22º SIICUSP apresenta pesquisas de alunos de graduação

Aconteceu, nos dias 11 e 12 de março, na Cidade Universitária, a segunda etapa do 22° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP).

Por Giovanna Lukesic Reis

Aconteceu, nos dias 11 e 12 de março, na Cidade Universitária, a segunda etapa do 22° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Realizado anualmente, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa para divulgar o resultado de pesquisas científicas e tecnológicas de alunos de graduação de diversas instituições nacionais e internacionais.

“Iniciação científica é parte vital da formação de um excelente profissional de qualquer área do conhecimento, não só para aqueles que vão seguir carreira acadêmica, mas também para aqueles que vão para o mercado. Vão ser aqueles profissionais que vão conseguir pensar diferente, de resolver as coisas de uma maneira mais eficiente”, constata Roseli de Deus Lopes, coordenadora do SIICUSP.

Foram cerca de 5 mil trabalhos inscritos na primeira etapa do Simpósio, sendo os temas das mais diversas áreas do conhecimento. Foi selecionada, durante quatro meses, a mesma quantidade de alunos da Universidade de São Paulo e de outras instituições para a segunda etapa, realizada na tenda da Escola Politécnica (Poli) da USP no segundo fim de semana de março.

Nesta segunda etapa, os alunos apresentaram os resultados de suas pesquisas para o público em geral e avaliadores, que consistiam em orientadores inscritos no 22° SIICUSP, pós-doutores, doutores e doutorandos convidados. Os próprios alunos também puderam, em um momento distinto, avaliar o trabalho de seus colegas como avaliadores júnior.

Maxwel Pereira da Costa, cuja pesquisa é sobre Mobilidade Urbana: Confiança e Satisfação dos Cidadãos da Cidade de São Paulo, conta que a iniciação científica foi muito proveitosa porque permitiu que ele entrasse em contato com métodos de pesquisa, como, por exemplo, a geolocalização.

Muitos alunos que participaram do 22° SIICUSP pretendem continuar pesquisando, seja utilizando o mesmo tema da iniciação, seja escolhendo um novo. Meiri Araújo, aluna da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, pretende transformar a segunda etapa de sua pesquisa no tema de seu mestrado e comenta sua experiência enriquecedora: “Para mim, foi muito gratificante. Eu acho que os erros, as dificuldades que eu tive na iniciação científica não vão chegar ao mestrado. Ela me ajudou bastante nesse ponto também”.

Dentre todos os trabalhos, serão escolhidos 20% para receber menção honrosa e, dentre esses, alguns destaques para ganhar prêmios especiais, como ter a oportunidade de visitar Universidades e Centros de Pesquisas Parceiros no Brasil e no exterior, além de uma indicação para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2014 no CNPq.