BBM5004 Sinalização Celular

Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular

BBM5004 - Sinalização celular

2º Semestre de 2022

 

Docente responsável:

- Felipe S. Chambergo Alcalde (fscha@usp.br), sala 204-G, Edifício I1/ EACH-USP. – www.sites.usp.br/lbbp - FC

- José Ribamar dos Santos Ferreira Júnior (zeribajr@usp.br), sala 204-H, Edifício A1/EACH-USP - JR

Créditos: 8 (Aulas Teóricas: 4 h; Prática: 2 h; Estudo: 6 h)

Duração em Semanas: 10

Total: 120 h

Período:  Sexta-feira: 14:00 – 18:00 h

Local: – Sala 234 – Edifício I1-EACH/USP

Células podem detectar o que ocorre ao seu redor e responder em tempo real a sinais provenientes do meio interno e externo. Entre células, sinais químicos permitem comunicação e integração de respostas a nível tecidual. Estes sinais (ligantes) são proteínas ou pequenas moléculas orgânicas, produzidas e secretadas por uma célula emissora, que atingem à célula-alvo (a qual apresenta o receptor do ligante). A associação do ligante ao seu receptor altera a forma ou atividade do receptor, acionando uma mudança estrutural ou resposta no interior celular.

Objetivos:

Estudar os mecanismos moleculares da sinalização celular para entender como a célula sente o ambiente e responde a estes estímulos.

  1. Proporcionar aos estudantes as bases teóricas da biossinalização.
  2. Introduzir conceitos de bioquímica, metabolismo e biologia molecular de organismos procarióticos, eucarióticos e de vírus no tema de biossinalização.
  3. Analisar e discutir as diversas técnicas e metodologias de uso na área.
  4. Despertar no aluno raciocínio científico e crítico, capacitando-o a integrar e relacionar o conhecimento adquirido com as demais disciplinas do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular.

Conteúdo Programático:

Características Gerais da Transdução de Sinal; Receptores Acoplados a Proteína G e Segundo Mensageiros; Receptores em visão, olfação e gustação; Receptor Tirosina Quinases e Guanilil Ciclases, cGMP e Protein Kinase G; canais de íons; Receptores de Hormônios Nucleares; Sinalização em Microrganismos e Plantas; Regulação do Ciclo Celular; Oncogenes e morte celular programada

Estratégias Didáticas: Aulas expositivas, atividades para desenvolver em sala, discussão em grupos, apresentação de seminários.

Forma de Avaliação:

Será realizada por meio de avaliações das atividades didáticas. O Conceito final será composto pela nota do modulo I (50%) e do modulo II (50%) (nota da participação e das atividades desenvolvidas).

TURMAS