Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia Universidade de São Paulo
FacebookInstagramYoutube

Linhas de Pesquisa

LINHA DE PESQUISA 1
“História dos processos museológicos, coleções e acervos”

Esta linha de pesquisa, de caráter interdisciplinar, caracteriza-se pela problematização das dimensões de historicidade de museus, coleções e acervos, compreendidos como processos sociais de construção de memória, identidades e conhecimentos, por meio da musealização de objetos de variada natureza e origem. Nesse sentido, a história dos museus não é entendida como descrição linear dessa instituição em diferentes locais e tempos; mas, como análise das condições históricas que delinearam políticas de aquisição de acervos e de formação de coleções, partidos de conservação e restauração, documentação e catalogação, exposições e difusão cultural e educativa. Interessa, sobretudo, compreender por meio das disciplinas e das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGMus-USP, as transformações e tensões nas mudanças de paradigmas na produção de conhecimento nos museus.

Projeto de Pesquisa:
– História dos museus, coleções e exposições
Investiga processos e dinâmicas de formação, atuação e significados de instituições museológicas e correlatas, coleções e exposições, em perspectiva histórica, em diferentes contextos, com ênfase no Brasil do século XIX ao XXI.
Docentes: Ana Gonçalves Magalhães, Cecilia Helena de Salles Oliveira, Heloisa Maria Silveira Barbuy, Helouise Lima Costa, Maria Isabel Ferreira Landim, Maria Margaret Lopes, Paulo César Garcez Marins e Vânia Carneiro de Carvalho.

 

LINHA DE PESQUISA 2
“Teoria e Método da Gestão Patrimonial e dos Processos Museológicos: salvaguarda e comunicação”

Esta linha de pesquisa, de caráter interdisciplinar e transdisciplinar está voltada para: análise e proposição de estratégias de salvaguarda patrimonial; análise e proposição de modelos de comunicação museais; análise e proposição de estratégias de planejamento e gerenciamento de bens patrimoniais; análise e proposição de instituições museológicas. Interessa, sobretudo, compreender por meio das disciplinas e das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGMus-USP, as potencialidades das ações de salvaguarda, gestão de risco, expositivas, educacionais, comunicacionais e turísticas, e projetar novas perspectivas para a gestão patrimonial e governança de museus e processos museológicos

Projetos de Pesquisa:
– Estudo sobre comunicações, público e recepção
Abrange, de forma unificada ou separadamente, as pesquisas sobre comunicação museológica – teoria, expografia e educação primordialmente – concepções de público e participação em processos museológicos e recepção em museus – lugar metodológico para se entender a comunicação desde o ponto de vista da cultura onde o museu se insere.
Docentes: Camilo de Mello Vasconcellos, Fabíola Andréa Silva, Inês Cordeiro Gouveia e Marília Xavier Cury,

– Processos museológicos e gestão patrimonial: princípios e métodos
Reúne estudos teórico-metodológicos e históricos; análises sobre ações aplicadas e reflexões sobre a implementação de políticas públicas nos campos da gestão patrimonial e do turismo, relacionadas aos processos museológicos.
Docentes: Clarissa Maria Rosa Gagliardi e Maria Cristina Oliveira Bruno.

– Caracterização físico-química de bens culturais
Envolve a caracterização de bens culturais do ponto de vista de sua composição química, de suas propriedades físicas e de seus processos de degradação, através de métodos analíticos que envolvem metodologias físicas e químicas. Na perspectiva institucional, estuda a conservação preventiva e a segurança dos acervos sob a guarda de museus e outras organizações.
Docentes: Dalva Lucia Araujo de Faria e Márcia de Almeida Rizzutto, Rosária Ono e Viviane P. Sarraf.