Quem somos

27/03/2017

A UBRI (University Blockchain Research Initiative ou Iniciativa de Pesquisa Universitária em Blockchain) é uma iniciativa da Ripple Labs Inc., uma empresa Norte Americana por trás da criptomoeda homônima (Ripple, código de negociação XRP) e de tecnologias como a XRP Ledger. O XRP está listado como a terceira maior criptomoeda[1].

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP, cumprindo seu papel de universidade de pesquisa, participa da iniciativa desde 2019, como um nó local de pesquisa em Blockchain filiado à UBRI. Nosso time é composto por quatro unidades da USP, como a Escola Politécnica, o Instituto de Matemática e Estatística, a Faculdade de Economia e Administração e a Faculdade de Direito, cobrindo desde a aplicação da tecnologia Blockchain nos mais diversos setores até a regulação e o impacto econômico. As ações do grupo são voltadas para a pesquisa interdisciplinar e formação de pessoas, tanto na forma de cursos como em eventos de divulgação.

[1] CoinMarketCap, Ranking de Criptomoedas, acessado em 30 de maio de 2019.