Tipo de projeto: Pesquisa Aplicada
Objetivo: O objetivo é identificar, caracterizar e modelar as unidades litológicas da Formação Rio Bonito da Bacia Sedimentar do Paraná como reservatórios geológicos de CO2, com capacidade de armazenar quantidades compatíveis com as quantidades emitidas pelas usinas de etanol do Estado de São Paulo e de áreas vizinhas, visando atingir emissões negativas de CO2. Investigação dos processos de mineralização de CO2 combinando simulações moleculares, fluidodinâmicas computacional e ensaios experimentais.
Parceria e financiamento: Shell Brasil
Agradecemos o apoio do RCGI – Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (23.1.8493.1.9), sediado na Universidade de São Paulo (USP) e patrocinado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2020/15230-5) e Shell Brasil, assim como à importância estratégica do apoio da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) por meio da regulamentação da taxa de P&DI.
Área: Biocombustível.
Tema: Bioetanol.
Subtema: Produção de Bioetanol.
Coordenador do Projeto:
Colombo Celso Gaeta Tassinari – Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/Universidade de São Paulo.
(Link FAPESP)
Vice Coordenadora do Projeto:
Lucy Gomes Sant’Anna – Instituto de Energia e Ambientee (IEE) e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)/ Universidade de São Paulo.
( Link FAPESP)