Pesquisa

31 de maio de 2022
A implantação do LFS-EPUSP foi fundamental para a consolidação dos estudos tribológicos e caracterização tecnológica na Universidade de São Paulo (USP) e para o estabelecimento de um grupo de pesquisas, cadastrado junto a órgão, tal como o CNPq.
Projetos desenvolvimento no laboratório, contam com o apoio de importaantes agências de fomento à pesquisa como CNPq, CAPES, FAPESP, FDTE, FUSP, além de parcerias com a iniciativa privada, que tem colaborado para o progresso e desenvolvimento tecnológico e crescimento do LFS-EPUSP.
O LFS-EPUSP desenvolve pesquisas direcionadas ao estudo tribológico, simulações computacionais, análises microestruturais. As linhas de pesquisas são:

 

Estudos tribológicos
O movimento de uma superfície sólida sob outra é fundamental para o funcionamento de diversos mecanismos, sejam artificiais ou naturais. A tribologia, é um ramo da engenharia de superfícies, que avalia a interação de superfícies em movimento relativo, abrangendo o estudo do atrito, desgaste e lubrificação.
Simulação computacional
A Simulação Computacional é um método que permite analisar e entender o comportamento de um objeto ou componente mecânico, a partir de modelos matemáticos empregados por um software de computador.
Nele utilizamos o Método dos Elementos Finitos (M.E.F.) que consiste em definir seu produto como um corpo contínuo e dividi-lo em partes infinitesimais. Assim, conseguimos compor um objeto total e simular situações para entender as respostas do sistema.
Análise microestrutural 
Uma das técnicas mais simples e eficazes para a caracterização de materiais é a análise microestrutural, tanto por meio de microscopia óptica, como por meio de microscopia eletrônica de varredura. As técnicas de exames micro e macroestruturais são empregadas em áreas tais como: controle de qualidade de rotina, análises de falhas e nas pesquisas e desenvolvimentos.