Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Facebook

Cursos

Informações Gerais

Duração mínima: 12 meses.

Duração máxima: 33 meses.

O aluno de Mestrado deverá integralizar 96 (noventa e seis) unidades de créditos, no mínimo, sendo 28 (vinte e oito) unidades de crédito em disciplinas e 68 (sessenta e oito) unidades de crédito relativas à elaboração da dissertação.

Como Ingressar

O interessado no curso de Mestrado em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo deve, primeiramente, entrar em contato com um orientador deste Programa, que atue na área de pesquisa de seu interesse, para que seja orientado sobre o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Com o aceite de um orientador, o interessado pode se inscrever no processo se seleção, que ocorre semestralmente nos moldes disponíveis em Edital específico divulgado nesta página, em “Ingresso”, “Mestrado”, “Edital”.

Bolsas de Estudo:

O Programa de Pós-graduação em Psicologia possui bolsas de Demanda Social (Cota Institucional) de Mestrado da CAPES e do CNPq, além da cota de bolsas CAPES distribuída pela Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade de São Paulo. O valor mensal da bolsa de Mestrado é, atualmente, de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) e pode durar até 24 meses.
Além dessas, é possível obter bolsas de Mestrado e Doutorado por meio de solicitações específicas para a FAPESP e outras agências de fomento à pesquisa, sendo iniciativa própria do aluno e de seu orientador.
O aluno ingressante no Mestrado deve declarar, em até 4 dias úteis após o período oficial de matrícula, interesse em bolsa a partir de formulário específico a ser entregue na Secretaria de Programa. Assim, o aluno ingressante entrará na lista de candidatos ao recebimento de bolsas CAPES e CNPq de Demanda Social, sendo que os alunos que manifestaram interesse no semestre anterior e que ainda não foram contemplados permanecerão na lista atualizada.
A classificação dos mestrandos interessados em pleitear as bolsas será realizada mediante o cálculo de duas avaliações:
1 – Nota final (de 0 a 10) da seleção de Mestrado, com peso 2;
2 – Nota (de 1 a 10) referente ao tempo de matrícula no PPG (contado a partir da data de matrícula no Sistema Janus), com peso 1. Essa nota será calculada considerando o valor de 0,30, que corresponde à nota máxima (10) dividida pelo número de meses máximo para o Mestrado (33 meses). Portanto, refere-se à nota de cada mês corrido a partir do tempo de matrícula do candidato. Assim, o número de meses em que o candidato já está realizando suas atividades de mestrado a partir do mês de matrícula será multiplicado pelo valor 0,30 e o resultado será considerado a nota do tempo de matrícula. Alunos ingressantes serão considerados como tendo um mês de matrícula, para fins de cálculo da nota.
Cálculo das notas: com as duas notas em mãos, a comissão de bolsas do Programa realizará o cálculo da nota final para a lista de classificação para distribuição das bolsas, que será composta da seguinte forma:

[(nota final do processo seletivo de ingresso na PG X 2) + (nota do tempo de matrícula X 1)] / 3

Em caso de empate de dois ou mais alunos, será considerada como primeiro critério para desempate a maior nota final do projeto de pesquisa no processo seletivo do aluno. Como segundo critério para desempate será considerado o maior tempo de matrícula no Programa. Cada aluno poderá manifestar interesse no processo em que foi selecionado e no seguinte.
A lista classificatória dos alunos interessados em bolsas será atualizada cinco dias úteis após a finalização do prazo destinado à declaração de interesse dos alunos, e terá validade a contar de sua publicação no mural da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, até a divulgação de nova classificação.
Casos omissos neste documento serão resolvidos em reunião ordinária da CCP.

Informações Gerais:

Duração mínima: 24 meses

Duração máxima: 45 meses

O aluno de Doutorado deverá integralizar 160 (cento e sessenta) unidades de créditos, no mínimo, sendo 16 (dezesseis) unidades de crédito em disciplinas e 144 (cento e quarenta e quatro) unidades de crédito relativas à elaboração da tese.

Como Ingressar:

O interessado no curso de Doutorado em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo deve, primeiramente, entrar em contato com um orientador deste Programa, que atue na área de pesquisa de seu interesse, para que seja orientado sobre o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Com o aceite de um orientador, o interessado pode se inscrever no processo se seleção, que ocorre no formato de fluxo contínuo, nos moldes disponíveis em Edital específico divulgado nesta página, em “Ingresso”, “Doutorado”, “Edital”. O calendário de seleções estará sempre disponível nesta página, em “Ingresso”, “Doutorado”, “Exame de Seleção“.

Bolsas de Estudo:

O Programa de Pós-graduação em Psicologia possui bolsas de Demanda Social (Cota Institucional) de Doutorado da CAPES e do CNPq, além da cota de bolsas CAPES distribuída pela Pró-Reitoria de Pós-graduação da Universidade de São Paulo. O valor mensal da bolsa de Doutorado é, atualmente, de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) e pode durar até 48 meses.
Ao ser aprovado no processo seletivo, ou tendo sido aprovado em mudança de curso de Mestrado para Doutorado, o aluno deve declarar interesse em bolsa, em até 5 dias úteis, após a divulgação do resultado de cada processo seletivo de Doutorado ou homologação de mudança de curso pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, a partir de formulário específico a ser entregue na Secretaria do Programa (modelo disponível em http://sites.usp.br/psicologiarp/formularios-2/). A classificação dos doutorandos interessados em pleitear as bolsas será realizada mediante o cálculo de duas avaliações:
1 – nota final (de 0 a 10) da seleção de Doutorado (ou de Mestrado, no caso de mudança de curso de Mestrado para Doutorado Direto), com peso 2;
2 – nota (de 1 a 10) referente ao tempo de desenvolvimento das atividades no doutorado, com peso 1. Para o aluno regular do Doutorado, essa nota será calculada considerando o valor de 0,22 para cada mês a partir da matrícula, que corresponde à nota máxima (10) dividida pelo número de meses máximo para o Doutorado (45 meses). Para o aluno que tenha mudado de curso (mestrado para doutorado) será considerado o tempo a partir da data da homologação do Exame de Qualificação no Mestrado, considerando o mesmo valor de 0,22 para cada mês. Alunos ingressantes serão considerados como tendo um mês de matrícula, para fins de cálculo da nota.
Cálculo das notas: com as duas notas em mãos, a comissão de bolsas do Programa realizará o cálculo da nota final para a lista de classificação para distribuição das bolsas, que será composta da seguinte forma:

[(nota final do processo seletivo de ingresso na PG X 2) + (nota do tempo de matrícula X 1)] / 3

Em caso de empate de dois ou mais alunos, será considerada como primeiro critério para desempate a maior nota final do projeto de pesquisa no processo seletivo do aluno. Como segundo critério para desempate será considerado o maior tempo de matrícula no Programa. A lista classificatória dos alunos interessados em bolsas será atualizada após cada processo seletivo. A data de divulgação da lista será de 5 dias úteis após o término do prazo para declaração de interesse dos alunos. O aluno em mudança de curso de Mestrado para Doutorado, entrará na primeira lista posterior à sua manifestação de interesse. A lista terá validade a contar de sua publicação no mural da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, até a divulgação de nova classificação proveniente do processo seletivo seguinte. O tempo de permanência na fila de espera para bolsa será de dois anos, a contar da data de matricula do aluno, ou de mudança de curso de Mestrado para Doutorado.
Além dessas, é possível obter bolsas de Mestrado e Doutorado por meio de solicitações específicas para a FAPESP ou outras agências de fomento à pesquisa, sendo iniciativa própria do aluno e de seu orientador.
Casos omissos neste documento serão resolvidos em reunião ordinária da CCP.


INSTRUÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS:

Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.

O INTERESSADO DEVERÁ PROVIDENCIAR:

DOCUMENTAÇÃO: Através de requerimento disponível no site da Faculdade: www.ffclrp.usp.br – Pós-Graduação – Formulários, Aluno Especial Pré-Matrícula, acompanhado da documentação obrigatória abaixo:

a) Diploma do Curso Superior (frente e verso) ou Atestado de Conclusão com data de Colação de Grau (na data da pré-matrícula o aluno já deverá ter colado grau); – (cópia simples)

b) Cédula de Identidade (a carteira de habilitação não é aceita para fins acadêmicos); – (cópia simples)

c) CPF; – (cópia simples) – não será aceito carteira de motorista.

d) Título de Eleitor; – (cópia simples)

e) Certificado de Reservista; – (cópia simples)

f) uma foto 3 x 4 (não será aceita foto digitalizada)

g) alunos de Graduação da USP só poderão cursar disciplinas desde que estejam realizando Iniciação Científica, para isso deverão trazer carta de encaminhamento do orientador à CPG, solicitando autorização de sua pré-matrícula, certificando que o aluno realiza atividades de iniciação científica. Se estiver cursando pós-graduação “stricto sensu” em instituição pública, trazer “Atestado de Matrícula”.

LOCAL: A pré-matrícula será feita pessoalmente pelo candidato, ou via correio, para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Serviço de Pós-Graduação (Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900 – Campus da USP – Serviço de Pós-Graduação à Rua Clóvis Vieira Casa 37 – Ribeirão Preto – SP, CEP: 14040-901).

HORÁRIO: das 08 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 horas.

RESULTADO DA SELEÇÃO DE PRÉ-MATRÍCULA: O candidato deverá entrar em contato no Serviço de Pós-Graduação, através do e-mail (posgraduacao@listas.ffclrp.usp.br , uma semana antes do início da disciplina.

– NÃO SERÃO ACEITAS PRÉ-MATRÍCULAS COM DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE DE 2017 3 – ESTE SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO NÃO PROVIDENCIARÁ CÓPIA DE DOCUMENTOS.

Clique aqui para acessar ao Material Didático, no Portal FFCLRP.