Site da USP
Fale conosco
\ Univ… > Proj… == > CRUS… > CRUS…

CRUSP Tamo Junto!

O Projeto de Apoio Psicológico Online (PAPO) do Instituto  de Psicologia da USP lamenta a perda de estudantes da nossa Universidade e, por meio desta, expressa solidariedade para com aqueles de maior proximidade dos alunos. Neste momento difícil, além de seguirmos oferecendo nosso atendimento online pontual e  gratuito a toda a comunidade uspiana, propomos esta página como espaço de troca de informações sobre serviços e projetos que podem ser acessados neste momento, bem como ações específicas sendo desenvolvidas. Aproveitamos o espaço para também reunir materiais produzidos sobre a temática da vivência estudantil na USP e a questão da permanência.

 

Propomos esta página como um espaço colaborativo. Se tiver alguma informação para adicionar ou tiver detectado algo incorreto ou desatualizado nesta página , por favor nos informe através do email tamojunto@usp.br  para que possamos manter este espaço atualizado. Registramos e divulgamos ações de todos os segmentos (discentes, docentes, funcionários e instâncias institucionais da USP)  que sejam acessíveis aos cruspianos neste momento.

Aproveitamos para divulgar o site do Diretório de Saúde Mental da USP, organizado pela Superintendência de Assistência Social (SAS) e publicado na semana do dia 14 de junho. Nele, é possível encontrar formas de atendimento disponibilizadas em diversos campi da USP, e estão categorizadas por idade do público atendido – além de comunidade USP ou externa. Ressaltamos que algumas das informações que organizamos aqui podem se repetir no Diretório, mas optamos por manter ambos, considerando que vêm de diferentes fontes. O acesso é pelo site https://sites.usp.br/sas/diretorio-de-saude-mental/

 

Ações específicas disponíveis neste momento:

  1. Grupo autônomo de moradores/as do CRUSP
    Grupo de WhatsApp auto-organizado, como forma de apoio e cuidado entre os/as moradores/as. Já há divulgação feita através de cartazes pelos blocos do CRUSP.
  2. Apoio a quem apóia- Projeto de Apoio Psicológico Online do IPUSP
    Neste momento difícil o PAPO organiza esta lista de iniciativas e oferece uma interlocução para coletivos e grupos que organizam iniciativas de apoio ao estudantes. A proposta é que embasados em conhecimentos especializados da psicologia possamos ajudar quem ajuda a planejar e executar atividades . Os planos de apoio são pensados individualmente. Para solicitar este  apoio escreva para: tamojunto@usp.br

 

 

Serviços e ações de caráter permanente que podem ser acessadas por estudantes da USP neste momento:

  1. CSEB – Centro de Saúde-Escola Butantã: Grupo (online) de Escuta e Acolhimento para as pessoas que moram no CRUSP
    O Centro é referência em saúde para o território do CRUSP realizando atendimentos variados de forma contínua.  No atual contexto, promove ações pontuais, elaboradas de acordo com a demanda apresentada. Houve um encontro online no dia 29 de maio, com objetivo de oferecer espaço de escuta e acolhimento aos moradores, em face ao sofrimento psíquico e social no âmbito da moradia, agravado por recentes acontecimentos difíceis.
    Para entrar em contato, enviar email para saudementalcseb@gmail.com
  2. Acolhe USP
    O Acolhe USP – Programa de acolhimento relacionado ao uso de álcool e outras drogas – é um serviço de saúde voltado ao cuidado de membros da Comunidade USP.
    O Programa Acolhe USP é formado por uma equipe de profissionais do Serviço Social, Psicologia e Enfermagem, e presta os seguintes atendimentos: individual, de grupo, familiar, orientação a chefias e visitas domiciliares e hospitalares. O Acolhe não realiza atendimentos de emergência, sendo adequada para essas situações a ida a um pronto-socorro.
    O serviço realiza atividades no campo da prevenção do uso problemático de álcool e outras drogas, como: palestras, rodas de conversa, cine-debates, workshops, capacitações e eventos em datas temáticas.
    O horário de funcionamento do serviço é: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Com as atividades acontecendo remotamente, o serviço deve ser contatado para agendamentos e maiores informações pelo email acolheusp@usp.br
  3. SAS – Superintendência de Assistência Social
    Disponibilização de atendimentos para moradores/as do CRUSP via “clique social” ou email, procurando diretamente a assistente social de referência. Para ter essa informação, enviar email para ssocialsas@usp.br.
  4. Plantão de Saúde da SAS
    Serviço disponibilizado exclusivamente a moradores e moradoras do CRUSP. O plantão conta com dois psicólogos que podem atender os estudantes. Para agendar, o contato deve ser feito via WhatsApp, no número já divulgado nos comunicados da SAS.
  5. ESM – Escritório de Saúde Mental
    Oferecimento de acolhimentos para os/as estudantes, com três consultas para cada um/a. Entrar em contato via email escritoriodesaudemental@usp.br ou pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfaGiUiWC09cYPHHqLyFVBR6UJSKzQUt7DqODPKJTUvLiB2Ag/viewform?usp=sf_link
  6. Projeto de apoio Online do IPUSP – PAPO
    Criado como resposta à pandemia Covid-19, oferece atendimentos psicológicos pontuais para toda a comunidade USP.  Realize em média três atendimentos a cada solicitação de inscrição. Para maiores  informações e inscrições, acesse:   https://www.ip.usp.br/site/atendimento-psicologico-on-line/
  7. APOIAR
    O APOIAR – ATENDIMENTO ON-LINE foi proposto como uma ação do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social do Instituto de Psicologia da USP, com o objetivo de atender pessoas que manifestem sofrimento psíquico relacionado à pandemia e ao isolamento/distanciamento social.
    Disponibilizam o atendimento a profissionais de saúde, a adolescentes (neste caso com o consentimento dos responsáveis) e a pessoas com mais de 18 anos de idade. Há oferecimento de atendimentos online individuais e atendimentos online de grupos preventivos.
    O contato é via email, apoiar@usp.br.
  8. PAP – Plantão de Acolhimento Psicológico
    O PAP oferece acolhimento pontual individual, aberto para comunidade USP e externa, desde que sejam pessoas maiores de 18 anos. Os atendimentos acontecem de forma online, agendados de acordo com a disponibilidade.
    A inscrição é por email, pap_ipusp@usp.br
  9. NÃO CALA!
    Rede de professoras e pesquisadoras pelo fim da violência sexual e de gênero na USP. O grupo existe de forma permanente e mobiliza ações pontuais, a partir do momento que é acionado. Atua em apoio a denúncias, ações institucionais de defesa de direitos e acolhimento. É possível ter mais informações e fazer contato pela página do Facebook, https://www.facebook.com/naocalausp/about , além do contato direto com as professoras integrantes da rede, presentes na maioria das Unidades da USP.
  10. Comissão Pode Contar
    A Pode Contar é uma Comissão de enfrentamento da violência sexual e de gênero do Instituto de Psicologia que foi formalizada visando tratar de situações de violência sexual e de gênero no IPUSP (Instituto de Psicologia da USP). Recebemos denúncias de casos de violência sexual e de gênero ocorridas com membros da comunidade do IPUSP e realizamos ações de caráter informativo e educativo. O contato com a comissão pode ser via email podecontar.ip@usp.br
  11. NAU – Núcleo de Acolhimento Universitário
    Realiza acolhimento psicológico para a comunidade EACH-USP. Para entrar em contato, enviar email para nau-each@usp.br.
  12. GRAPUSP – Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na USP
    Grupo semanal, coordenado por psicólogos e estudantes de Psicologia da USP, aberto para estudantes da Universidade e atuando de forma online no momento. É um espaço que visa possibilitar o encontro e a reflexão sobre a vivência na USP. Atualmente, há poucas vagas abertas, mas é possível manifestar interesse pelo email grapusp@usp.br.
    Além do atendimento para estudantes, o GRAPUSP também atua no matriciamento de atividades em andamento, buscando fortalecer iniciativas. Para acessar essa modalidade, a forma de contato também é por email.
  13. Veredas – Psicanálise e Imigração (PSOPOL – IP/USP)É um projeto de Cultura e Extensão pertencente ao Departamento de Psicologia Clínica e desenvolvido pelo laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL). Segundo o grupo Veredas, seu trabalho “visa alcançar a experiência de sujeitos afetados diretamente por fatos sociais e políticos que levam à exclusão, segregação e consequente emigração ou exílio do país de origem e a busca de refúgio em país estrangeiro”. Este acolhimento e atendimento a imigrantes podem acontecer de forma individual, em família e em grupos. Para acessar a ação, que é oferecida regularmente, deve enviar email para psiveredas@gmail.com.
  14. Programa AUTOESTIMA
    O Programa Autoestima, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o Instituto de Psicologia (IP) da USP e outras instituições, oferece atendimento on-line, individuais ou em grupo, à população com 18 anos ou mais. O objetivo é ampliar o acesso à saúde mental e ressaltar a importância da área, especialmente devido os impactos causados pela pandemia.
    Para acessar as possibilidades de atendimento, é necessário fazer um breve cadastro pelo site https://autoestima.sp.gov.br/Cidadao
  15. Núcleo de Orientação Profissional (NOP) – LABOR/IP-USP
    O Núcleo de Orientação Profissional (NOP) é um serviço vinculado ao Instituto de Psicologia que visa auxiliar os alunos regularmente matriculados na graduação e pós-graduação da USP que tenham dúvidas sobre continuidade ou não no curso ou planejamento de Carreira.
    Para inscrição ou mais informações, contato pelo telefone (11)2648-1420 ou pelo e-mail nop@usp.br

Leave a comment

Your email address will not be published.


*