Publicações

  1. GOES, L. F. ; NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C. Limitations of teaching and learning redox: a systematic review. Problems of Education in the 21st century, v. 78, p. 698-718, 2020.
  2. GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C.; EILKS, I. The Development of Pedagogical Content Knowledge about Teaching Redox Reactions in German Chemistry Teacher Education. Education Sciences, v. 10, p. 170-192, 2020.
  3. GOES, L. F. ; CHEN, X. ; NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C. ; EILKS, I. . An analysis of the Visual Representation of Redox Reactions and Related Content in Brazilian Secondary School Chemistry Textbooks. Science Education International (online), v. 31, p. 313-324, 2020.
  4. INEICHEN, C. V. ; GOES, LUCIANE F. ; FERNANDEZ, C. ; NOGUEIRA, K. S. C. Conhecimento e saberes docentes no ensino de Química: o que revelam as Teses e Dissertações. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-28, 2020.
  5. FERNANDEZ, C. Formação de professores de Química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, v. 32, p. 205-224, 2018.
  6. GOES, L. F. ; NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C. . A importância dos estágios supervisionados no desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Olhar de Professor, v. 21, p. 326-335, 2018.
  7. GOES, L. F. ; NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C.  A representação das reações redox através das imagens em livros didáticos brasileiros de química. Revista Acta Scientiae, v. 20, p. 135-153, 2018.
  8. NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C.  The reliability of an instrument to measure teacher knowledge from the perspective of learners in the context of PIBID. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 76, p. 69-86, 2018.
  9. GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C. Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. REEC, Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências, v. 17, p. 94-118, 2018.
  10. NOGUEIRA, K. S. C. ; GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C. . O estado da arte sobre o ensino de reações redox nos principais eventos na área de educação no Brasil. REEC, Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências, v. 16, p. 410-434, 2017.
  11. NOVAIS, R.M. ; FERNANDEZ, C. Dimensão afetiva da docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Química. Educação Química en punto de vista, v. 1, p. 82-96, 2017.
  12. NOGUEIRA, K. S. C. ; GOES, L. F. ; FERNANDEZ, C. As limitações de ensino-aprendizagem associadas ao conteúdo redox nos eventos brasileiros. Enseñanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 4197-4202, 2017.
  13. GOES, L. F. ; CUBERO, J. ; NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C. Análise da confiabilidade de um questionário para identificar concepções sobre radicais livres e antioxidantes usando alfa de Cronbach. Enseñanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 3997-4002, 2017.
  14. NOGUEIRA, K. S. C. ; FERNANDEZ, C.  O conhecimento docente de licenciandos em Química no contexto de um programa de iniciação à docência brasileiro. Enseñanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 2825-2831, 2017.
  15. NOVAIS, R.M.; GALVÃO, C.; FERNANDEZ, C. Um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de “cinética enzimática” de um professor do Ensino Superior por meio das suas narrativas.  REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.15, n.1, p.53-78, 2016.
  16. CORTES JUNIOR, L. P. ; FERNANDEZ, C. . A Educação Ambiental na formação de professores de Química: estudo diagnóstico e representações sociais. Química Nova (Impresso), v. 39, p. 748-756, 2016.
  17. FERNANDEZ, C.  Revisitando a base de conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 500-528, 2015.
  18. FREIRE, L. I. F.; FERNANDEZ, C. O professor universitário novato: tensões, dilemas e aprendizados no início da carreira docente. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v.21, p.255-272, 2015.
  19. MONTENEGRO, V. L. S.; FERNANDEZ, C. Processo Reflexivo e desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo numa intervenção formativa com professores de Química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v.17, p.251-275, 2015.
  20. LEAL, S. H. B. S. ; NOVAIS, R.M.; FERNANDEZ, C. . Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Estrutura da Matéria de uma Professora de Química Experiente em aulas de Química Geral. Ciência & Educação, v. 21, p. 725-742, 2015.
  21. BERTI, V. P.; FERNANDEZ, C. O caráter dual do termo interdisciplinaridade na literatura, nos documentos educacionais oficiais e nos professores de química. Alexandria (UFSC), v.8, p.153-180, 2015.
  22. FREIRE, L. I. F. ; FERNANDEZ, C. . A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de professores de Química. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 96, p. 359-379, 2015.
  23. FREIRE, L. I. F.; FERNANDEZ, C. Professores novatos de química e o desenvolvimento do PCK de oxidorredução: influências da formação inicial. Educación Química, v.XXV, p.312-324, 2014.
  24. FERNANDEZ, C. Knowledge base for teaching and Pedagogical Content Knowledge (PCK): some useful models and implications for teachers’training. Problems of Education in the Twenty First Century, v.60, p.79-100, 2014.
  25. Fernandez, C.; GOES, L.F., Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK): estado da arte no Ensino de Ciências e Matemática. In: Andoni Garritz; Silvio Fernando Daza Rosales; María Gabriela Lorenzo. (Org.). Conocimiento Didáctico del Contenido. Una perspectiva Iberoamericana. 1ed.Saarbrücken, Alemania: Editorial Académica Española, 2014, v. 1, p. 65-99. 
  26. TACOSHI, M.M.A.; FERNANDEZ, C. Knowledge of Assessment: an Important Component in the PCK of Chemistry Teachers. Problems of Education in the Twenty First Century, v.62, p.124-147, 2014.
  27. NOVAIS, R.M.; FERNANDEZ, C. A gestão da sala de aula de um professor do Ensino Superior. Campo Abierto, v.33, p.141-165, 2014.
  28. GOES, L. F.; LEAL, S. H.; CORIO, P.; FERNANDEZ, C. Aspectos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Química Verde em professores universitários de Química. Educación Química, v.XXIV, p.113-123, 2013.
  29. PEREIRA, P. G. E. M.; FERNANDEZ, C. Indícios do modelo integrativo no desenvolvimento do PCK em licenciandos em Química durante o estágio supervisionado. Revista de Educacion de las Ciencias, v.14, p.74-78, 2013.
  30. GIROTTO JÚNIOR., G.; FERNANDEZ, C. Following early career chemistry teachers: the development of Pedagogical Content Knowledge from pre-service to a professional teacher. Problems of Education in the Twenty First Century, v.55, p.57-73, 2013.
  31. NOVAIS, R.M.; FERNANDEZ, C. O acesso ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de ‘Cinética Enzimática’ de um professor do ensino superior a partir de narrativas sobre sua prática docente. Enseñanza de las Ciencias, v.Extra, p.3801-3806, 2013.
  32. CASTRO, P. M. A.; SANTOS, M. R.; FERNANDEZ, C.; LEAL, S. H. B. S. . Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora de Química do Ensino Médio sobre Lei de Hess. Enseñanza de las Ciencias, v.Extra, p.739-743, 2013.
  33. CORIO, P.; MAXIMIANO, F. A.;. PORTO, P. A.; FERNANDEZ, C. A organização da ciência Química na visão de graduandos: um estudo utilizando mapas estruturais. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.11, p.76-97, 2012.
  34. CASSIO, F.L.; Cordeiro, D.S.; CORIO, P.; FERNANDEZ, C. O protagonismo subestimado dos íons nas transformações químicas em solução por livros didáticos e estudantes de química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 1, p.595-619, 2012.
  35. NERY, A. L P.; LIEGEL, R. M; FERNANDEZ, C. Fluorescence and Chemiluminescence: Teaching Basic Principles by Simple Demonstration Experiments. Chemical Education Journal, v.13, p.22, 2010.
  36. CORTES JUNIOR, L. P.; CORIO, P; FERNANDEZ, C. As representações sociais de Química Ambiental dos alunos iniciantes na graduação em Química. Química Nova na Escola, v.31, p.46-54, 2009.
  37. MAXIMIANO, F. A.; CORIO, P.; PORTO, P. A.; FERNANDEZ, C. Química Ambiental e Química Verde no conjunto do conhecimento químico: concepções de alunos de graduação em Química da Universidade de São Paulo. Educación Química, v.XX, p.398-404, 2009.
  38. PORTO, P. A.; CORIO, P.; MAXIMIANO, F. A.; FERNANDEZ, C. Química Ambiental e Química Verde: como se integram às áreas tradicionais da química na visão de graduandos. Enseñanza de las Ciencias, v.Extra, p.1526-1532, 2009.
  39. TACOSHI, M.M.A.; FERNANDEZ, C. O processo de avaliação no discurso de professores de Química em exercício. Enseñanza de las Ciencias, v.Extra, p.268-271, 2009.
  40. FERNANDEZ, C.; BALDINATO, J. O.; TIEDEMANN, P. W.; BERTOTTI, M. Conceitos de Química dos Ingressantes nos Cursos de Graduação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Química Nova, v.31, p.1582-1590, 2008.
  41. NERY, A. L. P.; LIEGEL, R. M.; FERNANDEZ, C. Um olhar crítico sobre o uso de algoritmos no Ensino de Química no Ensino Médio: a compreensão das transformações e representações das equações químicas. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.6, p.587-600, 2007.
  42. ANDRADE, M. G.; FERNANDEZ, C. Chemistry teacher conception´s about planning and content selection by using cognitive maps. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación, v.8, p.379-391, 2007.
  43. NERY, A. L. P.; LIEGEL, R. M; FERNANDEZ, C. Reações envolvendo íons em solução aquosa: Uma abordagem problematizadora para a previsão e equacionamento de alguns tipos de reações inorgânicas. Química Nova na Escola, v.23, p.14-18, 2006.
  44. FERNANDEZ, C.; MARCONDES, M. E. R. Concepções dos Estudantes sobre Ligação Química. Química Nova na Escola, v.24, p.20-24, 2006.
  45. VAITEKA, S.; FERNANDEZ, C. Concepção de Currículo em Cursos de Licenciatura em Química: Um Estudo de Caso. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v.Extra, p.1-5, 2005.
  46. CINCO, R. M; ROBBLEE, J.H.; MESSINGER, J.; FERNANDEZ, C.; HOLMAN, K. L. M.; SAUER, K.; YACHANDRA, V. K. Orientation of Calcium in the Mn4Ca Cluster of the Oxygen-Evolving Complex determined using polarized Strontium EXAFS of Photosystem II Membranes. Biochemistry (Easton), v.43, n.42, p.13271-13282, 2004.
  47. NERY, A. L. P.; FERNANDEZ, C. Fluorescência e Estrutura Atômica: Experimentos Simples para Abordar o Tema. Química Nova na Escola, v.19, n.Maio, p.39-42, 2004.
  48. ROBBLEE, J. H.; MESSINGER, J.; CINCO, R. M; MCFARLANE, K. L.; FERNANDEZ, C.; PIZARRO, S. A; SAUER, K.; YACHANDRA, V. K . The Mn cluster in the S0 state of the oxygen-evolving complex of photosystem II studied by EXAFS spectroscopy: Are there three di- -oxo bridged Mn2 moieties in the tetranuclear Mn complex?. Journal of the American Chemical Society, v.124, n.25, p.7459-7471, 2002.
  49. MESSINGER, J.; ROBBLEE, J. H; BERGMANN, U.; FERNANDEZ, C.; GLATZEL, P.; VISSER, H.; CINCO, R. M; MCFARLANE, K. L.; BELLACCHIO, E.; PIZARRO, S. A.; CRAMER, S. P.; SAUER, K.; KLEIN, M. P.; YACHANDRA, V. K. Absence of Mn-centered oxidation in the S2 to S3 transition: implications for the mechanism of photosynthetic water oxidation. Journal of the American Chemical Society, v.123, n.32, p.7804-7820, 2001.
  50. BERGMANN, U.; GLATZEL, P.; ROBBLEE, J. H; MESSINGER, J.; FERNANDEZ, C.; CINCO, R. M; VISSER, H.; MCFARLANE, K. L.; BELLACCHIO, E.; PIZARRO, S. A.; SAUER, K.; YACHANDRA, V. K; KLEIN, M. P.; COX, B. L.; NEALSON, K. H.; CRAMER, S. P. High-resolution X-ray spectroscopy of rare events: a different look at local structure and chemistry. Journal of Synchrotron Radiation, Grã-Bretanha, v.8, p.199-203, 2001.
  51. CINCO, R. M; ROBBLEE, J. H; ROMPEL, A.; FERNANDEZ, C.; SAUER, K.; YACHANDRA, V. K; KLEIN, M. P. Proximity of calcium to the manganese cluster of the photosynthetic oxygen evolving complex determined from strontium EXAFS. Journal of Synchrotron Radiation, v.6, p.419-420, 1999.
  52. CINCO, R. M; ROBBLEE, J. H; ROMPEL, A.; FERNANDEZ, C.; YACHANDRA, V. K.; SAUER, K.; KLEIN, M. P. Strontium EXAFS reveals the proximity of Calcium to the Manganese Cluster of Oxygen-Evolving Photosystem II. Journal of Physical Chemistry B, v.102, n.42, p.8248-8256, 1998.
  53. FERNANDEZ, C.; TOSCANO, V. G; CHAIMOVICH, H.; POLITI, M. J; HIOKA, N.. Reactions of 1,w bis (2-bromopyridinium) alkanes with hydroxide ion in aqueous solutions. Journal of Physical Organic Chemistry, v.11, p.25-30, 1998.
  54. FERNANDEZ, C.; POLITI, M. J. Effects of probe-amphiphile interaction on pyranine proton transfer reactions in lecithin vesicles. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, v.104, p.165-172, 1997.