Equipe

Coordenador do Laboratório:

  • Professor Dr. Sergio Sheiji Fukusima

 

Tem mestrado (1988) e doutorado (1994) em psicobiologia pela FFCLRP – USP. Desenvolveu parte de seu projeto de doutorado no departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (EUA). É docente no departamento de psicologia da FFCLRP – USP desde 1988 e orientador pleno no programa de Pós-Graduação em psicobiologia da USP-RP. Coordena o Laboratório de Psicofísica e Percepção da FFCLRP-USP e atua na área de psicologia experimental. É especialista em pesquisas sobre percepção e cognição do espaço; em percepção e reconhecimento de faces; e ao uso de métodos psicofísicos em pesquisa básica e aplicada. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0411668219596008).

Doutorandos:

  • Alexandre Gonzaga dos Anjos

Possui graduação em História pela Faculdade de Educação São Luís (2008), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção, psicologia, formação e desenvolvimento. Atualmente doutorando do programa de pós graduação em psicobiologia da FFCLRP-USP. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4207612201265769).

  • Flavia Cristina Santiago de Oliveira

Graduada em Psicologia (2016) pela Universidade Paulista – Araçatuba. Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Linha de Pesquisa: Desenvolvimento – Comportamento e Saúde) pela Faculdade de Ciências, UNESP Bauru. Discente no Programa de Doutorado em Psicobiologia na FFCLRP (USP). É Docente no curso de graduação em Psicologia do UniSalesiano Araçatuba (2020-atual). Possui Especialização em Psicologia e Saúde pela UNESP Araçatuba. Especialista em Psicologia do Trânsito pela USC (Universidade do Sagrado Coração). Experiência na área de Avaliação Psicológica, Clínica e Jurídica. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4119018183174925).

  • Mariana Aparecida Fonseca Gonçalves

Cursando Doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2019), possui mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2012), graduação em Letras pela Fundação Universidade de Itaúna (2017),pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2017), Pós graduação em Tutoria EAD (2019), graduação em Pedagogia – FACAB FACULDADE CASA BRANCA (2016), graduação em Ciencias Biologicas pelo Centro Universitário UNIFEOB (2009). Atualmente é docente na Fundação Universitária Vida Cristã, Diretora Acadêmica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza na Etec João Baptista de Lima Figueiredo. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2549179153989741).

  • Melina Boratto Urtado

Psicóloga e Psicobióloga. Doutoranda pelo programa de pós-graduação em psicobiologia da Universidade de São Paulo (2020), atuando nas linhas de pesquisa, percepção e psicofísica, com ênfase em percepção e reconhecimento de faces com uso da técnica eye tracking. Mestra em ciências (2020) e especialista em psicobiologia (2017), também, pela Universidade de São Paulo. Técnica em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP (2017). Psicóloga e bacharela em psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE (2013). (Fonte: Próprio Autor)

Mestrandos:

  • Fernanda de Barros Vidal

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP (FFCLRP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2020). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS (2015). Bolsista do CNPq na modalidade de Iniciação Tecnológica e Industrial de 2015 a 2017, com contribuição para a elaboração, construção e aperfeiçoamento de uma tecnologia assistiva. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6236494773960046).

  • Larissa Balbino Zanarotti Kuroishi

Possui graduação Bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012). Pós-Graduação Lato Sensu na Faculdade Metropolitana em Psicologia e Saúde Mental em maio/2020 e Neuropsicologia em julho/2020 ambas com duração de 1 ano. Pós-Graduação Lato Sensu no Instituto Nacional de Ensino em Autismo. Mestranda em ciências pelo programa de pós-graduação em psicobiologia da Universidade de São Paulo atuando nas linhas de pesquisa: percepção e psicofísica. Mãe da Catarina Akemi (2018). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4269289334545916).

Iniciação Científica:

Estagiários:

Antigos Alunos:

  • Adriana Campos Balieiro Panico

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1986), especialização em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia(2001), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo(2001) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo(2005). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Barão de Mauá. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: psicofísica, percepção da fala, voz profissional, análise acústica. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2916426130301101).

  • Adriana do Vale Ferreira Bacci

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001). Mestre em ciências pelo Programa de Psicologia da FFCLRP (2004) e doutora em ciências pelo Programa de Psicobiologia da FFCLRP (2008) com projetos de pesquisa relacionados a utilização de escalas para avaliação de dor em Disfunções Temporomandibulares. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0812634851303477).

  • Ana Irene Fonseca Mendes

Possui graduação em Psicologia (1997) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP (FFCLRP-USP), Mestrado (2001) e Doutorado (2008) pelo programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP. Atualmente é Supervisora de Estágio e Colaboradora de Pesquisa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC) da FFCLRP ? USP. Foi Coordenadora do Ambulatório de Terapia Cognitivo-Comportamental no HCFMRP-USP (de 2014 a 2018, em atuação conjunta com os ambulatórios de Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Humor, Esquizofrenia, e Álcool e Drogas). Professora convidada dos Cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Cognitivo-IWP. Conteudista e tutora do EAD do curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental da UNIARA. Atua em clínica particular como Terapeuta Cognitivo-Comportamental atendendo crianças, adolescentes e adultos. Possui Certificação como Terapeuta Cognitivo-Comportamental pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas-FBTC. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/7754518618982180).

  • Bruna Yurie Takasaki Lara Resende

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Mestre no programa de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Tem experiência na área de Educação Física por já ter cursado 2 anos também na Universidade de Brasília. Foi presidente organizacional da Praxis Consultoria Jr. – Empresa Júnior dos estudantes de psicologia da Universidade de Brasília. Realizou pesquisa pelo CNPq na área de Neurociências e estagiou na área de Psicologia Organizacional com Avaliação de Treinamento, Desenvolvimento de Equipes e Liderança no Tribunal de Contas da União, na área de Psicologia da Saúde no Hospital Universitário de Brasília com pessoas que vivem com HIV/AIDS e, também, na área de Psicologia Clínica com atendimento à adultos diagnosticados com Transtorno de Personalidade. Atualmente pesquisa sobre detecção de mentira, empatia e percepção de faces. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6804240218264379).

  • Bruno Marinho de Sousa

Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Ciências, pelo programa de pós-graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP, Universidade de São Paulo – USP. Graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2006). Atualmente é psicólogo clínico e escritor para o blog de divulgação científica “Psicologia Catalão” (psicologiacatalao.com.br/blog/), voltado para divulgação de temas em Psicologia, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Neurociências. Também escreve para o blogPercepto (blogpercepto.blogspot.com/). Área de atuação em pesquisas: Terapia Cognitivo-Comportamental, Saúde Mental, Percepção e Processos Cognitivos. Contato: bruno@psicologiacatalao.com.br. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0610044036068802).

  • Cristina Campos Cunha

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1990), especialização em Pedagogia pela Universidade de Ribeirão Preto(1997), aperfeiçoamento em Odontologia pela Universidade de São Paulo(1994) e aperfeiçoamento em Fonoaudiologia pelo Associação Paulista de Cirurgião Dentistas(1996). Atuando principalmente nos seguintes temas: Pronunciabilidade de Fala, Percepção de Fala, Fala, Prótese Total, desdentado e Miofuncional. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/7280913114755922).

  • Cristina Perin

Doutora na área de Psicobiologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (2010 2014). Possui Mestrado em Ciências na área de Psicobiologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (2006 2008). Graduação em Ciência – Habilitação Plena em Biologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2005). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/7858851998581570).

  • Gabriel Arantes Tiraboschi

 

 

 

 

Graduado em Psicologia pela FFCLRP (USP), mestre e doutor pelo programa de Psicobiologia do Departamento de Psicologia da mesma faculdade, realiza pesquisas sobre os efeitos de videogames sobre a percepção, cognição e comportamento. Colabora com outras linhas de pesquisa do laboratório sobre percepção visual, e tem interesse em temas relacionados a enriquecimento cognitivo, percepção e atenção visual. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/3755428534512686).

  • Gisele Mary Berbare

 

  • Leonardo Gomes Bernardino

Possui graduação (Bacharelado e Formação de Psicólogo) em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e mestrado (2008) e doutorado (2012) em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), com período sanduíche na Universidade de Barcelona (UB). Foi professor substituto no departamento de Processos Psicológicos Básicos na Universidade de Brasília (UnB, 10/2012 – 02/2013) e professor adjunto no Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF, 02/2012 – 07/2015). Atualmente é Professor Associado no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência em Psicologia Experimental, com ênfase em Processos Psicológicos Básicos, trabalhando principalmente com os seguintes temas: psicofísica; processos perceptivos e atentivos; movimentos oculares; métodos de investigação em psicologia experimental; percepção subliminar; e emoção. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4936588375936437).

  • Lina Maria Perilla Rodriguez

Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências na área de Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto e tem formação de Psicóloga pela Fundação Universitária Konrad Lorenz. Tem experiência nas áreas de metodologia de investigação, percepção facial, reconhecimento de faces, atratividade facial, expressão facial, ciclo menstrual, hormônios sexuais e psicologia evolucionista. Atualmente trabalha como editora de seção da língua portuguesa na revista Avances en Psicología Latinoamericana. Também trabalha como tradutora de revistas, artigos científicos e filmes (espanhol-português-espanhol e inglês-espanhol).(Fonte: http://lattes.cnpq.br/6156889829183176).

  • Lívia da Silva Bachetti

Doutorado em Psicobiologia da Universidade de São Paulo, FFCLRP – USP. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ (2013), na linha de pesquisa Saúde Mental. Possui especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004). Têm experiência profissional em saúde mental, atuando como psicóloga em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Ambulatório de Saúde Mental. Trabalhou como professora substituta da UFSJ de setembro à dezembro de 2016. Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de saúde mental, percepção visual de faces, ilusão da máscara côncava, psicofísica visual, síndrome de abstinência do álcool. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/8011445721448007).

  • Luciana Maria da Silva

Docente do Departamento de Saúde Coletiva, Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG. Docente dos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina e tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS-UFTM), área de concentração Criança e Adolescente. Possui graduação em Psicologia (bacharelado e formação de psicólogo) e mestrado e doutorado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Membro efetivo do Núcleo Docente Estruturante e do colegiado do curso de medicina. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização em saúde, parentalidade, famílias em processo de reconfiguração, intervenção psicológica, saúde coletiva e transtornos alimentares. Coordenadora da Liga de Humanização SARAKURA da UFTM. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa e Extensão sobre Oficinas de Parentalidade e Acompanhamento de Famílias em Processo de Reconfiguração, em parceria com a 8a. Promotoria de Justiça de Uberaba-MG. Atuou como psicóloga do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (GRATA) do Hospital das Clínicas da FMRP-USP entre 2003 e 2008. Foi coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié-BA entre 2010 e 2013. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2580791289874240).

  • Maria Amélia Cesari Quaglia

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1979), graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1982) , mestrado (1991) e doutorado (2009) em Psicobiologia pela FFCLRP, Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção visual, percepção de faces, psicofísica visual, habilidades sociais e saúde mental. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2255259169348870).

  • Maria Elisa Kusano

Possui graduação pelo Centro Universitário de Araraquara (2010). Fez mestrado em Psicofísica e Percepção no Programa de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Riberião Preto FFCLRP – USP (2015). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/5955641169873775).

  • Nelson Torro Alves

Possuiu Bacharelado em Psicologia, e Mestrado e Doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, com período de Doutorado na Universidade de Barcelona, Espanha. É Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professor visitante na Université de Lorraine, França, pelo programa CAPES-PrInt (2020-2021). É avaliador do Banco Nacional do Sinaes (BASis) do INEP/MEC em processos de autorização de cursos de graduação em psicologia no Brasil. Diretor Secretário Geral da Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (2020-2022). Foi coordenador do GT Psicobiologia, Neurociências e Comportamento na Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia – ANPPEP (2014-2016). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da UFPB nos biênios 2015 a 2017 e 2017 a 2019. Vice Chefe do Departamento de Psicologia da UFPB no período entre 2011 e 2015. Atualmente, é coordenador regional na UFPB de núcleo do PROCAD ? Amazônia (Cooperação para excelência em pesquisa e ensino interdisciplinares em Neurociências e Comportamento), desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo, sob a coordenação da Universidade Federal do Pará. Em 2019, foi coordenador da Comissão Organizadora Local da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia em João Pessoa – Paraíba. Integra o comitê editorial dos periódicos Estudos de Psicologia/Natal e Journal of Integrative Neuroscience (IF=1,14). Possui mais de 65 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e 30 capítulos de livros. Coordena o Laboratório de Ciências Cognitivas e Percepção na UFPB, com pesquisas nas linhas temáticas: 1) reconhecimento e percepção de faces; e 2) aspectos neuropsicológicos da emoção e cognição nos transtornos psiquiátricos e neurodegenerativos. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/8037098495288980).

  • Patricia Consolo

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestre (2009) e doutora (2015) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo . Tem experiência em estudos experimentais, com ênfase em processos psicológicos básicos, trabalhando especialmente com os temas: percepção e cognição espacial; psicofísica; processos perceptivos e motores; métodos de investigação experimental. Contato: pconsolo@pg.ffclrp.usp.br; pconsolo@convex.com.br. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4697572448268437).

  • Rui de Moraes Júnior

Psicólogo (2009) pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com formação em Neuropsicologia (2016) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC/FMUSP. Enquanto membro do Laboratório de Percepção e Psicofísica, obteve o título de Mestre (2012) e Doutor (2016) em Ciências (área: Psicobiologia) pela Universidade de São Paulo – USP, campus Ribeirão Preto. Durante o doutorado, realizou estágio de um ano no Visual Perception and Psychophysics Laboratory da Université de Montréal – UdeM, no Canadá. Foi docente da Universidade do Vale do Paraíba – Univap, lotado na Faculdade de Educação e Artes, durante a abertura do curso de Psicologia (2017-2018). Desde 2018 é Professor (Adjunto I) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB, onde é afiliado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento. Atua na área de Psicologia Experimental: Percepção, utilizando principalmente paradigmas comportamentais e métodos psicofísicos. Coordena o Grupo de Pesquisa em Percepção Visual da UnB. Contato: rui.moraes@unb.br | Divulgação científica: eupercebo.unb.br. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/8244408290645228).

  • Sandra Regina de Arruda Costa Antico

Graduada em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto (1991), Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) com ênfase em inteligência artificial e Doutora em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto (2015). Atua no ensino pesquisa e extensão. Habilidade em liderança, comunicação e comprometimento com resultados. Professora e coordenadora acadêmica do laboratório de informática para atividades de pesquisa e ensino por 20 anos na Universidade de Ribeirão Preto, onde desenvolveu forte habilidade em liderança, auxiliar estudantes em pesquisas, sobretudo, preparar alunos para o mercado de trabalho. Trabalha diretamente com os alunos para entregar projetos complexos em informações de tecnologia relacionadas à infraestrutura, desenvolvimento de software e bioinformática. Experiente no campo de Biotecnologia com ênfase em Bioinformática, tutora do Programa Educacional Tutorial em Biotecnologia da Universidade de Ribeirão Preto – PetBiotec.

  • Silvia Helena Piantino Silveira

Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), pós graduada em Educação Especial pela Universidade de Franca (1998), pós graduada em Educação Física (1996), Bacharel em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Universidade de Ribeirão Preto (1978), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de Franca (1998) e Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto (1981). Atuou como Coordenadora e professora do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Superior de Educação Paraiso; professora no Curso de Educação Física da Universidade Paulista – Campus Ribeirão Preto (2006-2017); professora no Curso de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda- Ribeirão Preto (graduação e pós graduação 2007-2017); professora no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto (graduação e pós graduação 2001- 2013) e professora titular aposentada de Educação Física da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1988-2014). Atualmente é professora capacitadora de Goalball do Programa Educação Paralímpica do CPB-Comitê Paralímpico Brasileiro e Árbitra Nacional de Goalball da CBDV-Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais desde 2002 e da FPDC- Federação Paulista de Desportos para Cegos.Fundou em 1998, com vários profissionais e educadores, a ADEVIRP-Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, participando de sua Diretoria e atuando voluntariamente como professora de Educação Física Adaptada, atualmente é Coordenadora voluntária de Esportes. Tem experiência na área de Educação Física, Pedagogia e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Educação Especial e Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, locomoção, educação física e estratégias educacionais, Educação Física Escolar e Educação Inclusiva, com experiência na área a 39 anos. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6025610014672547).