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Fila de espera

Recentemente, o PAPO tem lidado com um grande aumento na procura por atendimento. Conforme informamos no último boletim, esta oscilação na demanda já era esperada devido aos trágicos acontecimentos recentes na comunidade USP, em especial, no CRUSP. Ademais, o fim do semestre letivo costuma ser um momento de maior procura por atendimento pois exige uma carga maior de trabalho da comunidade em um momento delicado no qual estamos inseridos. 

Nossa demanda, que costumava ser de 3 a 5 inscrições por dia, chegou a bater 24 pedidos por atendimento no dia 14 de junho. Como medida extraordinária, o comitê gestor do PAPO passou a oferecer atendimentos em grupo para os clientes que estão aguardando atendimento. O dispositivo grupal possibilita um acolhimento mais ágil àqueles que nos procuram, por isso temos enviado e-mails apresentando essa proposta aos nossos clientes, consultando-os sobre interesse e disponibilidade para participar dos grupos. 

Na última semana, a secretaria do projeto já observou um movimento mais padrão em relação ao fluxo de inscrições do PAPO. A diminuição das inscrições diárias,  reforça a ideia de que o aumento provavelmente ocorreu devido aos acontecimentos do mês passado e reforça nossa hipótese de que o sofrimento está articulado às vivências que se dão no âmbito universitário. Cerca de 65% dos pedidos de atendimento são de pessoas com menos de 25 anos, ou seja, uma boa parte dos clientes provavelmente estão na graduação e, por isso, estão mais suscetíveis ao período intensivo de trabalho que se apresenta nos finais de semestre.

Apesar da melhora, ainda levaremos algumas semanas para normalizar o fluxo de atendimento nos moldes antigos a que estávamos habituados. Por isso, caso algum  colaborador(a) tenha algum horário extra ou conheça algum profissional que possua os requisitos para contribuir com o PAPO, pedimos novamente para que comuniquem a secretaria ou que divulguem nossa iniciativa. Dessa forma, conseguimos estabilizar mais rapidamente nossos atendimentos. Até lá, manteremos a opção dos atendimentos em grupo para os clientes que estão na fila de espera do projeto e temos divulgado outras iniciativas parceiras como o Programa Autoestima (https://autoestima.sp.gov.br/Account/RegistrarCidadao), as sessões abertas semanais do Sonhar Grupal (https://autoestima.sp.gov.br/Noticias/News?post=29) e, para demandas relacionadas com a vida do discente na universidade,, o Grapusp https://jornal.usp.br/universidade/atendimento-psicologico-em-grupo-resgata-senso-de-pertencimento-na-usp/  .