O curso Língua e Cultura Japonesa para Mobilidade Internacional (Ambientação e contextualização) – Módulo I foi voltado para estudantes da graduação que estejam no nível iniciante, aprovados até N5 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (Noryokushiken). Teve por objetivo introduzir informações culturais e linguísticas básicas, visando preparar os estudantes para as primeiras ações em ambiente universitário. Foram apresentadas algumas ferramentas de tradução, de codificação e decodificação de caracteres fonográficos (hiragana e katakana) e ideográficos (os primeiros kanji) para adquirir e aplicar em diversos gêneros textuais e atividades multimodais para compreensão das práticas sociais.

Foram aplicadas atividades guiadas, promovendo autonomia na aprendizagem contínua com amplo uso de recursos digitais. Houve apoio por meio de videoaulas, atividades complementares com feedback, plantões de dúvida e/ou fóruns de discussão. O curso foi ministrado à distância pelo Google Meet

Bolsista PROIAD responsável: Johan Joyce Rebello Vital da Silva (joycereb@gmail.com)

Professor responsável: Profa. Dra. Leiko Matsubara Morales (leikomm@usp.br)