Objetivos:
Este projeto tem por objetivo a preparação e utilização de nanopartículas porosas sintéticas sob medida para melhorar as funções ecossistêmicas do solo e sequestro de carbono.
Os objetivos gerais são:
i) aumentar o potencial do solo para armazenar CO2;
ii) contribuir para desacelerar os ciclos biogeoquímicos de Nitrogênio (N), Enxofre (S), Carbono (C) e água, por meio da inclusão de nanopartículas;
iii) auxiliar na resiliência a eventos climáticos extremos, melhorando o desempenho agrícola e ambiental.
Parceria e financiamento: Shell Brasil.
Agradecemos o apoio do RCGI – Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (23.1.8493.1.9), sediado na Universidade de São Paulo (USP) e patrocinado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2020/15230-5) e Shell Brasil, assim como à importância estratégica do apoio da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) por meio da regulamentação da taxa de P&DI.
Equipe: A equipe do projeto é multidisciplinar, com mais de 40 anos de experiência em mineralogia do solo, sensores para solos tropicais e síntese de novos materiais. Engenheiros Agrônomos, Químicos, Biólogos, Engenheiros da Computação e Administradores trabalham em colaboração. Os estudos compreendem a síntese de novos materiais sob medida para solos tropicais, ensaios em casa de vegetação e unidades experimentais em áreas produtivas em Minas Gerais e São Paulo. A equipe visa impactos positivos e soluções sustentáveis focando no solo, onde começa o agronegócio e grande parte das soluções da natureza.

Saiu na mídia. Veja notícias e reportagens com a equipe do projeto:
Startups brasileiras de alta tecnologia somam esforços para a transição energética
Novas técnicas apuram identidade dos solos
Startups de alta tecnologia terão papel fundamental na transição energética
Coordenação Geral
Liane Marcia Rossi – Instituto de Quimica (IQ) da Universidade de São Paulo. Link FAPESP.
Representante Universidade:
José Marques Júnior – Grupo de Pesquisa CSME/UNESP Jaboticabal Link FAPESP.
Representantes DeepTechs (startups tecnológicas):
Dagoberto de Oliveira Silva – Diretor MofTech. Link Lattes.
Diego Silva Siqueira – Diretor Quanticum. Link FAPESP.