PONTE E SOLO NA ESCOLA: A UNIÃO FAZ A FORÇA
O Ponte e o Solo na Escola foram dois programas de extensão universitária da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), Campus Piracicaba, que iniciaram suas atividades em 2007 e 2006, respectivamente, atuando nas áreas de Educação Ambiental e Ciência do Solo.
Ao longo dos anos, ambos vinham desenvolvendo projetos e atividades com escolas da rede pública de Ensino no município de Piracicaba e região, abordando diferentes temáticas como: Resíduos sólidos urbanos, Ciência do Solo, Biocombustíveis, Bacias Hidrográficas, Jardim Urbano de Captura de Carbono (JUCCA), entre outros.
Em função da similaridade de ações e de público alvo, os dois programas se uniram, com o intuito de melhorar suas práticas, atingindo seus públicos de forma conjunta.
Em março de 2020, as equipes de ambos os programas passaram a trabalhar juntas na geração e compartilhamento de conhecimentos, de modo a atender ao público da melhor forma!
E assim, nasceu o Programa Ponte-Solo na Escola (PPSNE), que almeja uma grande potencialização das experiências entre ambos os grupos que lhe deu origem.
AÇÃO DO PROGRAMA PONTE-SOLO NA ESCOLA
O Programa Ponte-Solo na Escola (PPSNE), por ser um programa de extensão, tem em sua essência, o contato direto com a comunidade. Mas, vai além, e também atua no ensino e pesquisa, por isso prima também pela formação da sua equipe, tanto do ponto de vista de conteúdo como de práticas de ensino e didática.
A equipe do PPSNE é composta por estudantes de graduação e pós-graduação da ESALQ-USP, bolsistas ou voluntários, que ao longo de sua história sempre interagiu diretamente com estudantes de diversos níveis de ensino, principalmente ensino fundamental e médio, tratando sobre questões de educação ambiental. A aplicação dos materiais e métodos desenvolvidos pela equipe, sempre se deu de forma presencial. O Ponte atuava integralmente no ambiente escolar, onde os monitores levavam as atividades que eram desenvolvidas em sala de aula. Enquanto, o Solo na Escola recebia visitantes no Campus da ESALQ-USP, em uma estação contendo demonstrações sobre a temática solos. Assim, o PPSNE tem sua atuação principalmente no ambiente escolar, atingindo também ao público interessado em educação ambiental.
VIRTUALIDADE DO PONTE - SOLO NA ESCOLA
Com a introdução das medidas de prevenção contra a pandemia de COVID-19, as atividades presenciais foram inteiramente afetadas.
Nesse sentido, houve a necessidade de adaptar as metodologias de ensino/aprendizagem ao novo cenário, garantindo, a construção do conhecimento e interação entre os estudantes das escolas envolvidas com o programa e a equipe e, ao mesmo tempo, a segurança dos envolvidos.
Apesar das dificuldades de adaptação ao novo paradigma imposto pela restrição às visitas presenciais, nossas atividades não pararam, sendo mantidas através da migração para o ambiente virtual.
Como isso, o público do PPSNE ampliou, pois, a virtualidade está possibilitando atingir pessoas de todo o Brasil, e também de outros países.
Como desafios, nós do PPSNE buscamos novas práticas virtuais que possam atrair a atenção de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, bem como de outros públicos interessados na educação ambiental, com o desenvolvimento de atividades interativas e uma abordagem diferenciada para o ensino e aprendizado das Ciências Ambientais.
Hoje, o PPSNE dispõem de materiais didáticos e experimentos/demonstrações disponíveis para uso presencial, bem como conta com diversos materiais digitais para uso virtual. Assim, quando as atividades de forma presencial for possível, o PPSNE poderá adotar atividades híbridas.
Revisão: Alexys Boim e Antônio Carlos de Azevedo