Professora Carmen Fernandez

Possui graduação em Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas (1985), graduação em Licenciatura em Química (2001), mestrado em Química (1991) e doutorado em Química (1996), todos pela Universidade de São Paulo. Realizou um estágio de pós-doutoramento na Universidade da California – Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory (1996-1999). Atuou como professora de Química no Ensino Médio em várias escolas de São Paulo e atualmente é professora associada no Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. É orientadora credenciada e membro titular da Comissão de Pós-Graduação do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Coordena o grupo PEQuim – Pesquisa em Ensino de Química –  que tem por interesse de pesquisa principal o Professor de Química, e atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Conhecimento de Professores de Química, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), Base de Conhecimentos para o Ensino, Desenvolvimento Profissional e Formação de Professores de Química. É parecerista de várias revistas científicas nacionais e internacionais na área de Ensino de Ciências, editora associada da REEC – Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências e membro do comitê editorial do Journal of Science Education. Coordena o Plano de Educação e Difusão do CEPID Redoxoma do Instituto de Química da USP financiado pela FAPESP.

Currículo Lattes

Página Institucional

Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências

Contato

  1. E-mail: carmen@iq.usp.br 
  2. Telefones: (11) 3091-3865 (Sala); (11) 3091-9619 (Laboratório)

Grupo PEQuim (Pesquisa em Ensino de Química)

O nosso grupo PEQuim – Pesquisa em Ensino de Química – tem por foco a investigação sobre o conhecimento de professores de química. Embora o conteúdo específico tenha um papel de destaque dentre os conhecimentos dos professores, só o conteúdo não basta. O professor necessita, além de conhecimentos químicos, conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimento do contexto e conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK). O PCK é reconhecidamente o conhecimento que distingue um professor de química de um químico especialista, é específico para cada conteúdo e produzido em ação pelo professor levando em conta as dificuldades dos alunos, concepções alternativas, estratégias, analogias, experimentos, etc. que promovem uma melhor aprendizagem daquele conteúdo. Os projetos do grupo buscam documentar e analisar o PCK de professores de química e possibilidades de seu desenvolvimento. Investigamos professores de química em distintos contextos – licenciandos, estagiários, professores em serviço nos níveis fundamental, médio e superior. Nosso objetivo central é desenvolver conhecimento teórico sobre o PCK e os resultados podem contribuir para os currículos de cursos de formação de professores de química e subsidiar políticas públicas.

Research in Chemistry Teaching

Chemical Education

Our group PEQuim – Chemical Education Research – focuses on the investigation of chemistry teachers’ knowledge. Although the subject matter knowledge has a prominent role among teachers´ knowledge, only the content knowledge is not enough. The teacher needs, beyond chemical knowledge, general pedagogical knowledge, knowledge of the context and pedagogical content knowledge (PCK). The PCK is the knowledge that distinguishes a chemistry teacher from an expert chemist, it is specific to each content and is produced by the teacher in action taking into account the learners difficulties, alternative conceptions, strategies, analogies, experiments, etc. that promote better learning of that content. The projects developed by our group seeking to document and analyze the PCK of chemistry teachers and possibilities of PCK development. We investigate chemistry teachers in different contexts – undergraduates, pre-service, in-service teachers at the elementary, secondary and university level. Our central aim is develop theoretical knowledge about PCK and the results may contribute to the curricula of training courses for chemistry teachers and support public policies.