I Encontro de formação PoLínguas: experiências e reflexões ao redor do PROIAD Línguas

O I Encontro de formação PoLínguas foi um evento interno do PROIAD Línguas, que, junto aos supervisores e monitores, buscou compartilhar os aprendizados adquiridos durante o programa e realizar discussões acerca do ensino de línguas. Aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2025, na Casa de Cultura Japonesa (Campus Butantã – SP).

No período matutino, os supervisores da equipe do Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento à Docência (PROIAD) 2025 e a coordenação do PoLínguas se reuniram para avaliar o desenvolvimento das atividades do ano anterior e discutir novos desdobramentos e perspectivas para a edição atual do programa.

Em seguida, o encontro contou com a presença dos bolsistas para um momento de integração e troca de experiências em mesas e oficinas que abordaram diferentes aspectos do fazer docente, pensando nas atividades desenvolvidas por eles na última edição do PROIAD e buscando o compartilhamento de conhecimentos e habilidades importantes para o crescimento profissional e acadêmico dos estudantes. 

Apresentações e oficinas

O turno da tarde foi iniciado por algumas palavras de abertura por parte da coordenadora do PoLínguas, Maite Celada, para receber os bolsistas e dar início às apresentações preparadas para o evento.

Apresentação: “Práticas plurilíngues: a pedagogia de projetos no ensino de línguas”

A primeira apresentação do dia foi feita por Milan Puh, Camila Bolini, Flávio Nobre e Júlia Toth – todos participantes da edição de 2023 do PROIAD – baseada no artigo Letramento Científico Plurilíngue: Uma experiência de docência com pesquisa na Universidade de São Paulo.

Em seguida, foi realizada uma oficina na qual os estudantes presentes deveriam, em grupos, pensar em diferentes configurações de ciclos plurilíngues de ensino e possibilidades de aplicação da pedagogia de projetos neles. 

 

Oficina: “Vamu fazê juntu! Como registrar as experiências do PROIAD no Lattes?”

Dando início às oficinas organizadas pelos próprios bolsistas, os estudantes Jheniffer Caetano e Diego Primo organizaram uma exposição sobre diferentes maneiras de incluir as diferentes atividades associadas ao PROIAD no Currículo Lattes, buscando o máximo aproveitamento e enriquecimento acadêmico dessa experiência.

Oficina: “Vamu fazê juntu! Recursos de apresentação e jogos”

A oficina seguinte, ministrada pelos bolsistas Felipe Matias, Isabella Mariotto e Vitória Viana, explorou algumas possibilidades de uso de ferramentas tecnológicos para o preparo de aulas e no decorrer dela.

Outros registros