9 de dezembro de 2020
O Laboratório de Fenômenos de Superfície (LFS) foi criado em 1995, pelos professores Amilton Sinatora e Deniol Tanaka, e faz parte da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Dedica-se ao estudo da tribologia, ciência voltada ao entendimento dos fenômenos relativos ao atrito, ao desgaste e à lubrificação. Os diversos estudos envolvem o controle destes fenômenos através da seleção de materiais e revestimentos, além de alterações do projeto ou do processo de fabricação de componentes e equipamentos.
As ferramentas para isso são a caracterização tribológica, além do modelamento de fenômenos, análise de processos de fabricação e materiais, bem como das propriedades do tribossistema. Ao mesmo tempo o LFS ocupa-se de atividades formativas na descoberta do novo, mediante uma metodologia que privilegia a forte interação entre a teoria e a prática, o trabalho em equipe e a avaliação crítica e permanente das suas atividades.
Atualmente o LFS-EPUSP é coordenado pela Profa. Dra. Izabel Fernanda Machado (Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos) e pelo Prof. Dr. Roberto Martins de Souza (Departamento de Engenharia Mecânica).
Caso você tenha interesse em conhecer as formas de entrada no nosso grupo, mande a sua mensagem no nosso portal. Estamos sempre de portas abertas para candidatos que estejam procurando novos desafios para sua vida pessoal e profissional.