PRÊMIO B-MRS Meeting
Nanotecnologia: Pesquisa da EEL é premiada no B-MRS Meeting
Aluno: Bruno Las-Casas Chaves
A pesquisa desenvolvida na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP – Filmes de nanofibrilas de celulose para embalagens de alto desempenho: o papel dos tratamentos enzimáticos e da incorporação de nanopartículas de lignina– foi premiada durante o tradicional XXIII B-MRS Meeting 2025, realizado entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, em Salvador-BA.
O estudo recebeu o prêmio Berhard Gross Award, concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, que reconhece as melhores apresentações orais e de pôster de cada simpósio. O trabalho foi apresentado dentro do simpósio de Nanocelulose e Materiais Funcionais Lignocelulósicos.

O trabalho também foi agraciado com o ACS Publications Student Prizes, concedido pela American Chemical Society, figurando entre as três melhores apresentações orais entre os mais de vinte simpósios do evento.
A pesquisa é fruto do doutorado direto do aluno Bruno Las-Casas Chaves, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, sob a orientação do Prof. Dr. Valdeir Arantes, do Departamento de Biotecnologia. Durante a apresentação, Bruno compartilhou os resultados obtidos ao longo de seu doutorado, explorando tratamentos enzimáticos e a incorporação de nanopartículas de lignina como rotas verdes de customização da performance de filmes à base de nanopartículas de celulose.
O B-MRS Meeting é um dos maiores congressos acerca de ciência dos materiais do país. Essa edição incluiu mais de 2000 inscritos, representando 36 países.


Imprimir