Infraestrutura e Laboratórios

Infraestrutura

A infraestrutura de apoio ao PPGET conta com 8  laboratórios que participam do programa, para além da estrutura de secretaria, da Escola Politécnica e do Campus Butantã da USP. Estes laboratórios contribuem para a docência e pesquisa em nível de graduação e de pós-graduação, por meio de experiências didáticas em aulas práticas, bem como para o desenvolvimento da parte experimental de teses e dissertações. Alguns desses laboratórios possuem equipamentos específicos e, em alguns casos, com poucas unidades no território nacional, contribuindo para a qualidade das pesquisas desenvolvidas.

Os laboratórios de ensino e pesquisa abrigam cerca de 150 equipamentos especializados, incluindo simuladores, scanners, prensas, servidores de alta performance e clusters de processamento geoespacial, oferecendo uma base material que não apenas sustenta, mas impulsiona a formação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento de pesquisas de alta complexidade.

Com cobertura que vai da experimentação física de materiais e estruturas à modelagem computacional e simulação de sistemas de transporte, a infraestrutura do PPGET apresenta caráter multiusuário, acesso regular por discentes e docentes e uma elevada capacidade de colaboração interinstitucional. Muitos dos laboratórios contam com equipamentos únicos ou raros no país, o que amplia o potencial do programa para liderar pesquisas de fronteira e transferência de tecnologia. Além disso, todos os laboratórios estão conectados a redes institucionais com acesso à internet, ao Portal de Periódicos da CAPES, a bases de dados internacionais e a repositórios de código e modelagens, assegurando um ambiente científico de alta qualidade.

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes conta com os seguintes laboratórios de pesquisa:

 

Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP)

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Coordenadora: Profa. Dra. Kamilla Vasconcelos Savasini.

O LTP é um dos mais completos laboratórios de pavimentação da América Latina, com destaque para sua capacidade de testes com ligantes e misturas, materiais reciclados e simulações de tráfego. Seu diferencial está na integração entre desempenho funcional e estrutural de pavimentos, com equipamentos como o simulador de tráfego e a prensa MTS. O LTP possui infraestrutura para atender desde demandas didáticas até projetos normativos junto a órgãos públicos.

O LTP é reconhecido nacionalmente, principalmente na área de pavimentação, sendo uma unidade de pesquisa que atua no ensino, na pesquisa e que junto a órgãos públicos e empresas privadas visa dar suporte às tomadas de decisão e apoio a políticas públicas por meio de suas atividades. Sua infraestrutura de equipamentos é ampla, permitindo diversos tipos de avaliações de materiais tanto em laboratório quanto em campo. Dentre as temáticas de estudos desenvolvidas no LTP nos últimos anos pode-se destacar principalmente a pesquisa de ligantes asfálticos convencionais, modificados e bioligantes, emprego de materiais reciclados (como materiais reciclados de revestimentos asfálticos deteriorados, agregados reciclados de construção e demolição, plásticos reciclados, resíduos de mineração), revestimentos asfálticos destinados a diferentes aplicações, incluindo o aumento da aderência pneu/pavimento para reduzir acidentes em pistas molhadas, sinalização horizontal nos pavimentos asfálticos, avaliação funcional e estrutural de pavimentos, e novas tecnologias para aumento da durabilidade com foco na sustentabilidade. O LTP vem ainda realizando pesquisas relacionadas ao desempenho ambiental de infraestrutura de transportes, tanto relacionado a materiais, quanto aos aspectos construtivos e de uso do pavimento. Além do apoio de órgãos de fomento, o LTP também possui contratos e convênios com empresas estatais e privadas e com agências de transportes, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O LTP também conta com apoio técnico do Dr. Edson de Moura no suporte à realização das pesquisas.

O LTP e LIM dividem o mesmo espaço, uma área total de 1.087 m² dividida em vários ambientes:

  • Ligantes: 40m² de área onde possui 3 Bancadas rígidas de concreto e 1 armário em aço, tomadas de 110V e 220V;
  • Solos e agregados: 84 m² de área com 1 bancada rígida de concreto com tanque para imersão de corpos de prova e pia, bancada móvel em aço e tampo em granito, destilador de água, pontos de água fria e esgoto, tomadas de 110V e 220V;
  • Peneiramento fino: 6 m² de área  com 1 bancada móvel em aço e tampo em granito, 1 armário peneiras, 1 balança analítica (Cap. 6,2 kg –sens 0,01g) e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de sucção: 6 m² de área  com bancada móvel em aço e tampo em granito e tomadas de 110V e 220V;
  • Misturas asfálticas: 120 m² de área com 2 bancadas rígidas de concreto, 2 bancadas móveis em aço com tampo em chapa metálica, 1 Capela para aquecimento de ligante asfáltico, 1 Capela para misturação de mistura asfáltica, Misturadora tipo Pug-mil, Estufa Mufla 1200ºC, Mesa compactadora LCPC, Prensa Universal MTS, 2 Câmaras climatizadoras BOD, 1 Freezer, Câmara de ensaio triaxial, Prensa de CBR, Simulador de tráfego, 1 Balança analítica (Cap. 6,2 kg – sens. 0,01g), 1 Balança eletrônica (cap. 1200 kg- sens. 5 g), 1 Ar comprimido 99,9% isento de umidade, tomadas de 110V, 220V e trifásica, pontos de água fria e esgoto;
  • Recepção de materiais, preparo de corpos de prova e oficina: 50m² de área com 1 cabine de corte de corpos de prova,  1 cabine de moldagem de corpos de prova Marshall, Balança eletrônica (Cap. 1 t – sens.1g), Torno mecânico, Furadeira de coluna, Peneirador fracionador, Estufa 1,35 x 1,0 x 1,80, Serra copo, Compactador elétrico automático, Micro Deval, Ar comprimido 99,9% isento de umidade,  tomadas de 220V e trifásica;
  • Pórtico: 250 m² de área com 1 Prensa hidráulica de grande porte – 380 V – 338 A, Permeâmetro de lastro ferroviário, tomadas de 110V e 220V;
  • Sala reuniões / videoconferência: 30 m² de área com 1 mesa para reuniões, 11 cadeiras, 14 prateleiras 3 armários, 1 TV de 55 Polegadas, 1 aparelho Polycom Real Presence Group 310, 1 ponto de rede, 1 monitor AOC Led, 23,6 Polegadas, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala dos técnicos: 30 m² de área com 3 mesas, 12 armários, 5 cadeiras, 3 Computadores com monitor, ponto de rede, 2 impressoras, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de professor I: 17 m² de área com 2 mesas, , 3 armários, 1 computador e dois monitores, 4 cadeiras, 1 ponto de rede, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de professor II: 12 m² de área com 1 mesa, 2 armários, 1 computador, 2 cadeiras, 1 ponto de rede, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Secretaria: 12 m² de área com 5 armários, 1 gaveteiro, máquina de café, 1 computador Dell e monitor LG, 1 ponto de rede, impressora HP LaserJet 1300, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de apoio às aulas de laboratório (graduação e pós): 90m² de área com  30 Carteiras, 7 Armários, 2 Mesas, ponto de rede,  2 aparelhos de ar-condicionado, tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de alunos de pós-graduação e iniciação científica: 135 m² de área com 3 mesas, 2 armários, 1 aparelho de ar-condicionado, tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de Pós Graduação: 125 m² de área com 8 mesas, 8 cadeiras, 2 armários, 12 aparelhos de ar-condicionado, 15 computadores com monitores, 3 pontos de rede, tomadas de 110V e 220V;
  • Corte/desgaste de corpos de prova e cominuição e agregados (baias): 40 m² de área com 1 Compressor tipo parafuso, 1 Chiller – sistema de resfriamento, 1 Abrasão Los Angeles, 1 Serra corte de corpos de prova, 1 Britador e tomadas de 220V e trifásica;
  • Containers (2): 40 m² de área com Prateleiras e armários.

Site: https://ltp.poli.usp.br/staff/
Instagram: @ltpusp
Telefone: (11) 3091-5213 / 6089

 

Laboratório de Inovação em Vias Metroferroviárias (LIM)

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Coordenadora: Profa. Dra. Rosângela dos Santos Motta

Com infraestrutura rara no Brasil, o LIM tem como foco ensaios estruturais de via permanente ferroviária, sendo um dos poucos do país com permeômetro de lastro e prensa hidráulica de grande porte. Seu principal potencial está na capacidade de reprodução de condições reais de operação ferroviária, permitindo testes em ambiente controlado de forma segura e precisa.

O LIM é um laboratório de caráter multidisciplinar, com atuação em diferentes projetos de pesquisa na área ferroviária da Poli Civil-USP. Congrega uma das poucas infraestruturas de pesquisa voltadas ao setor ferroviário no Brasil. A implementação do LIM foi idealizada em 2015, a partir da obtenção de mais de R$ 5 milhões em equipamentos, que foram agregados à sua infraestrutura em um projeto junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo. Nos anos recentes, dentre as temáticas de estudos do LIM pode-se destacar principalmente aquelas relacionadas à via permanente ferroviária, com desenvolvimento de equipamentos e atividades em laboratório e em campo, com foco nas camadas do pavimento ferroviário e na avaliação estrutural da via permanente, de forma a auxiliar na gestão da manutenção. Muitas das pesquisas têm sido realizadas em parceria com a empresa Vale, junto a suas duas principais ferrovias – Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória- Minas (EFVM), cujos dados dos estudos de caso são integrados às teses e dissertações do PPGET.

A Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci é vice-coordenadora do LIM, valendo-se destacar sua atuação como coordenadora do projeto Cátedra UnderRail, que têm um formato “guarda-chuva” de projetos de várias instituições brasileiras (Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal da Bahia, Universidade Feevale, Instituto Tecnológico Vale), incluindo da Poli-USP, com financiamento da Vale. O LIM também conta com apoio técnico do Dr. Edson de Moura no suporte à realização das pesquisas.

Telefone: (11) 3091-5172 / 5213

O LTP e LIM dividem o mesmo espaço, uma área total de 1.087 m² dividida em vários ambientes:

  • Ligantes: 40m² de área onde possui 3 Bancadas rígidas de concreto e 1 armário em aço, tomadas de 110V e 220V;
  • Solos e agregados: 84 m² de área com 1 bancada rígida de concreto com tanque para imersão de corpos de prova e pia, bancada móvel em aço e tampo em granito, destilador de água, pontos de água fria e esgoto, tomadas de 110V e 220V;
  • Peneiramento fino: 6 m² de área  com 1 bancada móvel em aço e tampo em granito, 1 armário peneiras, 1 balança analítica (Cap. 6,2 kg –sens 0,01g) e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de sucção: 6 m² de área  com bancada móvel em aço e tampo em granito e tomadas de 110V e 220V;
  • Misturas asfálticas: 120 m² de área com 2 bancadas rígidas de concreto, 2 bancadas móveis em aço com tampo em chapa metálica, 1 Capela para aquecimento de ligante asfáltico, 1 Capela para misturação de mistura asfáltica, Misturadora tipo Pug-mil, Estufa Mufla 1200ºC, Mesa compactadora LCPC, Prensa Universal MTS, 2 Câmaras climatizadoras BOD, 1 Freezer, Câmara de ensaio triaxial, Prensa de CBR, Simulador de tráfego, 1 Balança analítica (Cap. 6,2 kg – sens. 0,01g), 1 Balança eletrônica (cap. 1200 kg- sens. 5 g), 1 Ar comprimido 99,9% isento de umidade, tomadas de 110V, 220V e trifásica, pontos de água fria e esgoto;
  • Recepção de materiais, preparo de corpos de prova e oficina: 50m² de área com 1 cabine de corte de corpos de prova,  1 cabine de moldagem de corpos de prova Marshall, Balança eletrônica (Cap. 1 t – sens.1g), Torno mecânico, Furadeira de coluna, Peneirador fracionador, Estufa 1,35 x 1,0 x 1,80, Serra copo, Compactador elétrico automático, Micro Deval, Ar comprimido 99,9% isento de umidade,  tomadas de 220V e trifásica;
  • Pórtico: 250 m² de área com 1 Prensa hidráulica de grande porte – 380 V – 338 A, Permeâmetro de lastro ferroviário, tomadas de 110V e 220V;
  • Sala reuniões / videoconferência: 30 m² de área com 1 mesa para reuniões, 11 cadeiras, 14 prateleiras 3 armários, 1 TV de 55 Polegadas, 1 aparelho Polycom Real Presence Group 310, 1 ponto de rede, 1 monitor AOC Led, 23,6 Polegadas, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala dos técnicos: 30 m² de área com 3 mesas, 12 armários, 5 cadeiras, 3 Computadores com monitor, ponto de rede, 2 impressoras, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de professor I: 17 m² de área com 2 mesas, , 3 armários, 1 computador e dois monitores, 4 cadeiras, 1 ponto de rede, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de professor II: 12 m² de área com 1 mesa, 2 armários, 1 computador, 2 cadeiras, 1 ponto de rede, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Secretaria: 12 m² de área com 5 armários, 1 gaveteiro, máquina de café, 1 computador Dell e monitor LG, 1 ponto de rede, impressora HP LaserJet 1300, 1 aparelho de ar-condicionado e tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de apoio às aulas de laboratório (graduação e pós): 90m² de área com  30 Carteiras, 7 Armários, 2 Mesas, ponto de rede,  2 aparelhos de ar-condicionado, tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de alunos de pós-graduação e iniciação científica: 135 m² de área com 3 mesas, 2 armários, 1 aparelho de ar-condicionado, tomadas de 110V e 220V;
  • Sala de Pós Graduação: 125 m² de área com 8 mesas, 8 cadeiras, 2 armários, 12 aparelhos de ar-condicionado, 15 computadores com monitores, 3 pontos de rede, tomadas de 110V e 220V;
  • Corte/desgaste de corpos de prova e cominuição e agregados (baias): 40 m² de área com 1 Compressor tipo parafuso, 1 Chiller – sistema de resfriamento, 1 Abrasão Los Angeles, 1 Serra corte de corpos de prova, 1 Britador e tomadas de 220V e trifásica;
  • Containers (2): 40 m² de área com Prateleiras e armários.

 

Laboratório de Mecânica de Pavimentos (LMP)

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Coordenador: Prof. Dr. José Tadeu Balbo

O LMP se distingue por integrar modelagem numérica e testes em pistas experimentais. O grande destaque é o tomógrafo MIRA com 48 antenas, que permite exames não destrutivos em profundidade. É um dos poucos laboratórios no país com condições para modelar e diagnosticar estruturas de pavimento em condições tropicais, contribuindo com inovações em engenharia de materiais.

No LMP são desenvolvidos modelos experimentais (em verdadeira grandeza), teóricos e numéricos para a análise de estruturas de pavimento e análise de desempenho funcional e estrutural dos mesmos. O laboratório dedica-se à continuidade da avaliação de efeitos climáticos em ambiente tropical, por meio de pistas experimentais com pavimentos de concreto dentro do campus da USP em São Paulo. No momento, são caracterizados modelos experimentais de fadiga para bases cimentadas de elevado desempenho em projeto financiado pelo CNPq (bolsa PQ-1C 2020-2024) e Projeto de Pesquisa FAPESP-CONICYT juntamente com a Universidad de La Concepción, Chile, entre 2020 e 2022), com pesquisas sobre concretos permeáveis para pavimentação em calçadas, ciclovias e estacionamentos de veículos. Além disso, em 2016 foi construída pista experimental de pavimento de concreto continuamente armado com parcerias de doze empresas da indústria de construção civil e de transformação (o projeto abrange o período 2016-2025). Essa pista em concreto empregou agregados reciclados de concretos e cimentos representativos das regiões sul e sudeste do Brasil. O emprego de tomografia de ondas de baixa frequência, para a análise estrutural de pavimentos de concreto, é um novo campo de pesquisa explorado por este laboratório. O tomógrafo MIRA com 48 antenas emissoras-receptoras já possui software de análise de imagens implementado na plataforma Matlab por pesquisadores do laboratório.

O LMP possui uma área de 26,61 m² , com rede wifi e pontos de internet, telefonia e eletricidade, além de ar-condicionado. Quanto aos móveis, possui 1 estante tripla de madeira, 1 mesa de escritório dupla, 1 sofá de dois lugares, 2 mesas de computador, 1 mesa apoio, 1 estante de madeira pequena e 5 cadeiras.

Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes (LPT)

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Coordenadores: Prof. Dr. Cassiano Augusto Isler

Com mais de 30 anos de atuação, o LPT oferece suporte a modelagens de redes de transporte urbano e regional, com foco em acessibilidade e simulação baseada em dados reais. Seu potencial está na conexão direta com a gestão pública e planejamento urbano, funcionando como ponte entre academia e políticas de mobilidade.

O LPT é um reconhecido laboratório de pesquisa e extensão, que tem contribuído para a área de planejamento e operação de transportes em âmbito nacional, desde a década de 1980, bem como para a formação de recursos humanos que atualmente exercem atividades em universidades e empresas brasileiras e internacionais. Dentre os trabalhos realizados com significativo impacto social destacam-se: “Desenvolvimento do Centro de Controle Operacional e de Modelo de Simulação para o Sistema de Ônibus Circular da Cidade Universitária USP Campus da Capital – 2000”, “Estudos de Demanda, Capacidade, Acessibilidade e Auditoria Ambiental dos Aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. INFRAERO – 2001 / 2002”, “Estudos Básicos para Elaboração do Plano Diretor do Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP – 2003 / 2004”, “Estudo do Sistema de Acesso ao Porto de Santos (2009)” e “Estudo do Sistema Viário de Alphaville, Tamboré e região” – SP (2013-2014). Dentre as temáticas de estudos recentes realizados no LPT destacam-se a modelagem, análise econômico-operacional e informatização de sistemas de transportes regionais e urbanos, terminais multimodais e sistemas logísticos. Neste contexto, têm-se como exemplo: modelagem matemática de recuperação de malhas aéreas do ponto de vista das companhias operadoras e dos passageiros, modelagem de comportamento dos usuários em viagens urbanas e interurbanas a partir de pesquisas de preferência declarada e modelos de escolha discreta, e utilização de bases de dados de grande porte para modelagem de desempenho de redes urbanas. Com ampla área física e recursos computacionais para realização das atividades, o laboratório possui financiamento de diferentes órgãos de fomento como CNPq, FAPESP e CAPES, com participação, além dos coordenadores, do Prof. Dr. Orlando Strambi (Sênior) e, mais recentemente, do Prof. Dr. Mateus Humberto. O LPT também conta com apoio técnico em informática do Engenheiro Renato Alvarenga no suporte à realização das pesquisas.

O LPT possui área total de 177,73 m² dividido da seguinte forma: sala de reuniões com 22,98 m² com 1 mesa de reuniões com 12 lugares, ar-condicionado, 8 tomadas de 110V, 1 aparelho de telefone; duas salas de professores, sendo uma com 11,96m² e  1 mesa escritório,1 cadeira, 3 armários de aço, 6 tomadas de 110V e 1 aparelho de telefone, e a outra com 17,94m² e 1 mesa escritório de canto, 1 cadeira, 1 gaveteiro, 3 armários de aço, 2 arquivos de aço, ar-condicionado, 6 tomadas de 110V, 2 aparelhos de telefone; área de circulação/cozinha com 27,86m² de área e 2 mesas escritório, 1 cadeira, 1 geladeira, 1 pia, 1 armário de aço, 1 ponto de água fria, 1 ponto de esgoto, 8 tomadas de 110V e 1 tomada de 220V; sala de professor com 19,66 m² de área e 3 mesas escritório, 1 cadeira, 1 armário de madeira, ar-condicionado, 6 tomadas de 110V e 2 aparelhos de telefone; sala pesquisador visitante com 11,59 m² de área e 1 mesa escritório, 5 cadeiras, 2 armários de aço, 6 tomadas de 110V, um aparelho de telefone; sala técnico com 18,81 m² de área e 2 mesas escritório,1 cadeira,1 armário de aço, ar-condicionado, 8 tomadas de 110V, 3 aparelhos de telefone; 2 salas alunos pós-graduação uma com 29,11 m² de área e 6 mesas escritório, 6 cadeiras.1 armário de aço. 2 armários de madeira, Ar-condicionado, 18 tomadas de 110V e 3 aparelhos de telefone, e a outra com 17,82 m² de área e 5 mesas escritório, 5 cadeiras, 1 armário de aço, ar-condicionado, 20 tomadas de 110V e 5 aparelhos de telefone.

 

Laboratório de Modelagem e Algoritmos em Transportes e Logística (LMAT)

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Coordenador: Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha

Com infraestrutura de cômputo moderna e acesso a servidores de alto desempenho, o LMAT permite o desenvolvimento de algoritmos aplicados à logística urbana, sustentabilidade e e-commerce. O principal diferencial está na capacidade de propor soluções computacionais aplicáveis em problemas reais, inclusive em parceria com empresas.

O Laboratório de Modelagem e Algoritmos em Transportes e Logística objetiva desenvolver e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas de Logística e Transportes, com ênfase para a modelagem matemática e o desenvolvimento de algoritmos e ferramentas computacionais em Transportes e Logística. Seu escopo inclui o desenvolvimento de pesquisas de ponta, a formação e a capacitação de pessoal em nível de pós-graduação, a transferência de tecnologia, o contato com outros centros de referência mundiais, os estudos avançados, e outras atividades relevantes à Engenharia de Sistemas Logísticos, por exemplo, na Logística Sustentável na Transição Energética para a Logística, a Distribuição Urbana de Cargas; a Logística do Comércio Eletrônico em Áreas Urbanas.

O LMAT tem área total de 69,6 m² dividida em  4 ambientes: sala do professor com 12,3 m² de área e  01 mesa diretor formato delta dimensões 2,0m × 1,5m com ponta reunião, 3 poltronas giratórias com braço,  04 armários baixos 0,80m× 0,50m × 0,74m (c, l, h), 1 gaveteiro volante com 4 gavetas 0,40 de largura,  área isolada com divisórias cuja parte superior é de vidro e que vão até o teto, ar condicionado (8 mil BTUs), 1 computador desktop com dois monitores, 3 tomadas 110V, 1 ponto informática/fone, 1 ponto de rede internet e conexão wi-fi, ar condicionado (8 milBTUs); sala de reuniões com 16,5 m² e conta com 1 mesa de reuniões (2,50m × 1.10m) com 10 poltronas giratórias com braço, 3 armários altos modelo diretor com 3 prateleiras,  medindo: 0,80m × 0, 50m × 2,10h (c,l,h), 3 armários baixos 0,80m × 0,50m × 0,74m (c, l, h), 1 qadro branco, área separada com paredes e divisória de vidro sendo a parte inferior de vidro (até o teto), aparelho de ar condicionado (8 milBTUs), TV 50 polegadas, 6 tomadas 110V, 1 Ponto de rede internet e conexão wi-fi, Ar condicionado (8 milBTUs); sala alunos de pós-graduação, IC e pós-doutorado possui 8 mesas formato delta 1,40m × 1,40m, 8 cadeiras executiva giratória com braço, 8 gaveteiros volante com 3 gavetas e 0,30 m de largura, 5 armários baixos junção modelo com 1 prateleira medindo: 0,80m × 0, 50m × 0,74m (c, l, h), aparelho de ar condicionado (15 milBTUs), 8 computadores desktop com monitor, 3 impressoras a laser, ar condicionado 15 mil BTUs (26), 20 tomadas 110V, 11 pontos de rede internet, fibra e conexão wi-fi e 1ponto de informática/fone,  sala alunos de pós-graduação, IC e pós-doutorado, com 30 m² e sala Assistente Administrativa e Recepção com 10,8 m². de área onde possui 1 computador desktop com monitor, 1 impressora, 1 geladeira, 3 armários baixos 0,80m × 0,50m × 0,74m (c, l, h), 5 tomadas, 2 Pontos de rede internet fibra e conexão wi-fi e 1 ponto de informática/fone.

Telefone: (11) 3091-6092

 

Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo)

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Coordenador: Profa. Dra. Mariana Abrantes Giannotti

O LabGeo conta com cluster de processamento espacial e ferramentas de data science aplicadas ao transporte e ao urbanismo. Seu potencial está na capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados georreferenciados, essenciais para estudos de acessibilidade, segregação urbana e indicadores territoriais. O LabGeo integra redes internacionais, como MIT e UCL.

No LabGeo são realizadas pesquisas sobre geoprocessamento aplicado a problemas das engenharias civil e ambiental, incluindo análises espaciais, processamento digital de imagens de satélite e mineração de grandes volumes de dados espaciais (spatial data science). Alguns dos projetos atuais envolvem temas específicos como a exclusão social relacionada ao transporte, análises espaciais da mobilidade e acessibilidade urbanas, segurança viária e logística. Mais especificamente, o LabGeo esteve envolvido em projetos com o Banco Mundial para a caracterização da mobilidade urbana de residentes de Paraisópolis (segunda maior favela de São Paulo); com o Massachusetts Institute of Technology – MIT para o desenvolvimento de indicadores para logística urbana baseados em grande volume de dados de rastreamento de caminhões, e com o Centre for Advanced Spatial Analysis da University College London (CASA/UCL), centro de referência internacional na área de análises geoespaciais, para avaliação da acessibilidade e segregação sócio-espacial de Londres e São Paulo em parceria com INPE, UFABC e CEM (CEPID/FAPESP/USP). O Laboratório também atua com suporte técnico e colaboração com frentes de desenvolvimento local como o GEOSAMPA, portal de dados espaciais da Prefeitura de São Paulo e iniciativas para o compartilhamento de dados como a RADARTONA, também promovida pela prefeitura em parceria com o Mobilab. O LabGeo também conta com apoio do técnico em informática do Sr Leonardo Alves Godoy no suporte à realização das pesquisas.

Em uma área de 122,20 m² o (LabGeo), possui rede wifi, além de pontos de internet, com um total de 05 estações de trabalho com 14 monitores, 01 cluster para processamento de grandes volumes de dados espaciais com 05 microcomputadores, além de ar-condicionado, telefone, impressora, alarme e cafeteira. Está sendo elaborado um pedido de compra de mais 02 estações de trabalho. Em termos de mobiliário são 02 mesas grandes, 02 armários de parede, 02 armários grandes, 04 armários médios, 04 pequenos de piso, 02 pequenos de parede, 02 mesas em U para 02 pessoas com vários módulos, 07 mesas grandes retangulares, 10 cadeiras giratórias com regulagem de altura, encosto alto e braços, 07 gaveteiros, 01 mesa de reuniões para 10 pessoas, 01 lousa branca, entre outros.

Site: http://labgeo.poli.usp.br/
Telefones: (11) 3091-5504 | (11) 3091-5173

 

Laboratório de Topografia e Geodesia (LTG)

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Coordenador: Prof. Dr. Edvaldo Simões da Fonseca Junior

Com mais de 20 estações totais e sistemas GNSS de alta precisão, o LTG realiza pesquisas em geodesia aplicada, monitoramento estrutural e posicionamento. Destaca-se também pelo uso de laser scanner terrestre e por estudos sobre emissões de GEE, apoiados por agências como a FAPESP. Integra a RBMC do IBGE.

O LTG, laboratório mais antigo do Departamento de Engenharia de Transportes, realiza pesquisas em diferentes áreas relacionadas a informações espaciais, dentre as quais pode-se destacar: a) Calibração e classificação de equipamentos topográficos e geodésicos; b) Aplicação da tecnologia GPS/GNSS no posicionamento e no controle de deslocamento em grandes estruturas de engenharia, mantendo em operação uma estação de monitoramento contínuo no campus da USP em São Paulo e duas outras estações nas bases do Instituto Oceanográfico em Cananéia e Ubatuba. Sendo que tais estações integram a RBMC – Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo do Sistema GNSS gerida pelo IBGE; c) Geodésia e Topografia de precisão (GPS/GNSS, nível eletrônico, distanciômetro eletrônico, laser scanner) para monitoramento de estruturas civis; d) Gravimetria aplicada ao cálculo e à determinação das alturas geoidais e do modelo geoidal; e) Estudo, avaliação e estabelecimento de referenciais altimétricos globais; f) Cartografia digital e Modelo digital do terreno para apoiar projetos de engenharia; e g) Estimativa das Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) a partir do rastreamento de veículos usando GPS/GNSS e múltiplos sensores inerciais fomentada por um projeto de pesquisa FAPESP da ordem de R$ 2 milhões. O LTG também conta com apoio do Sr Adalberto Moreira Mariano, técnico em informática, e do Sr Arildo Fernandes de Morais, técnico em laboratório, no suporte à realização das pesquisas.

O LTG tem uma área de aproximadamente 116m² onde possui 01 Computador com Monitor integrado, 01 Computador PC, 04 Notebooks, 14 Pontos de Rede,  12 tomadas 220V, 26 Tomadas 110V, 01 Ponto de Telefone, Quadro de Rede e TP link e 01 Rede com dois ponto de água fria. Em termos de mobiliário possui 08 armários de aço, 04 aparelhos de ar condicionado, 07 mesas de madeira simples, 01 mesa de madeira para reunião, 01 Mesa de Bancada de Aço, 05 armários de madeira e 12 cadeiras. Além dessa infraestrutura já descrita o LTG conta hoje com mais de 20 Estações Total, 20 Níveis óticos, 3 Estações Totais Robotizadas e usadas em monitoramento, 1 Sistemas Laser Terrestre e um sistema GNSS da Trimble de última geração.

Laboratório de Tecnologia e Informação em Transportes (LTIT)

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Coordenadora: Profa. Dra. Mariana Giannotti

O LTIT, foi criado a partir de uma Iniciativa do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP em Parceria com as Empresas Planservi, VETEC, Audodesk e FAPESP, para propiciar aos alunos de graduação e pós-graduação recursos Informatizados para treinamento e aprendizado de tecnologias voltadas a área de transportes.

O laboratório conta com a parceria com a Trimble, liderada pelo Prof. Edvaldo Simões da Fonseca Junior, que fornece softwares como o Trimble RealWork usado para processamento de dados laser e  o TBC Trimble Business Center que permite o carregamento e pré-processamento de dados de Estação Total, GNSS, laser, drone e etc. Além disso, o Prof. Claudio Luiz Marte iniciou uma parceria com a empresa PTV, fornecedora dos softwares Vissim/Viswalk, Visum e Vistro que foram instalados no LTIT para macro e microssimulações de diferentes fluxos (veículos e pedestres). O Prof. Cassiano Isler também conquistou parceria para equipar o laboratório com o software Emme da Inro. Para além do trabalho de atendimento às disciplinas, o laboratório tem o potencial de promover a integração entre elas e se tornar um estímulo para a migração para um ensino de engenharia baseado em projetos e problemas, em uma visão mais integrada para os alunos, em que possa iniciar o projeto em uma disciplina e dar continuidade ao mesmo projeto em outras, transformando efetivamente o ensino para metodologias ativas conforme a tendência apontada por centros de ensino de referência internacionais. Seu potencial está na integração entre ensino computacional e aplicação prática, sendo também um polo para inovações didáticas e metodologias ativas no ensino de engenharia.

O incentivo à proatividade dentro da estratégia de participação central do aluno no processo de ensino e aprendizagem, em especial para as novas gerações muito conectadas à internet, tem sido apontado como fundamental. Neste quadriênio (2021-2024), foi possível atualizar e ampliar o número de computadores da sala permitindo a alocação de um computador por aluno atendendo uma demanda importante, alinhada ao objetivo de formarmos engenheiros que consigam criar, inovar e ampliar seu potencial como empreendedores que o país tanto precisa. Com os computadores adquiridos no quadriênio, a sala hoje conta com 41 computadores novos em uso, além de mais três como backup. Desses computadores, 20 deles possuem processador Intel i7 de 12ª geração, além de 16 GB de memória RAM, e 24 contam com processador Intel Xeon W-1250 de 3,3 GHz de velocidade, também com 16 GB de memória RAM.

Essa disposição de um aluno por máquina produz uma diferença incrível na dinâmica de ensino e aprendizagem.