Pesquisadores Associados
- Prof. Dr. Fabio Parenti, italiano, é doutor em arqueologia pré-histórica pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris(1993). Tem trabalhado sobre paleolitico e paleontologia do Quaternario no Brasil, Itália,França, Jordânia,Turquia, além de participado de missões no Laos, Vietnam, Líbia e Sudão. É membro do Istituto Italiano di Paleontologia Umana (Roma), coordenando escavações, restauração óssea de megafauna e pesquisas paleoambientais. Atualmente é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná.
- Publicações: https://ufpr.academia.edu/FabioParenti
- Profa. Dra. Mercedes Okumura é coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos e professora de bioarqueologia e evolução humana no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa de doutorado explorou a bioarqueologia de grupos costeiros associados a sambaquis e o uso de craniometria para explorar afinidades biológicas entre esses grupos. Sua pesquisa atual se concentra no estudo do DNA antigo (aDNA)desses grupos costeiros, bem como nos estudos de cultura material de grupos de caçadores-coletores do Holoceno do sudeste e sul do Brasil, através da aplicação da Teoria de Transmissão Cultural e da Arqueologia Evolutiva ao estudo de artefatos de pedra (pontas de projéteis) usando morfometria geométrica (GMM). Ambas as abordagens (GMM e aDNA) têm por objetivo entender melhor questões relacionadas a fronteiras e identidades pretéritas, bem como a mudanças biológicas e culturais ao longo do tempo.
- Publicações: https://usp-br1.academia.edu/MercedesOkumura
- Dra. Letícia C. Correa (nascida em Mococa, São Paulo) é pós-doutoranda do Programa de Modelagem de Sistemas Complexos da EACH/USP e iniciou suas pesquisas em arqueologia na Universidade de São Paulo no ano de 2011 como aluna de cursos de extensão, onde no mesmo ano passou a ser integrante colaboradora do LEVOC. Durante seus 12 anos de carreira foi responsável pela coordenação de atividades de campo tanto no Licenciamento Ambiental como em projetos acadêmicos. Atualmente, é pesquisadora associada ao Projeto Temático 2019/18664-9, responsável pela frente de análises dos artefatos líticos e geoprocessamento. Suas pesquisas acadêmicas estão voltadas para o entendimento acerca da dispersão humana do Estado de São Paulo tendo como objeto de estudo dos artefatos líticos lascados. Os resultados de suas pesquisas podem ser acessados em https://sitiosliticos-sp.web.app/#/
- Publicações: https://usp-br.academia.edu/Let%C3%ADciaCorrea