Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
FacebookTwitterInstagramYoutube

Ingresso


Qual a periodicidade do Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado?

O processo de seleção de candidatos/as ao Mestrado em Psicologia ocorre duas vezes ao ano,conforme publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo. Os processos começam no iníciode cada semestre. Para fins de organização, o/a candidato/a precisa considerar que, casoaprovado/a, a matrícula no Mestrado se dará sempre no semestre seguinte ao processo seletivo.


Quantas vagas são abertas para o ingresso no Mestrado?

Em cada processo seletivo, são abertas, geralmente, 15 vagas, disponibilizadas após consultaaos/às orientadores e avaliação do fluxo de discentes no nosso Programa.


Que graduação preciso ter para me inscrever no processo seletivo?

Podem inscrever-se portadores de diploma de curso superior em Psicologia ou cursos afins. Nosso Programa reconhece que a Psicologia produz conhecimento também em áreasfronteiriças à Psicologia. Dessa forma, portadores de diploma de cursos que tenham relação com conhecimento produzido também na Psicologia, poderão se candidatar.


Como faço para me inscrever no Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado?

O primeiro passo é manifestar interesse pelas linhas de pesquisa e orientação no nosso Programa. Na aba Pré-Inscrição, o/a candidato/a deverá preencher o Formulário sobre interesse em Pós-Graduação. Após a Pré-Inscrição, o/a candidato será orientado/a em relação à existência ou não de vaga disponível, para a temática que deseja desenvolver seu mestrado, por algum/a orientador/a do Programa. Contatos diretos com os/as docentes do programa, após o preenchimento do Formulário da Pré-Inscrição, também podem ser feitos. Com o projeto elaborado sob orientação do/a possível futuro orientador/a, que emitirá uma carta de aceite e anuência ao projeto, o/a candidato poderá participar do processo seletivo, atentando para a apresentação de toda a documentação exigida no Edital. Na aba Edital estão as diretrizes do processo seletivo. Atentem-se, no Edital, para os exames de proficiência que são exigidos e para os seus prazos de validade.


Como saber sobre as linhas de pesquisa e orientação no Programa?

Na aba Orientadores da nossa página, estão listados/as os/as docentes que fazem parte do Programa, com as respectivas linhas de pesquisa. Indicamos que, antes do contato, o/a candidato conheça as publicações e as demais produções acadêmicas dos docentes, pois esse conhecimento colabora para que o/a candidato/a avalie se sua ideia de projeto possui possibilidades de desenvolvimento considerando as temáticas de pesquisa e os referenciais teóricos e metodológicos dos/as docentes.


Onde faço a minha inscrição?

As inscrições são feitas no Serviço de Pós-Graduação da faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Ribeirão Preto – FFCLRP-USP (https://www.ffclrp.usp.br/posgraduacoes/index.php).


A documentação está entregue. Já tenho minha inscrição garantida?

Após a entrega da documentação ela será analisada quanto á sua adequação. Serão aceitas as inscrições cuja documentação atenda todas as exigências do Edital e do Programa. Caso haja problemas na documentação, a inscrição não será homologada e o/a candidato/a não poderá participar do processo seletivo.


No que consiste o Processo Seletivo para Ingresso no Mestrado?

A cada processo, uma Comissão de Seleção constituída pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (CCP) em Psicologia conduzirá a seleção. O/a candidato/a será avaliado pela análise de três quesitos: prova escrita presencial (peso 1) de caráter eliminatória, projeto de pesquisa (peso 2) e currículo (peso1). Excepcionalmente, em virtude da pandemia, considerando prejuízos que a exigência da prova escrita causa ao/à candidato/a diante da complexidade das condições exigidas para a sua realização, a CCP aprovou, no Edital para ingresso no primeiro semestre de 2021, a substituição da prova escrita pela arguição oral do projeto realizada de modo remoto, sem caráter eliminatório.


Já estou inscrito/a. Como saber sobre as informações do processo de seleção de que
estou participando?

Todas as informações do processo seletivo estarão disponíveis na aba Ingresso – Mestrado na página do nosso Programa. Fique sempre atento/a. As datas especificas de cada processo estão explícitas no respectivo Edital. As datas das atividades avaliativas que exigem a participação do/a candidato/a também estarão disponibilizadas nessa aba.


Fui aprovado/a no Processo seletivo. Como realizo minha matrícula?

A matrícula é feita em período estipulado pelo Serviço de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). O/a candidato/a precisa cumprir o prazo para garantir sua matrícula. Na página do Serviço (https://www.ffclrp.usp.br/posgraduacoes/index.php) estão disponíveis as exigências para a matrícula e dos documentos adicionais. Caso nessa etapa seja identificada alguma inconsistência nos documentos a matrícula não poderá ser realizada.


Tenho interesse em me candidatar a bolsa do Programa. O que preciso fazer?

O/a ingressante no Mestrado deve declarar, em até 4 dias úteis após o período oficial de matrícula, interesse em bolsa a partir de formulário disponível na página Serviço de PósGraduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), na aba Formulário – Matrícula – Declaração de Interesse em Bolsa – Psicologia). Detalhes sobre as bolsas são encontrados na aba Bolsas da página do nosso Programa.


Inscrição no Processo Seletivo do Mestrado

As inscrições serão recebidas por meio do envio da documentação ao Serviço de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Enquanto as medidas de distanciamento social em virtude da pandemia de COVID-19 perdurarem, a documentação deverá ser enviada por email para posgraduacao@listas.ffclrp.usp.br

O/a candidato/a deverá encaminhar (cada documento ou cópia em um arquivo separado, em PDF):

  • Requerimento de inscrição (disponível no site: www.ffclrp.usp.br – Pós-Graduação – Formulários – Inscrição – Pós-Graduação);
  • Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
  • Cédula de Identidade – RG (não é aceita a carteira de habilitação para fins acadêmicos);
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino)
  • Cópia do passaporte para os candidatos estrangeiros;
  • Diploma de curso superior (frente e verso), ou certificado de conclusão com colação de grau ou declaração da Instituição de Ensino de que o candidato cursa o último semestre;
  • Histórico escolar do curso superior;
  • “Curriculum Vitae” (em arquivo único e formato PDF), documentado, com comprovantes em anexo obrigatoriamente numerados na ordem de apresentação, confeccionado de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa – disponíveis no site https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/Formulários – Inscrição – Curriculum Vitae Modelo Obrigatório (PG de Psicologia)
  • Projeto de Pesquisa (em arquivo único e formato PDF), confeccionado, obrigatoriamente, de acordo com as seguintes normas: ter no máximo 20 páginas incluindo as referências bibliográficas, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, A4, com numeração das páginas e endossado (assinado) pelo orientador. No caso de o projeto conter anexos, os mesmos deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 11;
  • Certificado de proficiência em inglês, espanhol ou em francês, dentro do prazo de validade de 03 anos, conforme as especificações a saber:
    • a) Inglês: TEAP (Test of English for Academic Purposes), na área de Ciências Humanas, com nota mínima igual a 70 pontos; TOEFL – IBT (Test of English as a Foreign Language – Internet Based Test), com nota mínima igual a 71 pontos; TOEFL – ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program), com nota mínima igual a 527 pontos; IELTS (International English Language Testing System), com nota mínima igual a 6; Cambridge Exam CAE, com nota “apto” para o nível B2.
    • b) Espanhol: TEPLE (Test de Proficiencia em la Lengua Española), com nota mínima igual a 70 pontos; DELE (Diploma de Español como Lengua Estranjera), com nota “apto” para o nível B2.
    • c) Francês: ELFA (Examen de Lecture em Français pour des Buts Académiques), com nota mínima igual a 70 pontos; DELF (Diplôme d’Études em Langue Française), com nota “apto” para o nível B2; DALF (DiplômeApprofondi de Langue Française), com nota “apto” para o nível C1; TCF (Test de Connaissance du Français), com nota “apto” para o nível B2. Caso o candidato possua como língua materna uma das línguas cujas proficiências são aceitas por este Programa, devidamente comprovada por meio de histórico escolar do país de origem, será dispensado da apresentação desse exame de proficiência em língua estrangeira na inscrição para o processo seletivo do Mestrado.
  • Formulário Padrão de Justificativa, modelo obrigatório, disponível no site do Programa https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/ – Formulários – Inscrição – Formulário Padrão de Justificativa (PG de Psicologia).
  • Termo de Compromisso do Orientador, modelo obrigatório, a ser preenchido com declaração do orientador sobre aceite de orientação, disponível no site do Programa https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/ – Formulários – Inscrição – Termo de Compromisso Orientador (Psicologia).
  • Termo de Anuência de Participação do Processo Seletivo por meio Remoto, disponível no site do Programa https://sites.usp.br/psicologiarp/pb/ – Formulários – Inscrição – Termo de Anuência de Participação do Processo Seletivo por meio Remoto (Psicologia)

Em breve.

O processo de seleção de candidatos ao Doutorado em Psicologia ocorre na forma de fluxo contínuo, sendo publicado edital específico anualmente em Diário Oficial do Estado de São Paulo. Podem inscrever-se no processo seletivo os portadores de diploma de curso superior em Psicologia ou cursos afins, em qualquer momento do ano, exceto nos meses de janeiro, julho e dezembro.Aos candidatos para o nível de Doutorado, cujas inscrições forem deferidas pela coordenação da área, o exame de seleção consistirá nas seguintes atividades avaliativas: Apresentação (em até 20 minutos) e defesa oral de projeto de pesquisa frente a uma comissão de seleção (peso 2); Análise do projeto de pesquisa escrito (peso 2) e Análise do Curriculum Vitae (peso 1).

Será considerado aprovado o candidato que obtiver média, nas três avaliações acima descritas, com valor igual ou superior a 7,0 (sete).

Cronograma do Processo Seletivo de Doutorado

Documentação Necessária para Inscrição no Processo Seletivo de Aluno Regular

  • – Preencher o requerimento (disponível no site: www.ffclrp.usp.br – Pós-Graduação: Formulários), e entregar no Serviço de Pós-graduação acompanhado da documentação abaixo:
  • – cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
  • – cópia da Cédula de Identidade – RG (não é aceita a carteira de habilitação para fins acadêmicos);
  • – cópia do CPF;
  • – cópia do Título de Eleitor;
  • – cópia do Certificado de Reservista;
  • – cópia do passaporte para os candidatos estrangeiros;
  • – cópia frente e verso do diploma de curso superior;
  • – cópia do histórico escolar do curso superior;
  • – cópia frente e verso do diploma de Mestrado ou Certificado de Conclusão acompanhado da declaração da Portaria de Reconhecimento do curso (exceto para casos de doutorado direto);
  • – cópia do histórico escolar do Mestrado (exceto para casos de doutorado direto);
  • – Formulário Padrão de Justificativa – modelo obrigatório – disponível no site;
  • – Termo de Compromisso do Orientador – modelo obrigatório – disponível no site;
  • – “Curriculum Vitae” documentado com comprovantes em anexo obrigatoriamente numerados na ordem de apresentação (confeccionado de acordo com as normas estabelecidas pelo programa – disponível no site e impresso, obrigatoriamente, frente/verso);
  • – “Curriculum Vitae” em formato PDF, CD-ROM, sem anexos (arquivo único);
  • – Exemplar da Dissertação de Mestrado (exceto para casos de doutorado direto);
  • – Três (3) cópias do Projeto de Pesquisa confeccionado, obrigatoriamente, de acordo com as seguintes normas:ter no máximo 20 páginas incluindo as referências bibliográficas, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, impressão frente/verso em papel A4 e endossado pelo orientador (orientador deve assinar a capa do projeto). No caso de o projeto conter anexos, os mesmos deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 11, impresso ou fotocopiado frente/verso.
  • – Versão do Projeto de Pesquisa em formato PDF, CD-ROM (arquivo único).
  • – o candidato, portador de diploma de Mestre deverá apresentar cópia do certificado de proficiência em língua estrangeira, diferente da realizada no curso de mestrado.
  • – o candidato que não for portador do título de Mestre, deverá apresentar cópia dos certificados de proficiência em duas línguas estrangeiras.
Em breve.