Site da USP
FacebookInstagram

Apoio psicológico

Apoio psicológico                                                                                                                     (volta para índice)

Com o intuito de disponibilizar assistência psicológica às usuárias do REMA, uma equipe de Psicologia foi incorporada ao serviço. Atualmente tal equipe é composta por três psicólogos e três estagiárias e supervisionada por um docente do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Três modalidades de atuação têm sido colocadas em prática até o momento, a saber: avaliação psicológica, intervenção psicoterapêutica individual e grupo de apoio.

As avaliações têm como objetivo o delineamento do perfil psicológico das pacientes e focalizam principalmente a identificação dos recursos adaptativos dos quais as mesmas dispõem para enfrentar a doença e seu tratamento. Conduzidas majoritariamente com usuárias recém-inseridas no serviço, as avaliações psicológicas fornecem elementos para o direcionamento da intervenção da equipe multidisciplinar e são realizadas mediante a utilização de técnicas de exame psicológico, tais como entrevistas semi-estruturadas, escalas, inventários e técnicas projetivas.

As intervenções psicoterapêuticas individuais têm como intuito básico expandir o nível de consciência que as pacientes possuem acerca de sua problemática, conduzindo-as a uma maior compreensão de sua própria situação emocional. A estratégia psicoterapêutica adotada é de duração breve, uma vez que a proposta é tratar de aspectos emocionais associados ao enfrentamento da enfermidade e seu tratamento. Assim sendo, busca-se delimitar e circunscrever o foco da intervenção a problemas relacionados a essa questão, visando potencializar os recursos adaptativos das pacientes. Os atendimentos são semanais, possuem cinqüenta minutos de duração e são conduzidos a partir do emprego de técnicas psicoterapêuticas de orientação psicanalítica.

O grupo de apoio é coordenado por uma enfermeira, conta com a participação de profissionais de diferentes especialidades (psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas) e visa favorecer, a partir da troca de informações e experiências entre as usuárias do serviço, a aquisição de insights capazes de contribuir para a reabilitação biopsicossocial das mesmas. Conduzido mediante o emprego de uma combinação de diversas técnicas e estratégias, o grupo de apoio é aberto, ininterrupto, tem duração de uma hora e ocorre três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.