Liane Rossi, professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Programa CCU do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI – USP), apresentou a palestra “O Desafio do CO2 no Brasil: Caminhos para um Baixo-Economia de Carbono” durante cerimônia na Biblioteca Bernadotte do Palácio Real de Estocolmo, Suécia.
A Professora Rossi tem desenvolvido atividades na Universidade de Estocolmo como Professora Convidada no Departamento de Química Orgânica desde que foi premiada com a cátedra King Carl XVI Gustaf em Ciências Ambientais para o ano 2023/2024. Ela é a 28ª detentora deste prestigiado prêmio do Fundo de 50 anos do Rei Carl XVI Gustaf para Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. A palestra do Professor Rossi ocorreu durante uma cerimônia em que o Rei concedeu bolsas de estudo do mesmo Fundo Real a doze jovens investigadores. Após a palestra, o Rei convidou a Prof. Rossi para discutir seus pensamentos sobre a transição energética e as pesquisas que está desenvolvendo no Brasil e na Suécia.
O Fundo do 50º Aniversário do Rei Carl XVI Gustaf para Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente foi fundado em 1996 para comemorar o 50º aniversário do rei sueco. O objetivo era promover pesquisas, desenvolvimento tecnológico e empreendimentos que contribuíssem para o uso sustentável dos recursos naturais e a manutenção da biodiversidade. O fundo concede bolsas a 15 a 20 jovens pesquisadores anualmente, e também a um professor convidado internacionalmente por ano.