Plano de desenvolvimento urbano-ambiental para Itaipuaçu, Maricá – RJ
O Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para Itaipuaçu, Maricá-RJ consiste em trabalho de extensão realizado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) que envolveu parceiros da Universidade de São Paulo (USP), agentes da sociedade civil, poder público, iniciativa privada, organizações sociais e grupos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo foi elaborar planejamento e projeto urbanístico, ambiental, jurídico e econômico de desenvolvimento do distrito de Itaipuaçu, localizado no município de Maricá-RJ. O resultado é um plano de ações para o bairro que cria a oportunidade de desenvolvimento comunitário para os próximos quarenta anos, confere segurança jurídico-fundiária aos atuais moradores e constrói condições de sustentabilidade econômica e de qualidade sócio ambiental.
Projetos de urbanização no Estado de SP : Universidade, Sociedade e as Cidades
Este livro apresenta três projetos de urbanização no estado de São Paulo elaborados em rede, por um circuito de ações simultâneas e a partir de novas perspectivas dos pressupostos territoriais. O objetivo da obra é proporcionar a difusão dos trabalhos, mas também instigar debates sobre as maneiras de integrar pesquisa, ensino e extensão universitárias na melhoria social e ambiental das cidades brasileiras. Pois, embora o que motive esta publicação sejam as experimentações no campo do urbanismo, essas são exploradas a partir da universidade como importante nicho de inovação junto dos tomadores de decisões. Os resultados apresentados, bem como os procedimentos, etapas e discussões são fruto de intenso trabalho coletivo entre docentes, discentes, gestores públicos, organizações sociais e comunidades. Essa particularidade afasta os projetos de uma autoria individual e os aproxima a uma prática coletiva de reflexão e críticas propositivas, comprovando a existência de alternativas para se enfrentar as questões habitacionais, ambientais e urbanísticas de forma integrada e dentro das políticas públicas interfederativas e intersetoriais.
Banhado: plano popular de urbanização e regularização fundiária
Diante da iniciativa de remoção de 460 famílias assentadas no Banhado, o grupo de Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo (PExURB) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-UP) coordenou a elaboração de um plano de urbanização e regularização fundiária como estudo sobre a viabilidade de permanência segura da comunidade. Nesse plano, priorizou-se a valorização da água, o uso intensivo de infraestruturas e as diferentes escalas da inserção do trabalho na sociedade, articulando os interesses sociais aos ambientais. A parceria entre a academia e a comunidade na elaboração do Plano resultou na articulação interdisciplinar entre as áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e ambiental, planejamento urbano e regional e direito urbanístico, com intensa participação popular. As soluções, em síntese, buscam garantir uma infraestrutura ramificada orientada pelo zoneamento ambiental e pelos instrumentos legais de regularização fundiária que ordenam uma rede de serviços e atividades produtivas. O Plano se consolida como uma ponte entre a universidade e a sociedade para promover ensino e ação política pelo conhecimento técnico.
Plano de urbanização e regularização fundiária do banhado: Jaridm Nova Esperança – São José dos Campos-SP
O Plano de Urbanização e Regularização Fundiária do Banhado é uma experiência urbanística consolidada como instrumento técnico-político para a permanência segura e com qualidade de 460 famílias que residem no Jardim Nova Esperança, localizado no Banhado, região central do município de São José dos Campos-SP. A partir do Plano deve-se iniciar o processo de regularização fundiária e o desenvolvimento do projeto básico e executivo de urbanização da comunidade. O objetivo é consolidar o Jardim Nova Esperança na área central de São José dos Campos-SP por meio da apropriação da comunidade como estratégia de proteção ambiental da APA do Banhado, de permanência das atividades produtivas rurais em área urbana e da integração com o centro da cidade. O Plano foi elaborado conjuntamente pelos (as) Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP), cursos de Engenharia Ambiental (EESC-USP) e de Engenharia Civil (EESC-USP), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Grupo Pitá, Veracidade, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Associação Comunitária do Banhado e Comunidade Jardim Nova Esperança.
Projeto de vizinhança hospitalar: Hospital do amor Barretos-SP
O Projeto de Vizinhança Hospitalar é o resultado de um projeto de pesquisa e extensão realizado por meio do convênio (n. 44735) entre o IAU-USP e a Fundação Pio XII (responsável pelo Hospital de Amor), elaborado por equipe interdisciplinar do Grupo PExURB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo). O objetivo central do Projeto é atribuir qualidade ao entorno do Hospital de Amor, localizado no bairro Doutor Paulo Prata (zona sul do município de Barretos-SP), com a finalidade de constituir espaços públicos inclusivos. Destina-se aos cidadãos usuários da vizinhança hospitalar e especialmente aos pacientes e seus acompanhantes, aos funcionários do hospital, aos comerciantes ali instalados e a todos os visitantes.
Experiências Urbanísticas no Brasil contemporâneo: planejamento e projeto em diferentes escalas
Experiências Urbanísticas no Brasil Contemporâneo é resultado de trabalho coletivo da rede de pesquisadoras e pesquisadores Laboratório de Experiências Urbanísticas (LEU) e tem por objetivo discutir a experimentação técnica, política e reflexiva de planos e projetos. No livro, são apresentadas nove experiências desenvolvidas por oito universidades públicas em doze municípios distribuídos em todas as cinco macrorregiões do país. O conteúdo está organizado em três seções de modo a proporcionar leituras independentes de cada uma delas. Na Seção 1, o leitor poderá conhecer detalhes de cada uma das nove experiências por meio de fichas técnicas; na Seção 2, são apresentados seis capítulos que problematizam os principais temas comuns a cada uma das experiências; e na Seção 3, encontram-se diálogos críticos com pensadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos que trazem importantes dados e conclusões sobre políticas públicas urbanas e regionais, nacionais e internacionais. A finalidade é proporcionar uma leitura cujo percurso seja definido pelos próprios interesses do leitor, dada a diversidade de assuntos decorrente da dimensão continental brasileira.
O capítulo tem por finalidade apresentar uma discussão sobre metodologias de projeto de urbanização à luz do debate crítico e de experiências na área de urbanismo e do planejamento urbano e regional. O objetivo é desnaturalizar a condição atual de atuação profissional nos projetos urbanísticos para construir alternativas que respondam à realidade urbana nacional. Metodologicamente, o texto apresenta alguns pressupostos e premissas territoriais que podem orientar as novas maneiras de elaboração de projeto. Considera, como objeto referencial, os desafios e as inovações das práticas recentes sobre assentamentos precários proporcionados pelas políticas públicas federais. Teoricamente, a discussão vincula-se aos aspectos sociotécnicos, como campo de soluções à produção do espaço e conceitualmente compreende a cidade como construção coletiva e política. O capítulo demonstra os anacronismos dos métodos hegemônicos e, em diálogo com as particularidades nacionais do processo de urbanização, busca apresentar alternativas ao campo do urbanismo pelas aprendizagens, pelo projeto como crítica e pela cidade como lugar da experimentação.
Projeto urbanístico da Vila-Praça (Brasil): alternativa de tecido urbano sustentável para cidades brasileiras
Projeto urbanístico da Vila-Praça (Brasil): alternativa de tecido urbano sustentável para cidades brasileiras
REDE – Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 56-67, dez. 2019. ISSN 1982-5528.
ENANPUR 2023: Perspectivias Multiescalares para o desenvolvimento sustentável: expectativas urbanísticas e metedologias de planejamento em territórios com conflitos urbano regionais
Este artigo tem como objetivo contribuir com a pesquisa aplicada em políticas públicas pela apresentação de uma experiência urbanística e metodologia de planejamento em territórios com conflitos urbano-ambientais. A experiência partiu do reconhecimento da intensa regionalização de diretrizes de desenvolvimento que incidem sobre os municípios brasileiros e buscou formular um procedimento de mapeamento e ação. Os resultados estão apoiados no caso do município de Juquitiba, integrante da Região Metropolitana de São Paulo e lugar de sobreposição de planos, ações, leis, restrições e diretrizes de diferentes escalas. Por meio de uma análise multinível nos âmbitos estadual, regional, sub-regional, metropolitano e local foram realizadas leituras transversais com foco nas questões ambiental, urbana, econômica, hídrica e de saneamento. Como principais desdobramentos foram identificados conflitos existentes entre as diversas escalas de planejamento; apontadas oportunidades de ação e estabelecidos recortes territoriais para o desenvolvimento sustentável a serem aplicados na esfera local de planejamento. Desta forma, este estudo contribui para o avanço da incorporação da perspectiva multiescalar no planejamento urbano, por meio de um experimento metodológico que considera as particularidades regionais abrangentes e os conflitos incidentes sobre o território. E busca contribuir com uma discussão científica sobre o processo atual de urbanização que se encontra metropolizado.
ENANPARQ 2022: Práticas urbanísticas e o papel da universidade: Experiências integradas de ensino, pesquisa e extenão em três cidades do Estade de São Paulo.
Apresenta-se neste artigo um relato de experiência quanto ao circuito de ações de três projetos de urbanização de assentamentos precários, realizados no estado de São Paulo, articulando pesquisa, ensino e extensão. A possibilidade de elaborar projetos em rede permitiu encontrar os pontos tangentes entre cada comunidade/cidade/região e potencializá-los em soluções mais amplas que o recorte geográfico da área objeto de intervenção. Além disso, a finalidade das diversas atividades realizadas foi introduzir o aluno no ambiente da prática profissional que envolve múltiplas áreas de conhecimento e que requer aproximação com trabalhos de campo e atuação junto à sociedade de maneira capilarizada e orgânica. Desses aspectos é possível apontar para a relevância estrutural da experiência pelo aprofundamento teórico, conceitual e metodológico dos trabalhos de urbanismo por meio da reflexão sobre seus resultados integrados entre ensino, pesquisa e extensão e o reconhecimento do papel da universidade para criação de soluções inovadoras, inclusivas, ambientalmente adequadas e com um olhar crítico e construtivo.
Título: “Infraestrutura e planejamento no processo de urbanização de Uberaba-MG”
Autor: Mariana Fernandes Minaré
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Dispersão Urbana, Centralidade, Planos Diretores, Infraestrutura Urbana, Uberaba.
Título: “Rodovia e cidade: a rodovia BR-262 em Minas Gerais e seus aspectos urbano-regionais”
Autor: Marília Gaspar de Souza Lima
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Regionalização, Metropolização, Dispersão Urbana, Rodovias, Eixos.
Título: “Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto: formação e conflitos em infraestrutura”
Autor: Thiago Pizzo Scatena
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Aeroporto Leite Lopes, Ribeirão Preto, Desenvolvimento Urbano e Regional, Conflitos, Infraestrutura.
Título: “Represas hidrelétricas e cidades: análise dos impactos da UHE de Três Marias no Rio São Francisco no sistema de cidades e no processo de urbanização”
Autor: Janaina Matoso Santos
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
Palavras-chave: Infraestrutura, Represa Hidrelétrica, UHE de Três Marias, Rio São Francisco, Impactos Territoriais.
Período de elaboração: 2022-2026
Resumo: As infraestruturas, enquanto meio físico de suporte a fluxos de pessoas e produtos, produzem impactos diretos e indiretos que se manifestam de maneira distinta em diferentes escalas. No que tange a hidroeletricidade, ao mesmo tempo que se observa o impulso ao desenvolvimento econômico mediante expansão da produção energética, a constituição de grandes represas para a geração de energia elétrica culmina no alagamento de extensas áreas, produzindo impactos ambientais e sociais, mas também significativas transformações territoriais. Esta pesquisa tem como objetivo compreender esses impactos territoriais multiescalares impulsionados por infraestruturas hidroelétricas, para isso, investiga a reverberação dessas infraestruturas na constituição de sistemas de cidades e no processo de urbanização. Como objeto de estudo, adota-se a Represa de Três Marias, localizada na região central do estado de Minas Gerais, a usina foi implantada na década de 1960 pela Comissão do Vale do São Francisco, autarquia federal responsável pela elaboração de um plano de desenvolvimento econômico para a Bacia do Rio São Francisco. Essa infraestrutura regional desencadeou imediatas transformações locais, já descritas por pesquisas anteriores, como o surgimento da cidade de Três Marias nas imediações do canteiro de obras, alagamento de áreas agricultáveis, mudanças das conexões viárias e isolamento de comunidades rurais. Passadas seis décadas de sua implantação, há indicativos de que está em curso um novo processo no qual essa infraestrutura também é imperativa: apesar de os municípios apresentarem redução no crescimento populacional desde os anos 2000, há intenso aumento no número de domicílios ocasionais (segundas residências), que coincide com o surgimento de parcelamentos nas áreas rurais próximas à represa, impulsionadas pelo turismo relacionado à água.
Título: “Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Processos e Formulações Territoriais”
Autor: Fabiana Miano Mori
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
Palavras-chave: Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Planejamento Urbano, Planejamento Regional, Sistema Aquífero Guarani, Infraestrutura.
Período de elaboração: 2023-2027
Resumo: Esta pesquisa se insere, do ponto de vista metodológico, no campo do planejamento urbano, tendo como objeto a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), no decênio 2012-2022, e como problematização a indagação a respeito da existência de um padrão de desenvolvimento urbano-regional na RMRP, à luz de um sistema de cidades. Busca-se verificar de que forma os elementos estruturais territoriais, entendidos como estrutura institucional, recursos naturais e infraestrutura de transportes, interferem na constituição da RMRP, no ordenamento do tecido urbano e consequentemente na morfologia metropolitana, considerando a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), no decênio de 2012-2022; tendo em vista a RMRP enquanto um sistema de cidades. Ressalta-se a necessidade de apresentar aspectos relevantes sobre o processo de institucionalização da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) e sua estrutura organizacional formal; conferir as principais características do Sistema Aquífero Guarani (SAG) e consequentemente as diretrizes da Macrozona de Proteção do Aquífero Guarani (MSAG). Ademais, identificar a influência da rede ferroviária, rodoviária e dos equipamentos aeroportuários na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), considerando sua interação com a infraestrutura urbana com a intenção de diagnosticar um padrão de expansão/dispersão urbana que caracteriza sua morfologia urbana
Título: “Relação entre cidades costeiras e mudanças climáticas: Estudos sistêmicos em Marica – RJ e São Vicente – SP”
Autor: Carlos Vinícius Silva
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Urbanização, Mudanças Climáticas, Infraestrutura, Meio Ambiente, Maricá-RJ, São Vicente-SP.
Período de elaboração: 2024-2026
Resumo: Os impactos das mudanças climáticas em cidades costeiras afetam a dinâmica urbana e, principalmente, áreas de vulnerabilidade social e ambiental. Compreendê-las de maneira sistêmica é essencial para construir alternativas e proporcionar condições sustentáveis de desenvolvimento. Buscando compreender as dinâmicas urbanas e suas relações com as alterações climáticas na Orla de Itaipuaçu, município de Maricá, Rio de Janeiro, e no conjunto habitacional México 70, município de São Vicente, litoral de São Paulo, este estudo realizará levantamento de dados bibliográficos de bases de pesquisa científica, bancos de dados normativos e municipais, pesquisa de campo e plano de ações mitigadoras a eventos extremos. Maricá e São Vicente sofrem com eventos climáticos extremos provocados pela urbanização costeira, o que produz impactos no uso do solo e na infraestrutura. Como procedimento metodológico será efetuado uma pesquisa exploratória, que visa compreender um tema, fenômeno ou problema por meio de uma abordagem inicial e indutiva. Esse método envolve mapear e investigar o cenário de pesquisa, o que ajuda na formulação de hipóteses. Dentro do cenário de pesquisa será apresentado como se formou ambas cidades, através do contexto regional, infraestrutura de transporte e as características ambientais. Também serão discutidas as ferramentas e instrumentos de planejamento que atuam nas tomadas de decisões, como incidem sobre a Orla de Itaipuaçu e no conjunto habitacional México 70 e como as infraestruturas municipais se relacionam com os eventos extremos. Com esta pesquisa busca-se discutir as questões que circulam os processos de urbanização e os eventos de mudanças climáticas através dos campos de pesquisa ambiental, planejamento urbano, infraestrutura, socioeconômicas e territoriais. A pesquisa busca evidenciar que a população mais atingida pelos eventos extremos está concentrada nas regiões de risco ambiental e com baixa distribuição de renda. Através dos dados ambientais, do planejamento, das regiões mais atingidas serão discutidos mecanismos que possam mitigar os problemas ambientais dentro de cada município através da resiliência e transformação dos processos de urbanização.
Título: “Infraestrutura Ferroviária e o Tecido Urbano: Sistema de cidades do Interior Paulista”
Autor: Beatriz Kopperschmidt de Oliveira
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: infraestrutura ferroviária; tecido urbano; sistema de cidades;conflitos; planejamento.
Período de elaboração: 2022-2024
Resumo: A pesquisa possui como foco o estudo da relação entre ferrovia e tecido urbano, a partir da conformação de sistemas de cidades.O trabalho evidencia a natureza interescalar da infraestrutura ferroviária, caracterizado pela conformação de polos na escala regional e a formação de centralidades na escala local. A ferrovia, como uma infraestrutura de natureza regional, possui um raio de influência. No entanto, a implantação dessa infraestrutura regional, inserida no tecido urbano e participando do processo contínuo de produção da cidade, coloca uma série de questões ao planejamento urbano, que serão evidenciados nessa pesquisa por meio da análise de seis cidades. O objetivo da pesquisa é discutir a relação entre a infraestrutura ferroviária e o tecido urbano por meio de sistemas de cidades no interior paulista. O estudo irá partir de uma abordagem histórica do processo de formação e transformação das cidades selecionadas, evidenciando suas particularidades. Com o panorama traçado, serão identificados os principais conflitos contemporâneos envolvendo as infraestruturas, o território e o meio ambiente, considerando um contexto de novos investimentos e políticas públicas no setor ferroviário, assim como o cenário de intensificação dos impactos das mudanças climáticas. A questão central da pesquisa envolve compreender o que é o ativo ferroviário, e o que ele pode ser em relação à cidade e às mudanças climáticas.
Título: “Cidade e água nos territórios amazônicos: urbanização das áreas inundáveis na cidade de Macapá – AP”
Autor: Ana Paula Cascaes Rodrigues
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Planejamento Urbano; Políticas Públicas; Palafitas; Cultura Ribeirinha.
Ano de defesa: 2025
Resumo: As cidades amazônicas apresentam relação singular entre o tecido urbano e as águas, nesse contexto destaca-se o conflito entre a moradia e o rio. Considerando este panorama é importante estabelecer proximidades entre as realidades das cidades amazônicas para apreender a relação cidade e água, pois cria-se uma contextualização da questão, bem como conexões entre estudos de caso que possam viabilizar estratégias conjuntas para lidar com esta peculiaridade. A cidade de Macapá, capital do Amapá, foi escolhida como objeto de pesquisa em função de sua geografia peculiar com a presença das chamadas áreas de ressaca, espaços alagadiços que funcionam como “reservatórios naturais de água, caracterizados por um ecossistema complexo e distinto, sofrendo os efeitos da ação das marés, por meio da rede formada de canais e igarapés e ciclos sazonais da chuva” (Portilho, 2010, p. 3). Em Macapá, a ocupação em áreas úmidas vem crescendo desde a década de 1980, o que resulta em uma série de problemáticas socioambientais como: contaminação dos rios, falta de saneamento, falta de segurança e infraestrutura adequada de mobilidade, precariedade habitacional e inundações causadas pela mudança de regime de chuvas e aterramento de áreas alagáveis. Sendo assim, este trabalho objetiva compreender a forma singular de ocupação que é o habitar sobre as águas, utilizando o caso de Macapá, mas considerando também o contexto regional, uma vez que este processo é um elemento marcante do padrão de urbanização amazônico, que já transcende o aspecto habitacional e se estabelece como uma estrutura de cidade que possui toda uma dinâmica particular de organização, mobilidade e infraestrutura, as conhecidas palafitas, que são marca da adaptabilidade dos povos tradicionais da região amazônica a extensa rede hidrográfica que a caracteriza.
Perspectivas Multiescalares para o desenvolvimento sustentável de Juquitiba-SP
Este relatório técnico sintetiza as principais análises do trabalho Perspectivas Multiescalares para o desenvolvimento sustentável de Juquitiba-SP realizado em 2022 pelo grupo de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo (PExURB), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), em parceria com o Instituto Terra Luminous (Convênio 48161). O objetivo geral dos trabalhos foi buscar alternativas ao desenvolvimento econômico sustentável em condições ambientalmente vulneráveis e restritivas. Para isso, considerou os diferentes níveis que compõem o planejamento incidente no município de Juquitiba-SP, iluminando oportunidades e definindo recortes territoriais para seu desenvolvimento sustentável. Diante da realidade regionalizada do desenvolvimento dos municípios brasileiros, especialmente os paulistas, a presente proposta busca articular diferentes objetos de ação planejadora com o interesse de avançar nas práticas setoriais e escalares. Com isso, pretende-se constituir espaços e agentes de interferência no âmbito local do planejamento, sobretudo durante a revisão do plano diretor municipal.
Infraestruturas urbanas nas cidades brasileiras: Quadro nacional, mudanças climáticas e a agenda para o Ordenamento Territorial – Sumário Executivo
O presente documento é o sumário executivo dos principais resultados de pesquisas relacionadas às políticas públicas urbanas e regionais vinculadas ao planejamento das cidades brasileiras, com foco na infraestrutura e sua relação com o tecido urbano. As pesquisas ocorreram de março de 2019 a março de 2024 e contaram com recursos da FAPESP (Projeto Regular 2018/13637-0 e Projeto Inicial PI – Processo 2022/01583-9), do CNPq (308936/2020-5 e 307498/2023-9) e da Universidade de São Paulo (Programa Unificado de Bolsas-PUB). E o objetivo é apresentar o impacto nas cidades das infraestruturas de mobilidade, de saneamento, de habitação e de urbanização de favelas financiadas pelo governo federal entre 1990 e 2019. Detalha alguns dados e procedimentos apresentados no relatório Síntese Territorial
Os planos e projetos urbanísticos, pós-1988, na dispersão urbana e na metropolização do território brasileiro – Projeto Regular FAPESP 2018/13637-0
Essa pesquisa propôs-se a estudar o processo de urbanização no Brasil a partir da análise dos planos e projetos urbanísticos (nos âmbitos urbano, regional e territorial) e suas repercussões no território. O objetivo principal é verificar os novos paradigmas do ordenamento territorial brasileiro à luz do processo de metropolização do seu espaço. Coordenador: Jeferson Tavares, bolsistas TT1: A Julia C. S. V. C. Rosas, Ivan Machado Galdiano. Período: 01/03/2019 – 28/02/2021.