San Antonio de los Baños (Cuba), 1946
Por Alberto Ikeda
Compositor e violonista, Silvio Rodríguez Irratia foi um dos precursores de um importante movimento musical ocorrido em Cuba, de projeção internacional, chamado Nova Trova, no fim da década de 1960, do qual participaram outros nomes consagrados da música popular cubana, como Pablo Milanés, Noel Nicola, Vicente Feliú e outros.
Nascido em família camponesa, estudou piano desde os sete anos, mas trocou o instrumento pelo violão quando foi para o serviço militar, entre 1964 e 1967. Embora as primeiras experiências de composição musical tenham ocorrido antes, foi nesse período que passou a compor de modo mais sistemático, participando de festivais organizados no Exército, incentivado pelos colegas. Após o serviço militar, fez uma apresentação no programa de televisão Música y Estrellas e começou a ser mais conhecido do público cubano. Então, continuou participando de outros programas de televisão e de rádio e também realizou seu primeiro recital público.
Em 1968, participou ativamente do Centro de la Canción Protesta, organizado pela instituição cultural Casa de las Américas, ao mesmo tempo em que se apresentava na televisão. Atuou, também, no ano seguinte, no Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográficas (ICAIC), criado em 1969, participando do Grupo de Experimentación Sonora (GES). Ali gravou o seu primeiro disco.
O ano de 1972 ficou marcado por suas apresentações na então República Democrática Alemã (RDA) e no Chile, primeiro país latino-americano em que se apresentou com Pablo Milanés e Noel Nicola. Iniciou-se a fase de suas apresentações internacionais, que nos anos seguintes foram se ampliando: México, República Dominicana, União Soviética, Angola, Espanha, França, Itália e Estados Unidos.
Sua produção musical é prodigiosa, embora sem grandes sucessos de massa. Já no início de década de 1980 suas composições somavam mais de quinhentos trabalhos, incluindo músicas para trilhas de filmes e dezenas de discos. Os temas são bem variados, incluindo assuntos lírico-amorosos e questões sociais e políticas, pois Silvio Rodríguez é realmente um autor preocupado com a condição humana e comprometido com a causa cubana, a ponto de atuar também como deputado eleito. O autor define-se como trovador, “cronista do seu tempo e agitador da causa [socialista] do futuro”. Entre o trabalho de criação, as gravações e tantas apresentações e o trabalho como deputado, dirige um estúdio de gravação fundado por ele, Ojalá (título de uma de suas canções).