Ingresso no curso de Mestrado

O curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola Politécnica é stricto sensu e gratuito.

O(a) estudante de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma: 96 (noventa e seis) unidades de crédito, sendo 48 (quarenta e oito) em disciplinas e 48 (quarenta e oito) na dissertação.

O número mínimo de créditos cursados no PPGET deverá ser de um quarto do valor mínimo exigido em créditos em disciplinas. Com a anuência do orientador de pesquisa, durante a vigência do prazo do PPGET, disciplinas cursadas fora da USP em programas de pós-graduação reconhecidos poderão ser aceitas para contagem de créditos, até o limite de um terço do valor mínimo exigido em disciplinas, mediante aprovação da CCP.

No curso de Mestrado, o prazo limite para depósito da dissertação é de 32 (trinta e dois) meses. Sendo que, até 16 meses da primeira matrícula regular, (a) aluno(a) deverá solicitar a inscrição no exame de qualificação.

EDITAL nº01/2025 – PTR-EPUSP

Publicação do Edital 01/2025 no DOE 20.08.2025

O Processo Seletivo para o Mestrado consiste de 3 (três) etapas:

  • Primeira etapa (ELIMINATÓRIA):
    • Prova Específica dissertativa;
    • Proficiência em Língua Inglesa;
    • Análise do Currículo Lattes e do histórico escolar de graduação;
  • Segunda etapa (ELIMINATÓRIA): Arguição
  • Terceira etapa (ELIMINATÓRIA): Apresentação de proposta de um projeto de pesquisa

Período: Das 08h00 do dia 01/09/2025 até às 23h59 do dia 30/09/2025.

Documentos necessários:

  • Documento de identidade com foto e CPF (RNE ou Passaporte para estrangeiros);
  • Histórico escolar (graduação) incluindo eventuais reprovações e/ou trancamentos de matrícula;
  • Diploma de graduação (frente e verso), ou certificado com a data de outorga do grau obtido em curso de graduação pleno oficialmente reconhecido, ou declaração de que colará grau antes da data da matrícula, conforme item 3.2. do Edital;
  • Currículo Lattes atualizado do(a) candidato(a) (http://lattes.cnpq.br);
  • 1 (uma) foto 3×4 recente.

ATENÇÃO!  Faça a sua inscrição utilizando um computador desktop.

Não utilize celular, tablet ou similar, pois o formulário não funciona corretamente.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – MESTRADO

O período de solicitação de isenção será do dia 01/09/2025 a 08/09/2025  A lista de candidatos(as) isentos(as) da taxa de inscrição será publicada na página do Processo Seletivo até o dia 12/09/2025. 

Formulário para solicitar a isenção da taxa de inscrição

Os candidatos  poderão se autodeclarar no ato da inscrição como pretos, pardos, indígenas, transexuais, pessoas com deficiência e/ou pertencentes a famílias com renda de menos de dois salários-mínimos per capita familiar, terão acrescentado um (01) ponto em cada item da composição da nota (exame de proficiência em língua inglesa, prova específica e análise de Currículo Lattes e histórico escolar).

O(A) candidato(a) deve preencher o modelo, conforme a sua opção, preencher, salvar em PDF e assinar com a assinatura GOV.br. Fazer o upload do documento no campo indicado no ato da inscrição.

Autodeclaração para pessoa indígena

Autodeclaração para pessoa negra parda

Autodeclaração para pessoa com deficiência

Autodeclaração para pessoa trans

Pagamento via PIX

Chave PIX: financeiro@fdte.org.br

Banco Itaú
Agência: 0393
Conta corrente: 90004-8

Clique aqui para enviar seu comprovante até dia 10-10-2025 (vide Edital)

O exame de Proficiência é de responsabilidade do Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e aplicado pelo mesmo.

O exame é presencial e seu resultado tem validade de 2 anos.

Edital 2510 Poli-PPGET

Acesse o site para informações sobre o exame: http://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-ingles

Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail: proficingles.fflch@usp.br ou pelo telefone 3091-2417.

Alternativamente ao exame aplicado pelo Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, poderão ser aceitos, em caráter excepcional, os seguintes certificados obtidos por meio de exames de proficiência em língua inglesa aplicados por instituições externas, desde que dentro de sua validade (estando sob a responsabilidade do candidato verificar esse tempo a depender de qual certificado será usado), ou realizados até 3 (três) anos antes, o que ocorrer primeiro, previamente à data de início do Processo Seletivo:

  • TOEFL – Institutional Testing Program (ITP): 400 pontos;
  • TOEFL – Internet Based Test (IBT): 60 pontos;
  •  IELTS – 4,5 pontos;
  • Cambridge – Aprovação no First Certificate in English (B2), Certificate of Advanced in English (C1), ou Certificate of Proficiency in English (C2) da Universidade de Cambridge;
  • Michigan – Certificate of Competency in English da Universidade de Michigan (FCE); Certificate of Proficiency in English da Universidade de Michigan (CPE e CPE Computer Based), ambos com índices de aproveitamento de no mínimo 50%;
  • Duolingo English Test – 80 pontos.
  • EF SET 50 (https://www.efset.org/pt/) – 45 pontos (Reading) a nota da etapa de compreensão auditiva (listening) não será considerada. O(A) candidato(a) deve gravar-se ao realizar o exame e enviar o arquivo para o e-mail ppget.poli@usp.br, junto com o certificado.

Outras alternativas, desde que devidamente comprovadas:

  • Nativos de países de língua inglesa;
  • Os(as) candidatos(as) que tenham estudado em instituição de nível superior por um período superior a 12 meses no país onde o idioma inglês seja oficial;
  • Os(as) candidatos(as) que tenham estagiado profissionalmente por um período superior a 12 meses no país onde o idioma inglês seja oficial.

 

Solicitação de isenção do valor da taxa de inscriçãoDas 08h00 do dia 01/09/2025 às 23h59 do dia 08/09/2025
Publicação da lista de isentos da taxa de inscriçãoDia 12/09/2025
Inscrições para o Processo Seletivo do PPGETDas 08h00 do dia 01/09/2025 às 23h59 do dia 30/09/2025
Publicação das inscrições deferidas no Processo Seletivo do PPGETAté o dia 17/10/2025
Inscrições para o exame de proficiência em língua inglesa aplicado pelo
Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas (FFLCH) da USP
 De 01/09/2025 ao dia 30/09/2025
Prazo para pagamento do boleto do exame de proficiência
em língua inglesa aplicado pelo Centro de Línguas
da FFLCH da USP
Conforme Edital 2510- Poli-PPGET disponível em:
http://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-ingles
Realização do exame de proficiência em língua inglesa
aplicado pelo Centro de Línguas da FFLCH da USP
21/10/2025 das 14h30 às 16h30
Publicação dos aprovados no exame de proficiência
em língua inglesa aplicado pelo Centro de Línguas
da FFLCH da USP
Até o dia 06/11/2025
Realização da prova específica05/11/2025 das 8h30 às 10h30
Publicação dos aprovados na primeira etapaAté o dia 21/11/2025
Realização da segunda etapaEntre 24/11/2025 e 05/12/2025
Publicação dos aprovados na segunda etapaAté o dia 12/12/2025
Publicação dos aprovados na terceira etapaAté o dia 31/08/2026
  • Provas anteriores – A CCP-PPGET não disponibiliza as provas de editais anteriores.
  • Bibliografia – Não há bibliografia.
  • Certificados de Proficiência em Língua Inglesa: Somente serão aceitos os que estão listados nos Editais e que estejam dentro da validade.
  • Prazos e Créditos Mínimos – Veja o Regulamento do PPGET e outras Normas

Dúvidas: ppget.poli@usp.br