O Decreto nº 5.773/06, que determinou as diretrizes reguladoras e avaliativas de cursos de ensino superior no Brasil, dispõe que:
“As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano…”
Isso significa, em outras palavras, que o ensino superior brasileiro deve conjugar estas três atividades, para que alcance seu fim último. O PET, enquanto inserido neste contexto, também busca trabalhar nestas três atividades, e, portanto, desenvolver projetos que sejam de interesse do Grupo e da comunidade, seguindo estes três eixos.
Abaixo, separamos os projetos por área, para melhor visualização:
Pesquisa
Esta área se refere às pesquisas científicas, que buscam materializar o saber teórico em conclusões e resultados, para ser possível aplicar as teorias desenvolvidas à realidade.
No PET-Direitos, desenvolvemos as pesquisas:
Ensino
Esta área se refere ao ato de ensinar, construir o saber a partir das teorias passadas e das reflexões presentes. Buscamos passar os conhecimentos adquiridos na Graduação e a transmissão dele.
No PET-Direitos, desenvolvemos atividades de ensino para a comunidade e para a universidade:
Extensão
Esta área se refere à comunicação entre a academia e a sociedade. A universidade apenas existe pela e para a comunidade que a cerca, e entendemos que o PET não é diferente.
Entre os projetos extensionistas que desenvolvemos, estão: