Na reunião de planejamento de 2020, foi decidido pelo grupo que formaríamos alguns departamentos para melhorar a divisão de tarefas do PET. Além das equipes que cuidam dos projetos separadamente, também nos dividimos em departamentos que exercem funções para funcionamento geral do PET-Direitos. São eles:
A secretaria é responsável por conduzir as reuniões de planejamento, redação das atas das reuniões e emissão de certificados dos eventos. O objetivo principal das reuniões de planejamento é a supervisão das atividades do grupo por parte do tutor, efetuando a reorganização das atividades quando necessário e garantindo o registro das atividades realizadas, a divisão de tarefas e a avaliação do cumprimento delas por parte dos próprios membros do Grupo. Além de serem essenciais para a discussão do andamento dos projetos e para a programação de atividades futuras realizadas pelos próprios membros do grupo, mesmo sem o auxílio do tutor.
As reuniões de início e final de semestre, por sua vez, têm também o objetivo de sistematizar as experiências da equipe durante o período, organizar as experiências de modo a identificar temas de pesquisa e de ação extensionista para o grupo que poderão ser explorados no futuro, construir e aplicar indicadores de avaliação para as práticas dos membros internos, planejar as atividades do grupo; também se destinam à construção do planejamento e do relatório de atividades do grupo, para submissão ao CLAA.
O departamento de Formação e Eventos tem por objetivo proporcionar a estudantes de direitos e de outras instituições a participação em eventos que possam resultar na reflexão e no diálogo sobre temas relacionados aos direitos humanos no Brasil, democratizando o conhecimento e instigando o debate acerca dos assuntos propostos nos eventos com base nos direitos humanos, fornecendo, desta forma, bases para viabilizar o pensamento crítico sobre temas atuais.
Neste sentido, o departamento busca por meio de suas atividades fornecer apoio para atuação de juristas já formados e para os que ainda estão na graduação sobre temas que muitas vezes são negligenciados nos cursos de direito, preparando os participantes para lidarem com as diversas realidades sociais, contribuindo para a criação de um acervo de conteúdo que possa ser utilizado para fomentar discussões transversais e interdisciplinares nas disciplinas do curso da FDRP e de outras Instituições de Ensino.
Através das formações anteriores aos eventos, pretendemos ampliar os conhecimentos técnicos (profissional e de pesquisa) e teóricos dos membros do grupo, a partir da leitura e debate de textos relevantes para as temáticas de atuação do grupo e que sejam de interesse dos petianos, disseminando-o também para o restante da comunidade da FDRP, fortalecendo, assim, as habilidades de discussão e trabalho em grupo, bem como de expressão escrita no registro acadêmico mediante as formações anteriores aos eventos.
As formações e os eventos visam estimular e fornecer as bases para que os petianos formulem projetos de pesquisas (iniciação científica); assim como socializem o conhecimento e democratizem o debate produzido pelo Grupo com a sociedade, especialmente com a comunidade da FDRP USP e demais interessados nas discussões.
O departamento de marketing é o responsável por elaborar estratégias de comunicação externa e divulgação das atividades desenvolvidas pelo PET-Direitos nas mídias sociais. Neste sentido, o departamento administra as redes sociais do Grupo, como o Instagram @petdireitos e a página do Facebook. Além disso, o departamento fica incumbido de produzir as artes e os materiais informativos de acordo com as demandas do PET-Direitos.