Teses e Dissertações

Dissertações de mestrado

Debora Agatha Andrade. A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de Química. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Daiane Beatriz Santana dos Santos. Abordagens de tecnologia presentes nos livros didáticos de Química. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmen Fernandez.

Luciane Fernandes de Góes. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: Estado da Arte no campo da Educação e no Ensino de Química. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Milton Machado de Oliveira Junior. Flashes das disciplinas de formação inicial no repertório profissional de licenciandos em Química. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmen Fernandez.

Gildo Girotto Júnior. De licenciando a professor de Química: um olhar sobre o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmen Fernandez.

Vanda Luiza dos Santos Montenegro. Processo reflexivo e o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: análise a partir de uma intervenção na formação contínua de professores de química. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Aroldo Nascimento Silva. Um professor de Química e dois contextos escolares: o conhecimento pedagógico do conteúdo em ação. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Perceli Gomes Elias. Indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em química durante o estágio supervisionado. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Josely Cubero Bonardo. Desenvolvimento profissional e relatos de vida de professores de química: um estudo de caso múltiplo.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Maria Gislaine Pinheiro Sales. Investigando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo sobre soluções de uma professora de química.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Marcela Gaeta de Andrade. Planejamento e plano de ensino de Química para o Ensino Médio: concepções e práticas de professores em formação contínua. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Fundação Vitae. Orientador: Carmen Fernandez.

Lailton Passos Cortes Júnior. As representações sociais de Química Ambiental": contribuições para a formação de bacharéis e professores de Química. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Sandra Vaiteka. Idéias Curriculares em Movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio ca concepção de alguns licenciandos do IQUSP. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Valdir Pedro Berti. Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Lúcia Machado de Andrade. Uso de Termos personificadores por professores de química: uma análise qualitativa.. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Teses de doutorado

Brenno Ralf Maciel Oliveira. Eletroquímica e formação continuada: caminhos para desenvolver o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de professores de Química. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Carmen Fernandez.

Luciane Fernandes de Goes. Reações Redox: uma proposta para desenvolver o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Keysy Solange Costa Nogueira. Reflexos do PIBID na prática pedagógica de licenciandos em química envolvendo o conteúdo oxirredução. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Vanda Luiza dos Santos Montenegro. O Desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de professoras polivalentes no ensino de Ciências: um olhar acerca da influência de um curso de formação contínua sobre argumentação. 2017.Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Janaína Farias de Ornellas. Os conteúdos de ensino prescritos nas disciplinas integradoras de alguns Cursos de Licenciatura em Química. 2016.Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Fernandez.

Wagner Alves Moreira. Desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo para Argumentação (PCKArg) de um professor de química recém formado. 2015.Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Leila Ines Follman Freire. Indícios da ação formativa dos formadores de professores de química na prática de ensino de seus licenciandos. 2015.Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Gildo Girotto Júnior. Análise do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de professores de Química sob a perspectiva dos estudantes. 2015.Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Robson Macedo Novais. Docência Universitária: A base de Conhecimentos para o ensino e o conhecimento pedagógico do conteúdo de um professor do Ensino Superior. 2015.(Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Lailton Passos Cortes Júnior. A dimensão ambiental na formação inicial de professores de Química: Estudo de caso no curso da UFBA. 2013.(Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Marco Antonio Bueno Filho. Conhecimento estereoquímico na acepção da teoria dos campos conceituais. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Química) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Carmen Fernandez.

Supervisão de pós-doutorado

Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leall. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de uma professora experiente em aulas de Química Geral em nível superior. 2011. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Supervisor: Carmen Fernandez.

José Guilherme da Silva Lopes. Processos de reflexão em professores de química em exercício e os contrastes entre a teoria e a prática das concepções de ensino-aprendizagem.  2007. Universidade de São Paulo. Supervisor: Carmen Fernandez.

Iniciação científica

Stefhanie Costa Merino. Sequências didáticas, atividades investigativas e o ensino de reações redox: uma revisão de literatura. 2014. Licenciatura em Química, Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Lirian Aranda. O estado da arte do Conhecimento Pedagógico do conteúdo. 2011.Licenciatura em Química, Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Mariana Romano. O acesso ao Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de professores. 2011. Licenciatura em Química, Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Cindy Valadão Coelho. Análise dos planejamentos de aulas de química desenvolvidos por professores da rede pública de ensino no projeto Laboratório Didático Virtual. 2007. Licenciatura em Química, Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

Milton Machado de Oliveira Júnior. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de Licenciandos do IQUSP a partir da análise dos planos de ensino de Química elaborados numa disciplina na sua formação inicial. 2007. Pró-Reitoria de Graduação da USP. Licenciatura em Química, Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.

José Otávio Baldinato. Análise e Avaliação das Provas de Verificação de Conhecimentos dos alunos ingressantes do Instituto de Química em 2003 e 2004. 2004.Licenciatura em Química, Universidade de São Paulo. Orientador: Carmen Fernandez.