mateus/ES e Paraíba do Sul/SP. Em 2019, foi certificado no curso Multidimensional Poverty Analysis, do Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI), Universidade de Oxford.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7405442018675427
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1324-7160

contadores de visita