Site da USP
FacebookGoogle PlusYoutube

Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral – FORP-USP

O Curso de Pós-Graduação em Odontologia (Reabilitação Oral) foi o primeiro criado na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP), em 1983, e há 30 anos vem contribuindo para a formação de mestres e doutores altamente qualificados na Área. Sediado no Departamento de Materiais Dentários e Prótese, desde o início teve caráter bem abrangente no que diz respeito ao elenco de disciplinas e linhas de pesquisa.



OBJETIVO GERAL

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia – Área de Reabilitação Oral, assumindo a missão da Universidade Pública, tem como objetivo geral a formação de mestres e doutores qualificados da área odontológica e de áreas correlatas à Odontologia para o ensino, investigação científica e liderança em instituições de ensino e saúde. Para isso, oferece sólida base científica e desenvolvimento de senso crítico, com reflexos diretos no ensino, pesquisa, extensão, administração universitária, geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Área de Reabilitação Oral, da FORP-USP, tem como missão:

– formar recursos humanos qualificados com formação técnico-científica e didático-pedagógica para o exercício do magistério superior nas áreas de Odontologia e correlatas;

– desenvolver, com base multidisciplinar, pesquisas relacionadas às linhas de pesquisa consolidadas, objetivando a melhoria do ensino, diagnóstico e solução de questões de interesse locais, regionais e/ou nacionais, e o desenvolvimento de materiais inovadores e de novas tecnologias com impacto na saúde bucal da população;

  incentivar a formação de núcleos de pesquisa em diferentes locais do Brasil e no exterior, com cooperação em pesquisa e mobilidade de docentes e discentes, promovendo a internacionalização do Programa. A interação com outros centros de ensino e pesquisa promovendo a solidariedade e cooperação com Programas nota 3 ou 4, também está entre os objetivos específicos do Programa.



PERFIL DO EGRESSO

Mestrado: o perfil desejado para o egresso neste nível é caracterizado pela formação de profissionais com o conhecimento e habilidades necessários à atuação no magistério superior, protagonizando a edificação do mais alto nível de conhecimento da Odontologia e áreas correlatas. Deve ser capaz de, a partir da prática clínica odontológica, identificar questões relevantes que ensejem o desenvolvimento de pesquisas e inovações.

Doutorado: neste nível, o egresso deve ter todas as características desejadas para o egresso do Mestrado, complementadas por adequado aprofundamento do conhecimento acadêmico e capacitado para a realização de pesquisa, avançada e original, gerando inovação tecnológica. O egresso doutor poderá atuar no magistério superior, na indústria, em institutos de pesquisa, e deve estar apto a desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, orientação discente, gestão administrativa de unidades de ensino ou de serviços de saúde, cursos de associações de classe ou centros de estudo particulares, serviços públicos de saúde e nas Forças Armadas Brasileiras.