USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
05/10/2018

05/10 Milla Almeida

Título: Desenvolvimento de substratos sustentáveis para implantação de telhados verdes: aproveitamento de resíduos orgânicos e agroindustriais

Nomes: Milla Almeida (pós graduanda) / Renata Colombo (Orientadora)

Data da apresentação: 05/10 – 13h

Resumo:

A intensa ocupação urbana que vem ocorrendo nas últimas décadas vem acarretando grandes impactos negativos sobre o meio ambiente. Diversos estudos de planejamento urbano têm sido desenvolvidos visando atender a demanda das edificações minimizando os impactos ambientais. Dentre as alternativas sustentáveis desenvolvidas estão os telhados verdes. Este tipo de construção ecológica, caracterizada pela disposição de vegetação sobre as coberturas das edificações, auxilia no equilíbrio do ambiente dentro das áreas urbanas gerenciando as águas pluviais, os poluentes atmosféricos e repondo áreas verdes removidas durante a construção. Essas coberturas promovem diversos benefícios humanos e sociais como conforto térmico/acústico, economia de energia para a edificação, bem como a possibilidade do desenvolvimento de atividades de lazer e/ou agrícola. Apesar de seus benefícios, o custo para a implantação desta estrutura ainda é elevado, o que limita a sua propagação nos centros urbanos. Dentre os itens que encarecem a construção do telhado verde está o substrato e, desta forma, o presente estudo objetivou o desenvolvimento de um substrato sustentável e de baixo valor agregado. O estudo foi realizado através da mistura de diferentes proporções de húmus, obtido a partir da vermicompostagem de resíduos orgânicos, com resíduos agroindustriais (bagaço de cana-de-açúcar e fibra de coco) previamente tratados. Os substratos foram testados em protótipos e avaliados através de análises físico-químicas e fenotípicas. Os resultados obtidos demonstram que os substratos estudados possuem características e desempenho similares ao substrato comercial, utilizado como referência, sendo que dois deles apresentaram características consideradas ideias para substratos de telhados verdes. Os substratos desenvolvidos além de reduzirem os custos da implantação de telhados verdes, dão uma direção de aproveitamento para resíduos agroindustriais estudados (bagaço de cana e casca de coco), contribuindo com as diretrizes propostas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.