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Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
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Orientações para Depósito

DOCUMENTAÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

O material de qualificação deve estar nos moldes da dissertação ou tese a ser defendida, contendo capa, folha de rosto, sumário, resumo e o texto. Não há necessidade de incluir a banca examinadora, ficha catalográfica ou abstract nos exemplares da qualificação.
O aluno deverá enviar para a secretaria do Programa, através do e-mail posgraduacao.psicologia@ffclrp.usp.br, a documentação a seguir:

  • • Formulário “Solicitação de Exame de Qualificação” (indicação da banca), disponível no link https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/formularios-2/
    • – com assinatura do orientador, em formato pdf e
    • – sem assinatura do orientador, em arquivo Word;
  • • Texto do trabalho de qualificação, no formato pdf.
  • • Formulário “Solicitação de exame de qualificação por meio totalmente remoto”, disponível no link https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/formularios-2/, caso tenha intenção de realizar o EQ de forma totalmente remota.

Aconselhamos que o depósito da qualificação seja realizado até o último dia de depósito do Programa (ver calendário da CCP: https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/apresentacao/#calReunioes) anterior ao prazo limite do Janus (ver Ficha do Aluno no sistema Janus).

O aluno deve depositar os seguintes documentos no Sistema Janus – menu Depósito:

  • • Formulário “Autorização de depósito”, em pdf, disponível no link https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/formularios-2/;
  • • Diploma de graduação (frente e verso), em pdf;
  • • RG (não serão aceitas carteira de motorista ou carteira funcional), em pdf;
  • • Ficha do aluno (Janus), em pdf;
  • • Formulário “Solicitação de Defesa” (indicação da banca), disponível no link https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/formularios-2/:
    • – com assinatura do orientador, em formato pdf e
    • – sem assinatura do orientador, em arquivo Word;
  • • Versão eletrônica em formato PDF da dissertação;
  • • Relatório Anual de Atividades Discentes (Período: outubro do ano anterior até o mês que está realizando o depósito);
  • • Para alunos matriculados no regimento anterior (data da matrícula entre 06/11/2014 e 28/05/2019): manuscrito científico derivado de sua pesquisa.
  • • Para os alunos matriculados no regimento em vigor (data da matrícula a partir de 28/05/2019): se a sua Dissertação de Mestrado for na forma tradicional, nos enviar o manuscrito científico derivado de sua pesquisa. Caso, sua Dissertação de Mestrado seja na forma de coletânea de artigos, ela deverá ser composta por no mínimo dois artigos, sendo que os artigos deverão estar submetidos ou aprovados, e você deverá apresentar o comprovante de submissão e, no caso de já aprovados, você deverá nos enviar a anuência das Editoras para a publicação de cada um dos artigos na Dissertação.

IMPORTANTE: Não deixar para fazer o depósito no último dia do seu prazo, pois se houver algum problema e não conseguirem resolver no mesmo dia, você será desligado.

Dúvidas frequentes no momento no depósito da dissertação:

Quando devo realizar meu depósito da defesa?
Aconselhamos que o depósito do material de defesa seja realizado até o último dia de depósito do Programa (ver calendário da CCP: https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/apresentacao/#calReunioes) anterior ao prazo limite do Janus (ver Ficha do Aluno no sistema Janus)

Existe alguém norma para escrita da tese?
O item XII.1 do Regulamento deste Programa estabelece que “O trabalho final do curso de Mestrado será na forma de dissertação, contendo os exemplares impressos frente e verso, redigidos segundo normas da American Psychological Association (APA), definidos pela publicação ‘Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte II (APA)’ publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponível no portal de teses da Universidade de São Paulo”.

Quanto tempo tenho para agendar minha defesa após o depósito?
O aluno deve defender em até 105 dias após a aprovação do material pela CPG ou será desligado do sistema. Porém, é importante que haja um intervalo entre o depósito e o exame, pois a secretaria do Programa precisa passar a solicitação de defesa em reunião da CCP e encaminhar para a CPG que avaliará na sua reunião; o Serviço de Pós-Graduação deve agendar a sala, fazer e encaminhar os ofícios convites por correio aos membros da banca. Além disso, os membros da banca precisam de alguns dias para receber e ler o material impresso. Diante disso, solicitamos que haja intervalo de ao menos 30 dias entre a aprovação da banca pela CPG e a data da defesa.

Quem faz contato com os membros da banca?
O orientador deve entrar em contato com os membros que planeja sugerir para compor a banca para saber suas disponibilidades de participação. Após a aprovação da banca pela CCP e pela CPG, o orientador contata os membros da banca para agendar uma data e horário para realização do exame. O aluno ou orientador encaminha essas informações para o Serviço de Pós-graduação, que deverá cuidar das demais providências.

Quanto tempo tenho de apresentação na hora da defesa da dissertação?A defesa de dissertação tem duração máxima de quatro horas e deve ser distribuída da seguinte maneira: uma hora para apresentação do aluno e as demais três horas para exposição dos membros da banca e elaboração da ata da defesa com o resultado final.

O aluno deve depositar/enviar os seguintes documentos para a secretaria do Programa, através do e-mail posgraduacao.psicologia@ffclrp.usp.br:

  • • Formulário “Autorização de depósito”, em pdf, disponível no link https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/formularios-2/;
  • • Diploma de graduação (frente e verso), em pdf;
  • • Diploma de mestrado (frente e verso), em pdf;
  • • RG (não serão aceitas carteira de motorista ou carteira funcional), em pdf;
  • • Ficha do aluno (Janus), em pdf;
  • • Formulário “Solicitação de Defesa” (indicação da banca), disponível no link https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/formularios-2/
    • – com assinatura do orientador, em formato pdf e
    • – sem assinatura do orientador, em arquivo Word;
  • • Versão eletrônica em formato PDF da tese;
  • • Relatório Anual de Atividades Discentes (Período: outubro do ano anterior até o mês que está realizando o depósito);
  • • Para alunos matriculados no regimento anterior (data da matrícula entre 06/11/2014 e 28/05/2019): manuscrito científico derivado de sua pesquisa e o respectivo comprovante de submissão deste manuscrito a um periódico científico indexado.
  • • Para os alunos matriculados no regimento em vigor (data da matrícula a partir de 28/05/2019): se a sua tese de Doutorado for na forma tradicional, nos enviar o manuscrito científico derivado de sua pesquisa e respectivo comprovante de submissão deste manuscrito a um periódico científico indexado. Caso, a sua tese de doutorado seja na forma de coletânea de artigos, deverá ser composta por no mínimo três artigos, sendo que os artigos deverão estar submetidos ou aprovados; você deverá nos enviar o comprovante de submissão e, no caso de já aprovados, deverá nos enviar a anuência das Editoras para a publicação de cada um dos artigos na Tese.

IMPORTANTE: Não deixar para fazer o depósito no último dia do seu prazo, pois se houver algum problema e não conseguirem resolver no mesmo dia, você será desligado.

Dúvidas frequentes no momento no depósito da tese:

Quando devo realizar meu depósito da defesa?

Aconselhamos que o depósito do material de defesa seja realizado até o último dia de depósito do Programa (ver calendário da CCP: https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/apresentacao/#calReunioes) anterior ao prazo limite do Janus (ver Ficha do Aluno no sistema Janus).

Existe alguém norma para escrita da tese?

O item XII.1 do Regulamento deste Programa estabelece que “O trabalho final do curso de Doutorado será na forma de tese, contendo os exemplares impressos frente e verso, redigidos segundo normas da American Psychological Association (APA), definidos pela publicação ‘Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte II (APA)” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponível no portal de teses da Universidade de São Paulo’.”

Quanto tempo tenho para agendar minha defesa após o depósito?

O aluno deve defender em até 105 dias após a aprovação do material pela CPG ou será desligado do sistema. Porém, é importante que haja um intervalo entre o depósito e o exame, pois a secretaria do Programa precisa passar a solicitação de defesa em reunião da CCP e encaminhar para a CPG que avaliará na sua reunião; o Serviço de Pós-Graduação deve agendar a sala, fazer e encaminhar os ofícios convites por correio aos membros da banca. Além disso, os membros da banca precisam de alguns dias para receber e ler o material impresso. Diante disso, solicitamos que haja um intervalo de ao menos 30 dias entre a aprovação da banca pela CPG e a data da defesa.

Quem faz contato com os membros da banca?

O orientador deve entrar em contato com os membros que planeja sugerir para compor a banca para saber suas disponibilidades de participação. Após a aprovação da banca pela CCP e pela CPG, o orientador contata os membros da banca para agendar uma data e horário para realização do exame. O aluno ou orientador encaminha essas informações para o Serviço de Pós-graduação, que deverá cuidar das demais providências.

Quanto tempo tenho de apresentação na hora da defesa da tese?

A defesa de tese tem duração máxima de seis horas e deve ser distribuída da seguinte maneira: uma hora para apresentação do aluno e as demais cinco horas para exposição dos membros da banca e elaboração da ata da defesa com o resultado final.