
O Conselho Universitário de São Paulo aprovou a criação de dois novos centros de estudos na Universidade: o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e o Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, que ficarão vinculados diretamente à Reitoria.
O RCGI foi criado em 2014 como Centro de Pesquisas em Engenharia da Fapesp com patrocínio inicial da Shell; posteriormente, outras empresas aderiram ao desenvolvimento de novos projetos. Algumas delas hoje são TotalEnergies, Petronas, Petrobrás, Braskem, Repsol Sinopec Brasil, Toyota Brasil, Marcopolo e EMTU.
A nova configuração, como centro vinculado à Reitoria, complementará as experiências da Universidade de São Paulo no apoio à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico em relação ao uso sustentável de gás natural, biogás, hidrogênio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2, com foco sobre inovação para a sustentabilidade e mitigação das emissões de gases com efeito de estufa.
Em agosto deste ano, o RCGI anunciou a primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol, que será instalada na Cidade Universitária. A estação experimental deverá entrar em operação no segundo semestre de 2024 para abastecer ônibus fornecidos pela Empresa Metropolitana de Transportes de São Paulo (EMTU) e também um veículo Mirai fornecido pela Toyota Brasil para testar o desempenho do hidrogênio.
Mais informações: A USP terá dois novos centros de estudos sobre gases de efeito estufa e sobre inteligência artificial.