USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
23/05/2019

Seminário 30maio19

CONVITE PARA SEMINÁRIO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE DO PPG-SUS

A comissão de organização tem o prazer de convidar a comunidade USP para a apresentação da  pesquisa:Elementos para análise de iniciativas de REDD+ na perspectiva dos Direitos de Propriedade”, em desenvolvimento pela mestranda Fernanda Coletti Pires. O objetivo do evento é compartilhar as pesquisas dos discentes do PPG-SUS, bem como contribuir com a melhoria dos trabalhos desenvolvidos, a partir da interação dos participantes. Nesse sentido é muito importante a participação dos demais alunos e professores, pois só assim o objetivo do evento será alcançado.

Programação:
12h45 – Abertura
12h50 – Profa. Dra. Sonia Regina Paulino falará sobre O REED+ como mecanismo de incentivo;
13h00 – Fernanda Coletti Pires, mestranda orientada pela  Profa. Dra. Sonia Regina Paulino, apresentará o seminárioElementos para análise de iniciativas de REDD+ na perspectiva dos Direitos de Propriedade” (Preparação para a Defesa);
13h30 – Abertura para os participantes apresentarem as contribuições para o trabalho.


O Seminário ocorrerá no dia 30/05 (quinta) na EACH, na sala 224 I1, a partir das 12h45. Haverá emissão de certificado para os presentes.
As vagas são limitadas e as inscrições serão recebidas até o dia 28/05 (terça):  https://forms.gle/TDqdYbMsYUeDmgWz5

ResumoREDD+ tem sido desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima como instrumento central para reduzir o aquecimento global por meio da manutenção e aumento dos estoques de carbono florestal nos países em desenvolvimento. Financiadas internacionalmente por variadas modalidades, as iniciativas de REDD+ têm sido alvo de questionamentos que envolvem os direitos de propriedade. O Brasil é um país-chave nesta questão, pois possui quase a metade da floresta tropical remanescente no mundo, lidera o ranking de maior número de mortes registradas por conflitos de terra, possui projetos de REDD+ em escala local e regional e tem como compromisso atingir a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio da redução do desmatamento e da degradação florestal. Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo analisar as iniciativas de REDD+ no Brasil com base em abordagens dos direitos de propriedade. Os três elementos-chave deste debate: responsabilização, permanência e distribuição de benefícios direcionaram a análise estatística, por meio de 36 variáveis, das 56 iniciativas de REDD+ mapeadas no Brasil. Os resultados obtidos incluem principais características, ações e abordagens dos direitos de propriedade das iniciativas de REDD+ no Brasil.