Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia Universidade de São Paulo

PROAP

PROAP – Programa de Apoio à Pós-graduação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

 

Objetivos

Proporcionar melhores condições para a formação discente e oportunizar a produção e o aprofundamento do conhecimento no âmbito do Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus-USP). Destarte, o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) tem um papel importante na realização das ações necessárias para que o PPGMus-USP possa cumprir sua missão e seus objetivos, dentre os quais: contribuir com a construção de conhecimento em Museologia, reconhecendo e valorizando o caráter deste campo de conhecimento, a diversidade de contribuições acadêmicas e o delineamento dos estudos e das ações museológico-curatoriais, bem como projetar a Museologia para o universo da salvaguarda de bens tangíveis e intangíveis e para a dinâmica de suas potencialidades comunicacionais e educacionais, com vistas à reverberação dos indicadores da herança cultural e, ainda, para o cumprimento de seus compromissos de planejamento institucional e gestão dos bens patrimoniais no contexto de políticas públicas e do exercício da cidadania.

Justificativa

Por meio de atividades inovadoras, voltadas para o seu desenvolvimento acadêmico, o PPGMus-USP busca oferecer uma formação cada vez mais qualificada, em um cenário onde a verba PROAP adquire especial relevância. A utilização dos recursos disponíveis no custeio das atividades científico- acadêmicas relacionadas à titulação de mestres é um compromisso do programa, resultando, ao longo de sua história em um fortalecimento continuado das ações de pesquisa e formação acadêmica. Criado em 2011 e instalado em 2012, o PPGMus-USP já formou mais de 130 mestres/as em Museologia, dentre os quais mais de 95% estão atuando no setor público e privado, em atividades concernentes a formação recebida, dentre as quais: liderança ou composição das equipes de museus; no campo patrimônio e das políticas públicas da cultura; e no ensino de Museologia. Dessa forma, o custeio da participação de professores, pesquisadores e alunos em atividades e científico-acadêmicos no país e no exterior; do apoio à realização de eventos científico-acadêmicos no país, da publicação de conteúdos científico-acadêmicos e de divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação, dentre outras possibilidades de custeio previstas pela CAPES, são atividades essenciais para o bom funcionamento do PPGMus-USP.

Quem pode utilizar:

  • Alunos/as regularmente matriculados/as. Não há necessidade de ser bolsista Capes para ser apoiado/a pelo programa;
  • Professores/as do PPGMus.

 

Normas CAPES para utilização dos recursos

Atualmente é possível que estudantes e professores/as solicitem recursos para:

  • Auxílios diários nacionais ou internacionais para em atividades e eventos científico-acadêmicos no país e no exterior;
  • Auxílios diários nacionais para realização de atividades de campo;
  • Participação de alunos em cursos ou disciplinas em outro PPG, desde que estejam relacionados às suas dissertações e teses;
  • Serviços de terceiros (destinados por exemplo, a editoração de publicações do PPGMus ou elaboração de materiais de comunicação, entre outros serviços a ser analisados pela CPG)

Itens que NÃO podem ser adquiridos com o recurso:

  • Material permanente (computadores, notebook, impressoras etc.).
  • Livros
  • Taxas de inscrição para eventos.
  • Taxas de publicação em revistas.
  • Passagens aéreas

 

Observação: O valor do auxílio diário nacional é de R$ 320,0. O valor do auxílio diário internacional segue a tabela vigente da CAPES e varia de acordo ao país de destino.

 

Normativa interna PROAP 2025-2026

1 – Conforme decisão da CPG de 28 de maio de 2025, a verba PROAP 2025-2026 será dividida conforme abaixo:

  • 85% do valor total para auxílio discente
  • 15% do valor total para serviço de terceiros
  • 0% do valor total para auxílio docente – para o ano corrente, tendo em vista a ausência subsídios financeiros para os discentes, a CPG decidiu que todos os recursos serão encaminhados para estudantes do PPGMus, excetuando-se a rubrica destinada a publicação de ebook.

2 – O apoio para a participação em evento está condicionado à apresentação de trabalho acadêmico, a ser devidamente comprovada

3 – O apoio a atividades de campo deve envolver pesquisa fora da Grande São Paulo e com Plano de Trabalho detalhado.

Procedimento:

Fase 1. Mapeamento de demandas

Preenchimento de formulário dedicado a mapear as demandas (consultar períodos de abertura do formulário com a secretaria e coordenação)

(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjqJZiQ-s4ZUl1Zh4Mm0k6vefjS3P2lgM9KJykz0UB_50XfQ/viewform?usp=dialog)

Com isso teremos uma estimativa dos pedidos, que serão avaliados pela CPG. As pessoas interessadas receberão, então, um e-mail informando a aprovação ou não da demanda e o valor concedido.

Fase 2 – Oficialização da solicitação

Encaminhar, com 30 dias de antecedência da data do evento/ação que demanda o auxílio, mensagem à coordenação do programa pelo e-mail “museus.cpg@usp.br”, colocando SEMPRE em cópia o e-mail “proap.mae@usp.br”. Estudantes devem também colocar em cópia o/a orientador/a e ao/a representante discente. Caso não tenha realizado o envio na Fase 1, o envio do comprovante de aceite de trabalho é obrigatório na Fase 2 – Oficialização da solicitação para o repasse da solicitação.

Fase 3 – Prestação de contas

Docentes e alunos/as que receberam auxílio diário PROAP para realização de pesquisa de campo, visita em acervos ou participação em congressos/seminários devem, obrigatoriamente, enviar relatório de atividades, em no máximo 15 dias após o término da viagem para o e-mail proap.mae@usp.br, anexando os comprovantes da viagem realizada (e.g. passagem aérea, bilhete de ônibus ou declaração de que a viagem foi realizada com veículo próprio – aceitamos prints de tela ou fotos dos bilhetes de embarque feitas com celular).

 

Atenção! O depósito dos auxílios diários nem sempre pode ser feito com antecedência à viagem, pedimos paciência, já que as transferências são feitas pessoalmente pela coordenadora e não por funcionários ou sistemas administrativos.

 

As transferências serão realizadas exclusivamente para contas do BANCO DO BRASIL