A internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPGET) apresenta-se como um elemento crucial no avanço da inovação, ampliação da produção científica e fortalecimento do impacto educacional e formativo junto ao corpo discente.
A colaboração com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras desempenha papel estratégico na incorporação de avanços tecnológicos e científicos globais às investigações realizadas no Brasil, particularmente em relação à Infraestrutura de Transportes, contemplando fatores como as condições climáticas específicas e a disponibilidade de materiais.
Na área de Infraestrutura de Transportes, destaca-se o vínculo do PPGET com a Gustave Eiffel University (anteriormente conhecida como IFSTTAR – Institut Français des Sciences et Technologies des Transports de Nantes, França) com projeto COFECUB e participação de aluna de doutorado no Programa de Duplo Diploma, com a University of California Pavement Research Center (EUA), com a Texas A&M University (EUA) em projeto SPRINT FAPESP, com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC (Portugal), além das colaborações mantidas com instituições estrangeiras diversas integrantes dos comitês técnicos do RILEM (International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures), voltados para o estudo de materiais e suas aplicações em pavimentação.
A área de Planejamento e Operações de Transportes tem ainda ações significativas de internacionalização por meio da parceria com o MIT Center for Transportation and Logistics (EUA), com a University of California em Davis (EUA) pela participação do Prof. Claudio Barbieri da Cunha no programa de Bolsa Fulbright Chair na chamada da Cátedra em STEM, com University of South Florida (EUA), Rensselaer Polytechnic Institute – RPI (EUA), University of Antwerp (Bélgica), bem como a University of Birmingham (Inglaterra) e a University of Leeds (Inglaterra) em projetos FAPESP, contribuindo para o intercâmbio acadêmico e o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto global.
Na área de Informações Espaciais destaca-se a parceria com a University of Twente (Holanda) em pesquisas sobre interações entre o uso do solo e o transporte, modelagem e avaliação de acessibilidade e as dinâmicas no comportamento de viagem, incluindo a ida de um aluno de doutorado em Duplo Diploma, a Università degli Studi di Roma La Sapienza (Itália) com o Prof. Flávio Guilherme Vaz de Almeida Filho professor convidado visitante da instituição por 6 meses, além de fazer parte da equipe dos docentes credenciados na pós-graduação da referida instituição; e a Universidad de Madrid (Espanha) com o pós-doutorado do Prof. Claudio Marte também por um período de 6 meses.