Site da USP

III SIMPÓSIO DE CÂNCER DE MAMA DA EERP/USP

VII JORNADA DE CÂNCER DE MAMA DA EERP/USP

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas – REMA e a Liga de Prevenção e Combate ao Câncer – LPCC  da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo estão organizando o III Simpósio de Câncer de Mama e VII Jornada de Câncer de Mama da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, e na oportunidade  comemoraremos os 30 anos de organização do REMA.

O evento será realizado no período de 23 a 25 de maio de 2019, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, e tem como tema “30 ANOS DO REMA E A SOBREVIDA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA”. O objetivo é aprimorar a formação de alunos de graduação e profissionais na Área da Saúde, com uma programação que versará sobre a problemática do câncer de mama, falando da sobrevida de mulheres com câncer de mama e como os diversos profissionais cuidam dessas mulheres.

TEMA: “30 ANOS DO REMA E A SOBREVIDA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA”

Data: 23 A 25 DE MAIO DE 2019

Local: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP

Programação:

Dia 23 – Quinta-feira:

18h:30 – Inscrições novas e recepção

19h:30 – Abertura

20h:00 – Conferência de abertura: A evolução do cuidado, 30 anos da interdisciplinaridade e a sobrevida de mulheres com câncer de mama – Profª Drª Marislei Sanches Panobianco – EERP-USP

21h:00 – – Apresentação cultural

21h:30Coffe end

Dia 24 – Sexta-feira

08h:30 – Mesa Redonda: A equipe multidisciplinar: como eu cuido de mulheres sobreviventes de câncer de mama

A enfermagem –  Enfermeira Lívia Gomes da Silva – INCA

A fisioterapia – Daniela Santana – doutoranda da FMRP/USP – (desenvolve a pesquisa no Hospital do Amor – Barretos)

A psicologia – Prof. Dr.Manoel Antônio dos Santos – FFCLRP-USP

10h:00 – Intervalo

10h:20 – Continuação da Mesa Redonda: A equipe multidisciplinar: como eu cuido de mulheres sobreviventes de câncer de mama

A nutrição  – Mirele Savegnago Mialich Grecco – Pós-doutoranda da FMRP-USP

A medicina – Dr Idam de Oliveira-Junior doutorando da UNESP – Hospital do Amor – Barretos

A terapia Ocupacional – Dra. Marcia Maria Shirley Boletti Pengo – Hospital Amaral Carvalho – Jaú

11h:50 – Debate

12h:30– Almoço

14h:00 – Mesa Redonda: Manejo das questões emergentes nas sobreviventes do câncer de mama

Cuidados paliativos – Profª Drª Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo FMRP-USP Linfedema – Daniela Santana – doutoranda da FMRP/USP –(desenvolve a pesquisa no Hospital do Amor – Barretos)

Sexualidade – Dra.Vanessa Monteiro Cesnik van der Geest – Sexóloga Falando Naquilo

16h:00 – Intervalo

16h:30 –  Apresentação dos trabalhos na modalidade de comunicação coordenada

Dia 25- Sábado:

08h:00 – Apresentação oral dos 4 melhores trabalhos

09h:00 – Apresentação dos trabalhos na modalidade de comunicação coordenada

10h:00 –  Intervalo

10h:30 – Conferencia de encerramento: Qual o futuro para mulheres diagnosticas com câncer de mama?   Dr. Franklin Fernandes Pimentel – Médico assistente do HCRP – USP (confirmado)

11h:00 – Vídeo dos 30 anos do trabalho do REMA

12h:00 –  Premiação dos melhores trabalhos

12h:30 – Encerramento

Inscrições : http://eventos.eerp.usp.br/cancerdemama2019/inscricao.php

Taxa de inscrição:

Data limite para pagamento
Até

22/04/2019

Após 22/05/2019

e   no evento*

Profissionais R$100,00 R$150,00
Alunos de especialização e pós graduação R$70,00 R$100,00
Alunos de graduação R$50,00 R$75,00

Forma de pagamento:

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado através de depósito bancário  Banco do Brasil – Agência 2665-4 Conta Poupança: 26.605-1, Variação: 51. O comprovante de depósito e a comprovação de estudante deverão ser enviados para o  email: rema2@eerp.usp.br com o assunto: comprovante de pagamento

* havendo disponibilidade de vagas

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

Normas para envio de trabalhos científicos ou relatos de experiências

Envio de trabalhos:

O(s) resumo(s), em português, deve(m) ser  enviados pelo email  rema2@eerp.usp.br  com o assunto : envio de trabalho, Até a data: 21/04/2019

Normas gerais

Os resumos deverão ser relacionados ao tema câncer de mama e serão apresentados na modalidade ORAL- Comunicação Coordenada

Deverão atender as seguintes normas:

1. Conter, no máximo, 300 palavras, no corpo do trabalho

Resumo estruturado contemplando:

Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Conclusões ou Considerações finais.

1. O título deve ser escrito em caixa alta com, no máximo, quinze (15) palavras. O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor (es) deve(m) vir abaixo do título, sublinhando o nome do relator.

Mencionar, em nota de rodapé, as credenciais do(s) autor(es) e o e-mail do relator, para o qual será enviada a resposta sobre o resultado da análise do resumo.

1. c) o relator deve estar inscrito no evento e relatar somente 1 trabalho
  2. d) A digitação deve ser realizada em Word for Windows 97 ou versões mais atuais; fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5; margens de 2,5 cm, sem parágrafo.
  3. f) terem sido apreciados e APROVADOS pelo Comitê de Ética em Pesquisa

Serão conferidos certificados de Menção honrosa para os 3 trabalhos de maior destaque.

Confirmação do aceite dos trabalhos até o dia 10/05/2019, via email.

Normas para apresentação do trabalho- Comunicação Coordenada

Os trabalhos serão apresentados em salas separadas, divididos por temática.

Cada apresentador terá o tempo de 10 minutos para sua exposição e poderá utilizar do recurso do Power point.