Ex2

Exercício 2

Primeiro rodem o exercício nas condições especificadas. Como alguns alunos disseram que a tarefa estava muito difícil, o professor Sérgio permitiu que o exercício fosse rodado com um tempo maior. Sobre estas mudanças no exercício 2, Sérgio indicou que haja apenas “mudança do tempo de exposição”. Se com 150ms ainda estiver impossível de observar o estímulo, mudem para 180ms.

Não tentem se enganar e usar 180ms para facilitar a detecção, pois isto gerará dados que atrapalharão a análise realizada por vocês.

Antes de analisarem seus dados, observem e estudem a planilha que o Sérgio passou para vocês. Os parâmetros para este exercício são mais fáceis de calcular do que aqueles do exercício 1.

Feito isto, vocês terão que fazer uma tabela como a que segue:

ESTIMULO F D S A
Presente 91 32 18 9
Ausente 2 10 13 125

Em alguns casos podem aparecer alguns zeros associados a algumas letras, podem ignorar isto e se aterem apenas às respostas dadas no exercício (FDSA).

A seguir, façam uma tabela para a freqüência acumulada e uma para a probabilidade.

Depois invertam a linha presente pela ausente (copie e cole especial, como no exercício 1) da tabela de probabilidade e façam o primeiro gráfico de dispersão com estes valores. Se em “A” houver um valor associado 1, este valor não entrará (vejam o modelo).

Calculem a nota z dos valores obtidos na tabela anterior – ausente/presente. Novamente, façam um gráfico de dispersão. Agora vocês devem adicionar uma linha de tendência linear (igual exercício 1) e adicionar a equação.

Os eixos deste gráfico devem ficar simétricos e vocês devem traçar uma linha passando pelo centro (basta inserir figura – linha).Vocês deverão fazer isto em todos os gráficos. E o eixo dos gráficos de probabilidade vão de 0 até 1.

Agora vocês têm uma equação, então podem calcular alguns parâmetros. Façam uma tabela, e coloquem a equação obtida pela linha de tendência linear:

  • A” é o valor que acompanha o “x” na equação,
  • B” é o outro valor da equação;
  • d´1 = B/A,
  • d´2 = B;
  • s = d´2/ d´1;
  •  = RAIZ (2/(1+s*s))*d´2 (fórmula para o EXCEL)
  • β (critério beta) = φ(acerto)/φ(falso alarme)

    Para encontrar o φ(acerto):
    1) Você deve olhar a frequência relativa acumulada (p) da linha “presente” e encontrar este valor na tabela abaixo.
    Para valores abaixo de 0,50, olhe a coluna p’ e para valores acima de 0,50, olhe a coluna p. 
    2) Após encontrar este valor, veja o valor correspondente a ele na coluna φ
    3) Anote este valor, é o seu φ(acerto)

    Para encontrar o φ(falso alarme), o procedimento é o mesmo. A única diferença é que você deve olhar a frequência relativa acumulada (p) da linha “ausente”.

    Depois de calcular φ(acerto) e φ(falso alarme), divida-os e então você terá o seu β. É importante ressaltar que se você tem 3 pontos em sua curva ROC, então você calculará 3 critérios beta.

    Para ficar mais claro, observe este exemplo:
    Se a frequência relativa acumulada (p) da linha “presente” for igual a 0,5933, procuro o valor 0,59 na coluna p.
    Seu valor correspondente na coluna φ é 0,3887.

    Se a frequência relativa acumulada (p) da linha “ausente” for igual a 0,0333, procuro o valor 0,03 na coluna p’.
    Seu valor correspondente na coluna φ é 0,0680.

    Portanto
    β1=0.3887/0.0680 = 5,72

    Tabela.JPG

O próximo passo é copiar aquela tabela com os valores de: “p(fa) z(fa)….” da tabela do professor para a sua planilha. Agora não tem segredo, basta fazer igual o modelo e substituir os valores que ele usou pelo de vocês. Lembrem-se de observar o que ele usou e não usar os mesmos valores que os dele!

Após terminarem os cálculos, vocês terão que fazer os seguintes gráficos:

  • dispersão (com ausente/presente) e juntá-lo ao de linhas: p(fa) e p(ac_reg) – sugestão: colar o de pontos no de linhas;
  • um apenas de linhas p(fa) e p(ac_reg).

Observação: na planilha modelo que eu tenho, na célula “I4” aparece o valor 1, mas na verdade é 0,9988. Para se fazer os cálculos, este valor continuou sendo 1 (por exemplo, célula “Q4”), porém o ideal seria que ele fosse 0,9988. Então não façam este tipo de arredondamento.

Relatório

Sigam o procedimento descrito no exercício 1. E utilizem a apostila disponível neste site para interpretarem os dados de acordo com a teoria e o que foi explicado em sala de aula.

Sobre as planilhas individuais e o relatório, vocês devem enviá-los por e-mail, da seguinte forma:
juntem todos os arquivos numa pasta, comprimam esta pasta e coloquem um nome para o grupo (utilizem o Winrar ou Winzip – quase todos computadores têm um dos dois) e enviem para o monitor.

Boa sorte,
Rui de Moraes Júnior