Site da USP
Fale conosco
\ Universidade de São Paulo - Sites > Projeto de Apoio Psicológico Online do IPUSP == > Matérias > Reflexões Sobre Primeiros Socorros Psicológicos

Reflexões Sobre Primeiros Socorros Psicológicos

Os principais pontos da aula de Viviane Peçanha

Na última quinta-feira, 25 de junho, a Profª Drª Viviane Peçanha, Diretora do departamento de Psicologia Internacional (campus online) da The Chicago School of Professional Psychology, ministrou uma aula sobre os primeiros socorros no contexto da pandemia de COVID -19. Viviane começou sua apresentação descrevendo um pouco do que é a Psicologia Internacional, falou dos benefícios e do desafio de se considerar toda amplitude, multiculturalidade e multiplicidade da psicologia de maneira unificada e também mostrou a relevância dessa  abordagem no contexto pandêmico. Mais além, a professora apresentou a teoria dos Primeiros Socorros Psicológicos, que foi desenvolvida sob a influência da psicologia humanista, principalmente considerando os estudos de Carl Rogers, no período após o atentado de 11 setembro.

Posteriormente, ao considerarmos a pandemia a nível global, Viviane reiterou que a situação nos impõe uma crise humanitária que demanda não só uma análise da crise provocada, mas também primeiros socorros que visam amparar as decorrências da COVID-19. Segurança, Tranquilidade, Conexão, Auto-eficácia e Esperança: são estes os princípios que os socorristas devem ter em mente ao oferecer uma escuta empática e reflexiva. Tal trabalho, diferentemente de uma psicoterapia, pode ser oferecido pelas próprias pessoas da comunidade para amparar aqueles que passam pelos traumas decorrentes da nossa atual situação. Para saber mais, acesse a aula da Viviane que já está disponível no Classroom para os participantes e parceiros do projeto.

1 Comments

1. Boa tarde. Gostaria de saber se há possibilidade de acessar o conteúdo desta aula.
    Grata.